06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
- Compreender o processo de formação dos combustíveis fósseis.
- Refletir sobre a importância dos combustíveis fósseis nos processos produtivos industriais e em nossa vida cotidiana.
- Analisar as vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis.
Para compreender a importância dos combustíveis fósseis para o mundo em que vivemos é necessário que os alunos entendam que as Revoluções Industriais promoveram alterações significativas no modo de produção e consumo da sociedade, intensificando a dependência da utilização de combustíveis, em especial os de origem fóssil: petróleo, carvão mineral e gás natural.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a);
- Inicie a conversa com os alunos lembrando algumas das alterações que as Revoluções Industriais promoveram, especialmente no modo de produção e consumo da sociedade. Discuta com eles a importância da energia nos processos produtivos industriais e em nossa vida cotidiana. A partir dessas ideias, ressalte que esse processo intensificou a dependência da utilização de combustíveis, em especial os de origem fóssil: petróleo, carvão mineral e gás natural.
- Pergunte aos alunos:
- Aguarde até que os alunos exponham seus conhecimentos prévios. Após a sementeira de ideias, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://espacodageografia.spaceblog.com.br/117975/COMBUSTIVEIS-FOSSEIS/> e lerem, com atenção, o texto "Combustíveis fósseis". Após a leitura do texto, solicite que acessem o Portal do Porfessor e assita ao vídeo "Combustíveis fósseis".
- Questione:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, posteriormente, oriente-os a acessarem os endereços web <http://www.brasilescola.com/geografia/carvao-mineral-combustivel.htm>, <http://www.brasilescola.com/geografia/gas-natural.htm>, <http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm> > e lerem os textos disponíveis.
- Solicite aos alunos que se dividam em grupos e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, buscando responder às questões anteriores, promovendo assim a interação e a troca de conhecimento entre os grupos. Oriente os grupos em cada etapa de elaboração da atividade, esclarecendo as possíveis dúvidas sobre as questões apresentadas pelos alunos.
- Professor, os alunos devem compreender que o petróleo, carvão mineral e gás natural, após serem processados adequadamente,
podem ser empregados na produção de combustíveis (gasolina e diesel), lubrificantes, energia elétrica, aquecimento de caldeiras e fornos, entre outros. Pergunte:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/energia/combustiveis-fosseis>), em livros e em revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores, e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Reforce com os alunos a compreensão de que os combustíveis fósseis não são renováveis nem podem ser fabricados. Portanto, se constituem em fontes de energia não renováveis e são conhecidos como combustíveis não renováveis. Questione-os:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, em livros e em revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores e, a partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, em livros e em revistas da área de Geografia, com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pelos seguintes problemas socioambientais:
- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo do processo de industrialização e os usos dos combustíveis fósseis e seus derivados ao longo do tempo; em Química e Física realizar discussões acerca das vantagens e desvantagens da energia nuclear e outras fontes de energia alternativas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Nome | Tipo |
---|---|
Combustíveis fósseis | Animação/simulação |
Site da Organização dos Países Exportadores de Petróleo: dispõe de dados estatísticos e análises temáticas sobre petróleo. Disponível em: <http://www.opec.org/opec_web/en/>. (Página em inglês, mas permite tradução para o português). Acesso em 11/08/2011.
Site do Conselho Mundial de Energia: dispõe de informações sobre energia no mundo. Em Inglês. Disponível em <http://www.worldenergy.org/>. Acesso em 01/08/2011.
Site do governo federal: dispõe de informações sobre energia no Brasil. <http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/energia/combustiveis-fosseis>. Acesso em 07/08/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2012
Cinco estrelasachei otimo