Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA : que movimento você faz?

 

31/07/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar as borboletas  em situações  de voo e  diferenciá-las de outros seres vivos.

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos de, em média, 10 a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O voo como forma de movimento.
Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1:  Observar uma situação que provoca os movimentos das borboletas.

1º momento - Apresenta-se várias imagens animadas  com o voo das borboletas. Como sugestão, são indicados os gifts  disponível em:

   http://www.ufpa.br/dicas/im/ima-in06.htm  e  as crianças descrevem o que estão observando.  Para orientar o olhar dos alunos, o(a) professor(a) deve fazer as seguintes questões:

  • onde estão as borboletas?
  •  o que estão fazendo?
  • por que as borboletas pousam nas flores?
  • se nesse local não houvesse flores, teria borboletas?

2 º momento - Na grande roda as crianças devem  falar sobre o movimento das borboletas.  A conversa é orientada pelo(a) professor(a) que deve destacar a função do voo, questionando: por que as borboletas voam?

 3º momento  - O(a) professor(a) traz para sala de aula várias fotografias de seres vivos,  como animais,  vegetais,  fungos entre outras. Como o docente  pode criar uma situação de aprendizagem com esse material? Na faixa etária de 3 anos de idade o jogo é o mais aconselhado.  Desse modo, é sugerido o seguinte: 

Jogo:  voa ou não voa?  

As crianças em uma grande roda  participam, dando respostas positivas ou negativas.  Dentre várias imagens, o(a) professor(a) levanta uma das  figuras de animal, vegetal ou fungo e diz o nome. Os alunos falam em voz alta: voa! ou não voa! E o(a) professor(a) pergunta: por quê?

Começou o jogo

 Gato ............................ Por quê? .......................

 Borboleta ...................... Por quê? ........................

 Pássaro ........................ Por quê?.........................

 Árvore .... .... ................. Por quê?.......................

Cogumelo........ ................ Por quê?.................. ........

Na segunda parte do jogo as crianças buscarão as diferenças entre os animais que estão relacionados  pela característica desse movimento (voar). O  jogo é o seguinte: as crianças irão afirmar ou negar se o ser é ou não é borboleta e por que.

Jogo

A borboleta azul ............... ............... Por quê?

O passáro ..................................... Por quê?

 A variação de nomes de animais dá-se de acordo com a região da escola. O(a) professor(a) ajuda as crianças a construir uma explicação com as características que diferenciam os animais de classes distintas.

Avaliação

Avalia-se as crianças a  partir da observação de suas  expressões e  referências que estabelecem entre as  palavras e o objeto de estudo, toma-se como base os seguintes aspectos de avaliação:

  • o tipo de ajuda dada para fazer a observação das imagens;
  • a fala como meio de expressão das observações;
  •  a atenção para completar as frases do jogo com as palavras voa ou não voa;
  •  a participação no  jogo de respostas positivas e respostas negativas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.