31/07/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Observar as borboletas em situações de voo e diferenciá-las de outros seres vivos.
Atividade 1: Observar uma situação que provoca os movimentos das borboletas.
1º momento - Apresenta-se várias imagens animadas com o voo das borboletas. Como sugestão, são indicados os gifts disponível em:
http://www.ufpa.br/dicas/im/ima-in06.htm e as crianças descrevem o que estão observando. Para orientar o olhar dos alunos, o(a) professor(a) deve fazer as seguintes questões:
2 º momento - Na grande roda as crianças devem falar sobre o movimento das borboletas. A conversa é orientada pelo(a) professor(a) que deve destacar a função do voo, questionando: por que as borboletas voam?
3º momento - O(a) professor(a) traz para sala de aula várias fotografias de seres vivos, como animais, vegetais, fungos entre outras. Como o docente pode criar uma situação de aprendizagem com esse material? Na faixa etária de 3 anos de idade o jogo é o mais aconselhado. Desse modo, é sugerido o seguinte:
Jogo: voa ou não voa?
As crianças em uma grande roda participam, dando respostas positivas ou negativas. Dentre várias imagens, o(a) professor(a) levanta uma das figuras de animal, vegetal ou fungo e diz o nome. Os alunos falam em voz alta: voa! ou não voa! E o(a) professor(a) pergunta: por quê?
Começou o jogo
Gato ............................ Por quê? .......................
Borboleta ...................... Por quê? ........................
Pássaro ........................ Por quê?.........................
Árvore .... .... ................. Por quê?.......................
Cogumelo........ ................ Por quê?.................. ........
Na segunda parte do jogo as crianças buscarão as diferenças entre os animais que estão relacionados pela característica desse movimento (voar). O jogo é o seguinte: as crianças irão afirmar ou negar se o ser é ou não é borboleta e por que.
Jogo
A borboleta azul ............... ............... Por quê?
O passáro ..................................... Por quê?
A variação de nomes de animais dá-se de acordo com a região da escola. O(a) professor(a) ajuda as crianças a construir uma explicação com as características que diferenciam os animais de classes distintas.
Avalia-se as crianças a partir da observação de suas expressões e referências que estabelecem entre as palavras e o objeto de estudo, toma-se como base os seguintes aspectos de avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2010
Cinco estrelasotimoooooooooooooooooooo