Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos combustíveis fósseis para o mundo em que vivemos - UCA

 

06/10/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o processo de formação dos combustíveis fósseis.

- Refletir sobre a importância dos combustíveis fósseis nos processos produtivos industriais e em nossa vida cotidiana.

- Analisar as vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para compreender a importância dos combustíveis fósseis para o mundo em que vivemos é necessário que os alunos entendam que as Revoluções Industriais promoveram alterações significativas no modo de produção e consumo da sociedade, intensificando a dependência da utilização de combustíveis, em especial os de origem fóssil: petróleo, carvão mineral e gás natural.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezada(o) Professor(a);

- Inicie a conversa com os alunos lembrando algumas das alterações que as Revoluções Industriais promoveram, especialmente no modo de produção e consumo da sociedade. Discuta  com eles a importância da energia nos processos produtivos industriais e em nossa vida cotidiana. A partir dessas ideias, ressalte que esse processo intensificou a dependência da utilização de combustíveis, em especial os de origem fóssil: petróleo, carvão mineral e gás natural.

 

 hh  

Atividade 01

Combustíveis fósseis: o que são e como se originam?

- Pergunte aos alunos:

  • O que são combustíveis fósseis?
  • Quais são eles?
  • Como eles se formam?

- Aguarde até que os alunos exponham seus conhecimentos prévios. Após a sementeira de ideias, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://espacodageografia.spaceblog.com.br/117975/COMBUSTIVEIS-FOSSEIS/> e lerem, com atenção, o texto "Combustíveis fósseis". Após a leitura do texto, solicite que acessem o Portal do Porfessor e assita ao vídeo "Combustíveis fósseis".

 

 

 

- Questione:

  • Como se extraem os combustíveis fósseis?
  • Como se processa a transformação da matéria-prima em fontes energéticas?
  • Quais são os principais subprodutos derivados dos combustíveis fósseis?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, posteriormente, oriente-os a acessarem os endereços web <http://www.brasilescola.com/geografia/carvao-mineral-combustivel.htm>, <http://www.brasilescola.com/geografia/gas-natural.htm>, <http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm> > e lerem os textos disponíveis.

- Solicite aos alunos que se dividam em grupos e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  buscando responder às questões anteriores, promovendo assim a interação e a troca de conhecimento entre os grupos. Oriente os grupos em cada etapa de elaboração da atividade, esclarecendo as possíveis dúvidas sobre as questões apresentadas pelos alunos.

 

Atividade 02

Combustíveis fósseis: onde são utilizados?

- Professor, os alunos devem compreender que o petróleo, carvão mineral e gás natural, após serem processados adequadamente, que podem ser empregados na produção de combustíveis (gasolina e diesel), lubrificantes, energia elétrica, aquecimento de caldeiras e fornos, entre outros. Pergunte: 

  • Que importância tem os combustíveis fósseis nos processos produtivos industriais e em nossa vida cotidiana?
  • Qual é a situação do Brasil frente à produção e consumo de energia derivada dos combustíveis fósseis?

hhh  

- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/energia/combustiveis-fosseis>), em livros e em revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores, e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.

 

Atividade 03

Combustíveis fósseis: vantagens e desvantagens

- Reforce com os alunos a compreensão de que os combustíveis fósseis não são renováveis nem podem ser fabricados. Portanto, se constituem em fontes de energia não renováveis e são conhecidos como combustíveis não renováveis. Questione-os:

  • Quais são as principais vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis?
  • Quais são os principais problemas de ordem socioambiental decorrentes do uso de combustíveis fósseis na atualidade? Explique.

hhh  

- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, em livros e em revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores e, a partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.

- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, em livros e em revistas da área de Geografia, com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pelos seguintes problemas socioambientais:

  • Chuvas ácidas
  • Efeito estufa
  • Inversão térmica

- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

hh

Fonte: Clip-Art.

- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.

- Pergunte aos alunos:

  • Entre os principais problemas socioambientais mencionados nas apresentações de cada um dos grupos, qual você considera mais grave? Por quê?
  • Qual desses problemas é mais comum na cidade em que você mora? Descreva-o.

- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo do processo de industrialização e os usos dos combustíveis fósseis e seus derivados ao longo do tempo; em Química e Física realizar discussões acerca das vantagens e desvantagens da energia nuclear e outras fontes de energia alternativas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Combustíveis fósseis Animação/simulação
Recursos Complementares

Site da Organização dos Países Exportadores de Petróleo: dispõe de dados estatísticos e análises temáticas sobre petróleo. Disponível em: <http://www.opec.org/opec_web/en/>. (Página em inglês, mas permite tradução para o português). Acesso em 11/08/2011.

Site do Conselho Mundial de Energia: dispõe de informações sobre energia no mundo. Em Inglês. Disponível em <http://www.worldenergy.org/>. Acesso em 01/08/2011.

Site do governo federal: dispõe de informações sobre energia no Brasil. <http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/energia/combustiveis-fosseis>. Acesso em 07/08/2011.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.