23/09/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
O aluno poderá aprender com esta aula:
- Diferenciar a fim e afim a partir do contexto em que tais palavras aparecem.
- Analisar o contexto para atribuir sentido a palavras e expressões isoladamente e em conjunto.
Previamente, o professor deve trabalhar com o aluno noções de morfologia e morfossintaxe.
Atividade 1 - Motivação
Alunos dispostos em meio círculo. Se o espaço for menor, organizar as carteiras de modo que se tenha 2 meios círculos - um maior e externo; um menor e interno.
Professor, inicie a aula recolhendo da turma exemplos de palavras que têm o mesmo som, mas sentidos diferentes. Peça que dois alunos anotem no quadro os exemplos citados.
Alguns exemplos: sem/cem; cinto/sinto; nós/noz; cheque/xeque; aço/asso; concerto/conserto; vós/voz; trás/traz; vês/vez; assento/acento.
Entre os exemplos citados pelos alunos, escolha aproximadamente 5 palavras e seus duplos (tais como: a/há; ouve/houve) e solicite que os alunos criem frases utilizando-as. As frases devem ser anotadas no caderno.
Exemplo:
a) Eu adoro andar de bicicleta sem camisa.
b) Minha bicicleta foi reformada por cem reais.
Após terem feito o rápido exercício de criar as frases, solicite que eles leiam em voz alta algumas delas. À medida que forem lendo, faça destaques, evidenciando a diferença de sentido entre uma palavra e outra.
Atividade 2 - Pesquisando o que é homofonia
Professor, solicite aos alunos que, usando o laptop, pesquisem na internet o significado da palavra homofonia.
Trata-se de uma pesquisa rápida, portanto, o conceito poderá ser consultado em apenas 1 ou 2 sites.
Homofonia (conceito adaptado) Música na Grécia Antiga, sinfonia cantada ou tocada em uníssono. Palavras cujo significante sonoro é o mesmo. Por outras palavras, as palavras homófonas são pronunciadas da mesma maneira, mas possuem diferente forma gráfica e diferente significado. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/homofonia/>. Acesso em 17 de set. 2011. |
Professor, exponha aos alunos que há um caso de homofonia bastante curioso e comum na situações cotidianas de comunicação. Um caso que, com frequência, propicia erros de ortografia. Trata-se da homofonia entre as palavras a fim e afim.
Atividade 3 - Afim e a fim
Solicite aos alunos que novamente recorram à internet e, individualmente, acessem os site:
a) <http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/afimou-fim-de.htm>
b) <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014783.swf>
A leitura do conteúdo dos dois sites também é rápida. Os alunos realizarão tal tarefa em pouco tempo.
Professor, retome com os alunos o significado das palavras a fim e afim. Reafirme a seguinte classificação morfológica:
Afim: substantivo ou adjetivo A fim: locução prepositiva |
Atividade 4 - Ouvindo músicas
Professor, usando aparelhagem de som, solicite aos alunos que, individualmente, ouçam as três canções a seguir listadas e anotem em seus cadernos se a palavra que figura nas canções é afim ou a fim. Diga a eles que se trata de um desafio, visto que o som de ambas é igual. Conseguirá acertar quem prestar muita atenção no contexto.
A) O quereres - Caetano Veloso
B) As atrizes - Chico Buarque
C) Tô a fim de ficar contigo - Kleiton e Kledir
O quereres - Caetano Veloso Onde queres revólver, sou coqueiro Onde queres família, sou maluco Ah! Bruta flor do querer Onde queres o ato, eu sou o espírito |
Onde queres um lar, revolução Ah! Bruta flor do querer Onde queres comício, flipper-vídeo O quereres e o estares sempre a fim
|
http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44758/ >. Acesso em 15 set. 2011.
Disponível em<
As atrizes – Chico Buarque Naturalmente Surgiram outras |
Sem nem olhar a minha cara Para sair com outro cara Com tantos filmes |
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/chico-buarque/547684/>. Acesso em 15 set. 2011.
Tô afim de ficar contigo - Kleiton e Kledir Tô quase em voz de tanto falar Tô a fim de ficar contigo |
Atividade 5 - Estar a fim
Professor, solicite aos alunos que compartilhem suas respostas para o exercício anterior. Faça a correção das respostas, se for o caso, e conduza uma reflexão com a turma no sentido de destacar o uso da locução prepositiva "a fim" nas letras das três canções.
Pergunte a eles que outra palavra ou expressão poderia substituir a locução prepositiva "a fim".
Destaque que nas 3 letras, o uso da locução prepositiva "a fim" ocorre no sentido de "estar querendo", "desejar algo ou alguém". Trata-se de um uso coloquial da locução prepositiva, sugerindo que as canções usam uma linguagem bem próxima do cotidiano e que falam do desejo entre pessoas enamoradas, que têm algum tipo de interesse afetivo.
Sugiro consultar os seguintes sites:<http://alinguaportuguesadobrasil.blogspot.com/2009/01/afim-fim.html> e <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4666/1/AFIM-E-A-FIM/Paacutegina1.html>.
Professor, como instrumento de avaliação, aplique o seguinte exercício para a turma (Adaptado de exercício disponível em: <http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/12150.html>. Acesso em 15 set. 2011):
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!