Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é o etnocentrismo e quais são suas origens?

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar etnocentrismo,

Observar diferentes grupos culturais em seu entorno e identificar ações etnocêntricas,

Pesquisar sobre o que há por trás do etnocentrismo: preconceito, estigma, exclusão social.

Duração das atividades
9 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, apenas o aluno irá utilizar o seguinte programa no computador:

 

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Apresente aos alunos as seguintes imagens:

 

DDD 

 Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://decao.net/wp-content/uploads/2009/02/jdeus.jpg&imgrefurl=http://decao.net/feriados-judeus/&usg=__3SDzjg2CQTIU10XuPZfZK0nUU8s=&h=300&w=300&sz=19&hl=pt-BR&start=1&sig2=Fo6-naXdzzRyzuiesEzPgw&zoom=1&itbs=1&tbnid=tJHrgaWMPhHFjM:&tbnh=116&tbnw=116&prev=/search%3Fq%3Djudeus%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D587%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=HQNpTv6oLNScgQfrsfTQDA, acesso em 08.09.2011.

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://copoamericano.files.wordpress.com/2009/11/punks.jpg&imgrefurl=http://copoamericano.wordpress.com/2009/11/25/o-rock-e-suas-tribos-repletas-de-malas/&usg=__zzKxmq3UsnVwI_UVlvvNDWCcWBY=&h=365&w=330&sz=139&hl=pt-BR&start=1&sig2=GZBtsZFpsLfgz1GeFczO0w&zoom=1&itbs=1&tbnid=7nEhJxygHPvODM:&tbnh=121&tbnw=109&prev=/search%3Fq%3Dpunks%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D587%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=iwNpToSiG8GugQerqa3lDA, acesso em 08.09.2011,

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://caminhodasindias.globo.com/platb/files/695/2008/12/indianos.jpg&imgrefurl=http://caminhodasindias.globo.com/platb/conexao-india&usg=__tarL3Lx-XG_500uzjA89XNPbakI=&h=324&w=430&sz=35&hl=pt-BR&start=7&sig2=gAMS8nsUTbz2An7RE1eTwg&zoom=1&itbs=1&tbnid=2Jbs0PSo8VEwvM:&tbnh=95&tbnw=126&prev=/search%3Fq%3Dindianos%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D587%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=2QNpTqCnIYr1gAfo9q3vDA, acesso em 08.09.2011,

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0b/Caetit%C3%A9_baianas.jpg/250px-Caetit%C3%A9_baianas.jpg&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_(vestu%25C3%25A1rio)&usg=__1kBGGcRxlDkirtKuWzZXNyaiZyA=&h=188&w=250&sz=15&hl=pt-BR&start=1&sig2=dp5nA6KKV2b4S8_qU54J8w&zoom=1&itbs=1&tbnid=Uv_AMDBE7B5PlM:&tbnh=83&tbnw=111&prev=/search%3Fq%3Dbaianas%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1366%26bih%3D587%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=dgRpTobyOsSjtgfbwOmxDQ, acesso em 08.09.2011.

 

Apresentadas estas imagens, faça a seguinte atividade:

  1. Escolha alguns dos  grupos representados e faça um quadro com cada um dos grupos, como no exemplo:

 

 

Grupos

punks

indianos

judeus

baianos

Grupo 1

 

 

 

 

Grupo 2

 

 

 

 

Grupo 3

 

 

 

 

 

  1. A seguir, divida a turma em 4 grupos que responderão às perguntas que serão registradas no quadro acima.

Pergunte a cada grupo:

 Qual a sua opinião sobre este grupo de pessoas?

  1. Registre no quadro. Neste momento, não interfira na opinião dos alunos.
  2. Peça que cada grupo pesquise sobre estes grupos.

Grupo 1: punks: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1261, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: o estilo, a moda, a música, a ideologia.

Grupo 2: indianos: http://www.historiadomundo.com.br/indiana/, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: origens e religiosidade.

Grupo 3: judeus: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030407_religiaojudaismo.shtml, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: origens, a fé, festivais judaicos, a questão do Messias, tipos de judaísmo,

Grupo 4: baianos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_(vestu%C3%A1rio, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: o porque do traje, a culinária, a religiosidade.

  1. Terminada a pesquisa, peça aos alunos que apresentem as informações pesquisadas e que façam uma comparação com o quadro que construíram. Esta apresentação pode ser de forma oral ou o professor pode pedir que elaborem cartazes com ilustrações que ficarão expostos em sala de aula. Pergunte aos alunos ao final da apresentação: Houve diferenças entre as opiniões que deram e as pesquisas que fizeram?
  2. Faça um estudo comparado com os alunos dos materiais que produziram e do quadro que preencheram.

 

 

Aulas 3, 4 e 5            

1º momento

Inicie retomando a questão das diferenças surgidas entre opinião e pesquisa. Promova um debate:

  1. Quais diferenças puderam perceber entre suas opiniões e as pesquisas que fizeram?
  2. Houve algo que não é verdadeiro?
  3. O que vocês pensam que influenciou na opinião sobre estes grupos?
  4. Vocês acham que frequentemente usamos opiniões que aprendemos na nossa convivência?

2º momento:

Peça que os alunos, em grupos, pesquisem as seguintes temáticas:

 

Grupo 1: preconceito: http://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/preconceito.htm, acesso em 08.09.2011. Elementos a serem pesquisados: a definição do conceito e os tipos de preconceitos que existem.

Grupo 2: estigma:http://www.infopedia.pt/$estigma-(sociologia), acesso em 08.09.2011. Elementos a serem pesquisados: o conceito e os três tipos de estigma citados.

Grupo 3: exclusão social:http://exclusaosocialap12b.blogspot.com/, acesso em 08.09.2011. Elementos a pesquisar: as dimensões da exclusão social e as medidas do governo para combatê-la.

Grupo 4: etnocentrismo: http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm, acesso em 08.09.2011. Pesquisar a definição do termo.

Terminada a pesquisa, os alunos irão apresentar os resultados em forma de comunicação oral:

Cada grupo terá um representante que falará em nome dos membros da equipe e sintetizará o conceito pesquisado. O último conceito é o de etnocentrismo que será aprofundado na próxima aula.

 

Aulas 6, 7, 8 e 9

1. Retome a discussão sobre o termo Etnocentrismo, que é o tema central destas aulas. Para tal, remeta os alunos aos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo, acesso em 08.09.2011,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo, acesso em 08.09.2011,

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/racismoxenofobia.htm, acesso em 08.09.2011

Estes sites podem ser divididos nos grupos de 5 ou 6 alunos. Terminada a pesquisa, os alunos irão montar portfólios com o conteúdo pesquisado. Este portfólio deverá conter:

1. Capa ilustrada

2. Textos com resumo dos conceitos pesquisados

3. Imagens ilustrativas

4. Autores

5. Referências dos materiais consultados: sites, livros, artigos.

2. Após confeccionarem os portfólios, os alunos irão enviar para o email dos outros grupos. Peça que cada grupo crie o seu email.

3. Ao receber os emails, os grupos deverão se manifestar em relação aos conteúdos veiculados respondendo os emails recebidos.

4.  Ao término das trocas de emails, os alunos irão socializar os conteúdos recebidos apresentando para o professor oralmente o que recolheram dos outros grupos.

5. Encerre a atividade com o seguinte debate:

a. O que é o etnocentrismo? Quais suas origens?

b. Quais exemplos podemos ter de nosso dia a dia de etnocentrismo?

c. Há notícias nos jornais nos últimos dias de casos de preconceito e etnocentrismo?

O  professor deve aproveitar o momento para fazer uma síntese do  que foi abordado no debate e destacar  e fechar a aula sobre o tema trazendo elementos conclusivos acerca do mesmo.

Recursos Complementares

1. Livro:

O que é etnocentrismo. Everardo Rocha. Editora Brasiliense. Coleção Primeiros Passos.

 

2. Filme:

Crash - no limite. Paul Haggis, 2004. EUA.

Hotel Ruanda. Terry George, 2004. Itália, Reino Unido e África do Sul.

Estes filmes podem ser exibidos como continuação dos debates sobre os temas trabalhados.

 

3. Dicas pedagógicas:

Caso queira ampliar a questão da violência na sala de aula, utilize o material no site a seguir com dicas de atividades interdisciplinares.

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_medio/sala_de_professor/sala_2008_psicologia_social_motivos_que_levam_a_violencia.pdf, acesso em 16.09.2011.

O documentário para esta atividade encontra-se no seguinte site:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=860, acesso em 16.09.2011. É necessário cadastrar-se para ter acesso ao vídeo.

Avaliação

Avalie o envolvimento dos alunos, se os alunos conseguem fazer leituras do entorno e identificar situações em que há a presença de etnocentrismo, preconceito e estigma,  bem como a dedicação e o capricho na preparação dos trabalhos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.