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De que maneira pode-se instigar nos alunos o conhecimento e o posicionamento sobre o desmatamento presente nas diferentes paisagens? (UCA)

 

06/10/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber as alterações que a sociedade provoca na natureza; 

Refletir sobre a relação entre as ações dos seres humanos e o desmatamento;

Adotar atitudes responsáveis em relação ao Meio Ambiente.  

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar as discussões sobre o desmatamento é importante levar em consideração o lugar de vivência dos alunos, o que contribui para a construção dos conceitos geográficos. Sugere-se o acesso à aula "Conhecendo as paisagens naturais", no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30950 para a construção de conhecimentos prévios de grande importância para o desenvolvimento deste tema. 

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

 Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 PESQUISA

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação de todos, o que possibilita a construção da aprendizagem por meio de atividades de pesquisa, utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 

Um recurso didático importante para a Geografia e que contribui para conhecer o lugar e a construção do conhecimento é a pesquisa em campo que deverá ser solicitada aos alunos.

Portanto, sugere-se, para a introdução desta aula, uma pesquisa sobre o lugar em que o aluno mora, de acordo com as orientações abaixo:

1. Antecipadamente, converse com os alunos sobre a realização do Estudo do Meio e solicite a colaboração de todos no desenvolvimento desta atividade. Faça uma breve apresentação da importância do trabalho que será desenvolvido, que é conhecer o lugar em moram. 

2. Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa no quarteirão da rua em que moram. Deverão contar quantas residências existem e quantas árvores estão plantadas nesse quarteirão. Os dados deverão ser anotados e levados na próxima aula para apresentação.

3. Utilizando o netbook deverão realizar um vídeo mostrando o quarteirão em que moram. Solicite que encaminhem o vídeo produzido para o email do professor(a).

 

 

netbook2  

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 06 de setembro de 2011 

Professor(a), após receber os vídeos, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos vídeos produzidos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações.

 

 ATIVIDADE

 1. Convide os alunos para iniciarem a apresentação dos vídeos produzidos durante o Estudo do Meio do quarteirão em que moram. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho os vídeos produzidos pelos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão acessar e acompanhar as imagens e o relato dos colegas. Durante as apresentações, estabeleça relações com os dados coletados em campo. 

2. Organizem, coletivamente, os dados sobre o quarteirão em que moram os alunos. No quadro, elabore uma tabela com a quantidade de moradias e de árvores. 

 

NÚMERO DE MORADIAS NÚMERO DE ÁRVORES

 

 

 

 

 Imagem: Modelo Tabela

  

3. Após organizar os dados na tabela elabore, coletivamente, um gráfico de colunas, que possibilita visualizar os dados.

 

gráfico colunas  

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Disponível em: 06de setembro de 2011 

4. Depois, analise os dados:

a. Compare o número de moradias e o número de árvores existentes.

b. O que tem mais, árvores ou moradias?

c. Quais razões explicam os dados encontrados?

d. O que os dados mostram de positivo? E de negativo?

 

5. Elabore, coletivamente, um relatório sobre os dados coletados.

 

ATIVIDADE

1. Para esta atividade, oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth, no endereço web  http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades.

2. Oriente os alunos a pesquisarem no Google Earth o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais. 

 

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

 Disponível em: 06de setembro de 2011 

 

3. Convide os alunos a utilizarem o mouse para passear pela imagem do município/distrito. Caso os alunos morem em algum distrito peça que digitem, na barra de busca, o nome do município do qual o distrito em que vivem faz parte, e que identifiquem a cidade sede do município. Depois, solicite que passeiem pela cidade e pelas redondezas, aproximem a imagem e que identifiquem os elementos que compõem a paisagem. Observem as construções e a vegetação.

4. Depois, digitem na barra de busca o bairro e/ou lugar em que fica a escola que estudam. Solicite que, com o mouse, passeiem pelo bairro e/ou lugar em que fica a escola que estudam, aproximem a imagem e identifiquem as construções e a vegetação.

5. Converse com os alunos sobre:

a. Que elementos estão mais presentes na paisagem observada? Os elementos naturais ou construídos?

b. Como você percebe que a vegetação está sendo tratado no bairro e/ou lugar em que fica a escola que estudam?

c. Em relação à cidade como um todo, como está a vegetação do bairro?

d. Para você, por que a vegetação do lugar em que mora apresenta-se desta maneira?

Professor(a), a análise das imagens possibilita perceber a organização espacial. O objetivo do trabalho com as imagens é o de estimular o interesse pela leitura e análise das paisagens como possibilidade de perceber as alterações provocadas pelos seres humanos. Aproveite e converse sobre a mudança de hábito das sociedades e a relação com o processo de urbanização.  Evidencie que o município é formado pela Paisagem Urbana (cidade) que se caracteriza por apresentar aglomeração de pessoas, edificações, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, local onde se localiza a cidade-sede que dá nome ao município e a Paisagem Rural, em geral, é o lugar em que se localizam os distritos, povoados, em que se cultiva a terra, criam animais e fornecem alimentos e/ou matéria-prima para a população e as indústrias que podem se instalar na cidade ou no campo. Assim, encontramos a vegetação de maneira diferenciada,  mas o processo de desmatamento ocorre nas diferentes paisagens.

 

ATIVIDADE

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, peça aos alunos que acessem o endereço web http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/sem06/analucia_arquivos/image003.gif

Orientações para a atividade:

1. Leia a tirinha. Depois, responda as questões a seguir:

 

CHICO BENTO DESMATAMENTO

Imagem:  Turma da Mônica

Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/sem06/analucia_arquivos/image003.gif

Acesso em: 08 de setembro de 2011

a. O que aconteceu nesta paisagem?

b. Para você, por qual motivo as árvores foram cortadas?

c. O corte das árvores é chamado desmatamento. Para você, quem provocou o desmatamento?

d. Por que razões os seres humanos praticam o desmatamento?

e. O que o Chico Bento está fazendo?

f. Por que Chico Bento está tendo esta atitude?

g. Para você, é possível os seres humanos viverem em harmonia com a natureza? Como seria possível?

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, trabalhando, por exemplo, com gêneros literários e a correção da fala/escrita dos personagens. Em Ciências, é possível abordar a importância das plantas para a sobrevivência dos seres humanos, além de questões relativas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade como indispensáveis para a sobrevivência dos seres humanos.

 

ATIVIDADE

1. Para a culminância das atividades desenvolvidas, seria importante propor o plantio de uma árvore da turma na escola e estabelecer os cuidados que devemos ter para que a árvore cresça forte e saudável. Um combinado pode ser que, a cada dia, um aluno ficará responsável por aguar a árvore.

2. Também seria importante elaborar cartazes tendo como tema o combate ao desmatamento irregular. Os alunos poderão elaborar os cartazes utilizando o netbook.

Professor(a), acredita-se que tais  atividades  possibilitam o desenvolvimento do respeito pela natureza e  a mudança de hábitos em relação ao Meio Ambiente.  

Recursos Complementares

Sugestão de textos e sites para pesquisa do professor(a):

Portal da Sustentabilidade - Rede da Sustentabilidade. Disponível em: http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=29 Acesso em: 08 de setembro de 2011.

A Educação e a Sustentabilidade. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=505 Acesso em: 08 de setembro de 2011.

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/  Acesso em: 08 de setembro de 2011.

IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids/default.shtm Acesso em: 08 de setembro de 2011.

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A capacidade de perceber que as ações dos seres humanos provocam alterações na natureza como o desmatamento;
  2. A sensibilidade  para perceber a necessidade e a importância da sustentabilidade para a conservação e preservação da natureza;
  3.  A capacidade de desenvolver atitudes de respeito e responsabilidade com o  Meio Ambiente e a natureza, o que contribui para a conquista da cidadania; 
  4. O uso dos diferentes recursos tecnológicos no processo de aprendizagem.
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