23/09/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Reconhecer que os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente;
Compreender que as ações dos seres humanos provocam impactos no Meio Ambiente;
Conhecer a relação existente entre Meio Ambiente e qualidade de vida;
Conscientizar-se da importância de atitudes positivas para a melhoria do Meio Ambiente.
Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham a noção de que os seres humanos vivem em diferentes lugares e de diferentes maneiras, dependendo da realidade social, econômica e cultural do grupo que faz parte, e que através das suas ações interfere no Meio Ambiente.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
Professor(a), para discutir as questões ambientais faz-se necessário provocar nos alunos o interesse por conhecerem o meio em que vivem e analisarem suas atitudes diante do mesmo.
1. Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa na escola, que poderá ser realizada no horário do recreio, em um dia previamente determinado. Cada aluno deverá pesquisar de três a cinco alunos e/ou funcionários da escola (professores, diretores, secretários, cantineiras etc.). Sugere-se as seguintes questões:
Questionário
a. Sexo
( ) masculino ( ) feminino
b. Para você, os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente?
( ) sim ( ) não
2. Após realizarem a pesquisa organize no quadro uma tabela com os dados coletados pelos alunos.
CATEGORIAS | VALORES |
MASCULINO | |
FEMININO | |
SIM | |
NÃO |
Imagem: Modelo Tabela
3. Elaborem gráficos de colunas agrupadas lateralmente que possibilitam diferenciar os dados. O trabalho poderá ser feito no netbook
Imagem: Exemplo de gráfico de colunas agrupadas lateralmente
Fonte: http://alfaconnection.net/images/grfcolunas02.gif
Acesso em: 07 de setembro de 2011
4. Analise os dados do gráfico e reflitam sobre:
a. Quantas pessoas do sexo masculino foram entrevistadas?
b. E do feminino?
c. Quantas pessoas consideram que os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente? E quantos não consideram?
d. Para você, os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente? Justifique.
Professor(a), converse com os alunos sobre as contradições existentes na relação homem e natureza, que foram provocadas, principalmente, pelo desenvolvimento industrial e o processo de urbanização. O homem passou a ter uma relação de dominação sob a natureza, afastando-se da mesma. Evidencie a necessidade de resgatar tal relação para que o homem sinta que faz parte e seja responsável pelo Meio Ambiente.
O Meio Ambiente " é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência" (Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/conceito-de-meio-ambiente/ Acesso em: 07 de setembro de 2011). Assim, Meio Ambiente é tudo que está ao nosso redor, natural ou humanizado.
Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, solicite aos alunos que acessem, no endereço abaixo indicado, a tirinha do personagem da Turma da Mônica, o Cebolinha.
1. Observe a tirinha:
Imagem: Tirinha Cebolinha
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/__JAuow-2DDI/TJ0k4xPKCII/AAAAAAAAMP0/H1-c8BVajvE/s1600/tira187.gif
Acesso em: 07 de setembro de 2011
a. Quais são os nomes dos personagens da tirinha?
b. Para você, por que o Cebolinha fez o cartaz?
c. O que você achou da atitude da mãe do Cebolinha?
d. Como está o Meio Ambiente do lugar em que você vive?
e. O que você tem feito para melhorar o lugar em que você vive?
1. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, acessem o vídeo Vamos cuidar do Meio Ambiente, que reflete sobre as ações dos seres humanos sobre o Meio Ambiente.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8&feature=fvwrel
Acesso em: 07 de setembro de 2011.
2. Após assistir o vídeo, questione os alunos sobre:
a. Do que trata o vídeo?
b. Que problemas ambientais o vídeo apresentou?
c. O que você acredita que seria possível fazer para melhorar tais problemas?
d. O que você tem feito para ajudar a melhorar os problemas ambientais?
1. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet sugira como leitura para reflexão o texto Planeta em perigo (Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm Acesso em: 07 de setembro de 2011).
2. Em dupla, conversem sobre as mudanças provocadas pelos seres humanos e as consequências para o Meio Ambiente. Organizem os dados em forma de tabela.
MUDANÇAS PROVOCADAS PELOS SERES HUMANOS |
ASPECTOS POSITIVOS | ASPECTOS NEGATIVOS |
|
3. Depois, em dupla, elaborem uma poesia apresentando as mudanças e o pontos positivos e negativos diagnosticados. No dia combinado, apresentem a poesia para a turma.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, trabalhe com as diferentes formas de produção de textos. As produções dos alunos poderão ser organizadas em forma de livro de poesias.
Sugestão de textos e sites de pesquisa para o professor:
Construção e Interpretação de gráficos de colunas. Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Ecologia Urbana: o caminho para uma sociedade sustentável. Disponível em: http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/ Acesso em: 07 de setembro de 2011.
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!