26/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Conceituar etnocentrismo,
Observar diferentes grupos culturais em seu entorno e identificar ações etnocêntricas,
Pesquisar sobre o que há por trás do etnocentrismo: preconceito, estigma, exclusão social.
Não há necessidade de conhecimentos prévios, apenas o aluno irá utilizar o seguinte programa no computador:
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Aulas 1 e 2
Apresente aos alunos as seguintes imagens:
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://decao.net/wp-content/uploads/2009/02/jdeus.jpg&imgrefurl=http://decao.net/feriados-judeus/&usg=__3SDzjg2CQTIU10XuPZfZK0nUU8s=&h=300&w=300&sz=19&hl=pt-BR&start=1&sig2=Fo6-naXdzzRyzuiesEzPgw&zoom=1&itbs=1&tbnid=tJHrgaWMPhHFjM:&tbnh=116&tbnw=116&prev=/search%3Fq%3Djudeus%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D587%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=HQNpTv6oLNScgQfrsfTQDA, acesso em 08.09.2011.
Apresentadas estas imagens, faça a seguinte atividade:
Grupos |
punks |
indianos |
judeus |
baianos |
Grupo 1 |
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Grupo 2 |
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Grupo 3 |
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Pergunte a cada grupo:
Qual a sua opinião sobre este grupo de pessoas?
Grupo 1: punks: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1261, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: o estilo, a moda, a música, a ideologia.
Grupo 2: indianos: http://www.historiadomundo.com.br/indiana/, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: origens e religiosidade.
Grupo 3: judeus: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030407_religiaojudaismo.shtml, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: origens, a fé, festivais judaicos, a questão do Messias, tipos de judaísmo,
Grupo 4: baianos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_(vestu%C3%A1rio, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: o porque do traje, a culinária, a religiosidade.
Aulas 3, 4 e 5
1º momento
Inicie retomando a questão das diferenças surgidas entre opinião e pesquisa. Promova um debate:
2º momento:
Peça que os alunos, em grupos, pesquisem as seguintes temáticas:
Grupo 1: preconceito: http://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/preconceito.htm, acesso em 08.09.2011. Elementos a serem pesquisados: a definição do conceito e os tipos de preconceitos que existem.
Grupo 2: estigma:http://www.infopedia.pt/$estigma-(sociologia), acesso em 08.09.2011. Elementos a serem pesquisados: o conceito e os três tipos de estigma citados.
Grupo 3: exclusão social:http://exclusaosocialap12b.blogspot.com/, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: as dimensões da exclusão social e as medidas do governo para combatê-la.
Grupo 4: etnocentrismo: http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm, acesso em 08.09.2011. Pesquisar a definição do termo.
Terminada a pesquisa, os alunos irão apresentar os resultados em forma de comunicação oral:
Cada grupo terá um representante que falará em nome dos membros da equipe e sintetizará o conceito pesquisado. O último conceito é o de etnocentrismo que será aprofundado na próxima aula.
Aulas 6, 7, 8 e 9
1. Retome a discussão sobre o termo Etnocentrismo, que é o tema central destas aulas. Para tal, remeta os alunos aos seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo, acesso em 08.09.2011,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo, acesso em 08.09.2011,
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/racismoxenofobia.htm, acesso em 08.09.2011
Estes sites podem ser divididos nos grupos de 5 ou 6 alunos. Terminada a pesquisa, os alunos irão montar portfólios com o conteúdo pesquisado. Este portfólio deverá conter:
1. Capa ilustrada
2. Textos com resumo dos conceitos pesquisados
3. Imagens ilustrativas
4. Autores
5. Referências dos materiais consultados: sites, livros, artigos.
2. Após confeccionarem os portfólios, os alunos irão enviar para o email dos outros grupos. Peça que cada grupo crie o seu email.
3. Ao receber os emails, os grupos deverão se manifestar em relação aos conteúdos veiculados respondendo os emails recebidos.
4. Ao término das trocas de emails, os alunos irão socializar os conteúdos recebidos apresentando para o professor oralmente o que recolheram dos outros grupos.
5. Encerre a atividade com o seguinte debate:
a. O que é o etnocentrismo? Quais suas origens?
b. Quais exemplos podemos ter de nosso dia a dia de etnocentrismo?
c. Há notícias nos jornais nos últimos dias de casos de preconceito e etnocentrismo?
O professor deve aproveitar o momento para fazer uma síntese do que foi abordado no debate e destacar e fechar a aula sobre o tema trazendo elementos conclusivos acerca do mesmo.
1. Livro:
O que é etnocentrismo. Everardo Rocha. Editora Brasiliense. Coleção Primeiros Passos.
2. Filme:
Crash - no limite. Paul Haggis, 2004. EUA.
Hotel Ruanda. Terry George, 2004. Itália, Reino Unido e África do Sul.
Estes filmes podem ser exibidos como continuação dos debates sobre os temas trabalhados.
3. Dicas pedagógicas:
Caso queira ampliar a questão da violência na sala de aula, utilize o material no site a seguir com dicas de atividades interdisciplinares.
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_medio/sala_de_professor/sala_2008_psicologia_social_motivos_que_levam_a_violencia.pdf, acesso em 16.09.2011.
O documentário para esta atividade encontra-se no seguinte site:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=860, acesso em 16.09.2011. É necessário cadastrar-se para ter acesso ao vídeo.
Avalie o envolvimento dos alunos, se os alunos conseguem fazer leituras do entorno e identificar situações em que há a presença de etnocentrismo, preconceito e estigma, bem como a dedicação e o capricho na preparação dos trabalhos.
Cinco estrelas 1 classificações
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22/08/2014
Cinco estrelasGostei bastante desta aula pois discute o tema etnocentrismo de forma lúdica e dinâmica, dentro de uma proposta que faz com que todos sintam-se estimulados a comentar e participar!