06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Identificar a relação entre sociedade/consumo/consumismo e a produção de lixo;
Perceber as alterações que a produção de lixo provoca no Meio Ambiente;
Posicionar-se diante dos problemas ambientais causados pela produção de lixo.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem. Para iniciar as discussões sobre os problemas ambientais, é importante diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, para que retomem as suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência. Sugere-se o acesso à aula As paisagens e as questões ambientais, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32059, disponível no site do Portal do Professor.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), para discutir as questões ambientais faz-se necessário provocar nos alunos o interesse pela observação e análise de suas próprias atitudes em relação à produção de lixo.
1. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, organizem uma agenda semanal para que anotem o LIXO SECO que produziram
DIA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO | DOMINGO |
LIXO |
|
Imagem: Modelo Tabela
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 07 de setembro de 2011
Professor, antes da solicitação da atividade 1, trabalhe com os alunos a diferença entre lixo seco e lixo úmido:
a. Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
b. Lixo úmido: cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
Fonte: http://www.lixo.com.br/site_antigo/www.lixo.com.br/recicle.htm Acesso em: 07 de setembro de 2011
1. Agora, a proposta é analisar o lixo produzido:
a. Faça uma lista com os cinco produtos que mais apareceram no seu lixo.
b. Por que estes produtos foram parar no lixo?
c. Seria possível evitar que fossem para o lixo? Como?
d. Dos produtos consumidos e cujas embalagens foram parar no lixo, quais deles você considera que não são essenciais na sua vida? Por quê?
e. Seria possível diminuir o lixo que você produz? Como?
f. Você sabe para onde vai o lixo produzido no lugar em que você mora? Pesquise e registre no caderno onde fica o lugar e como o lixo é tratado.
Professor(a), tais informações poderão ser obtidas em pesquisa junto à Prefeitura do Município. Estabeleça uma relação com o Tema Transversal Trabalho e Consumo, e possibilite que os alunos reflitam sobre o consumo de produtos e serviços que são essenciais para a nossa sobrevivência, bem como sobre aqueles que não são, levando a um aumento na produção do lixo e também ao consumismo. Além disso, é importante pensar na valorização do trabalho e na necessidade de aplicar o dinheiro no que realmente é importante, não gastando com produtos supérfluos, os quais, devido aos meios de comunicação, são colocados para a sociedade como de primeira necessidade. Tais discussões tornam-se importantes junto aos alunos, devido ao consumismo infantil nos dias atuais.
1. Peça para que os alunos apresentem a pesquisa realizada sobre para onde vai o lixo produzido no lugar em que moram.
2. Solicite que acessem o link http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm . E que leiam o texto Reciclagem: grande ideia!
3. Depois, conversem sobre:
a. No lugar em que você mora tem coleta de lixo?
b. O lixo produzido no lugar em que você mora está depositado em lugar adequado?
c. Quais são as maneiras corretas de tratar o lixo?
d. O que seria possível fazer para diminuir a produção de lixo?
3. Sugere-se, se possível, organizar uma atividade de Estudo do Meio no lugar em que o lixo é depositado. Nesta atividade, os alunos poderão observar o destino do lixo produzido. Após conhecerem a realidade do lugar em que vivem, caso seja necessário, oriente os alunos a escreverem uma carta aos órgãos competentes, apresentando as preocupações do grupo a respeito da destinação do lixo no lugar onde moram.
4. Na escola, elaborem cartazes de conscientização sobre a necessidade de mudança de hábitos com o objetivo de diminuir a produção de lixo e melhorar o Meio Ambiente local.
5. Sugestão de sites, com Jogos Infantis sobre Meio Ambiente, os quais podem ser acessados pelos alunos:
Jogo: Consumo responsável
Disponível em: http://consumoresponsavel.com/jogo/
Acesso em: 07 de setembro de 2011
Jogo:
ReciclagemDisponível em: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Sugestão de textos e sites para o professor(a):
Consumo: quando o desejo de comprar vira doença, de Carina Rabelo. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/8877_CONSUMO+QUANDO+O+DESEJO+DE+COMPRAR+VIRA+DOENCA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Esse problema tem solução? Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3 Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Instituto Akatu. Disponível em: http://www.akatu.org.br/ Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!