Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - A fim ou afim?

 

23/09/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula:

-  Diferenciar a fim e afim a partir do contexto em que tais palavras aparecem.

- Analisar o contexto para atribuir sentido a palavras e expressões isoladamente e em conjunto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Previamente, o professor deve trabalhar com o aluno noções de morfologia e morfossintaxe.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

 

 Atividade 1 - Motivação

Alunos dispostos em meio círculo. Se o espaço for menor, organizar as carteiras de modo que se tenha 2 meios círculos - um maior e externo; um menor e interno.

Professor, inicie a aula recolhendo da turma exemplos de palavras que têm o mesmo som, mas sentidos diferentes. Peça que dois alunos anotem no quadro os exemplos citados.

Alguns exemplos: sem/cem; cinto/sinto; nós/noz; cheque/xeque; aço/asso; concerto/conserto; vós/voz; trás/traz; vês/vez; assento/acento.

Entre os exemplos citados pelos alunos, escolha aproximadamente 5 palavras e seus duplos (tais como: a/há; ouve/houve) e solicite que os alunos criem frases utilizando-as. As frases devem ser anotadas no caderno.

Exemplo:

a) Eu adoro andar de bicicleta sem camisa.

b) Minha bicicleta foi reformada por cem reais.

Após terem feito o rápido exercício de criar as frases, solicite que eles leiam em voz alta algumas delas. À medida que forem lendo, faça destaques, evidenciando a diferença de sentido entre uma palavra e outra.

Atividade 2 - Pesquisando o que é homofonia

 Professor, solicite aos alunos que, usando o laptop, pesquisem na internet o significado da palavra homofonia.

Trata-se de uma pesquisa rápida, portanto, o conceito poderá ser consultado em apenas 1 ou 2 sites.

 

Homofonia (conceito adaptado)

Música na Grécia Antiga, sinfonia cantada ou tocada em uníssono.
Tipo de música no qual uma voz ou instrumento tem a parte melódica e outras vozes ou instrumentos a acompanham com acordes. Homofonia é o oposto de polifonia. Homofonia vem das palavras gregas homos (mesmo) e fonia (som).

Palavras cujo significante sonoro é o mesmo. Por outras palavras, as palavras homófonas são pronunciadas da mesma maneira, mas possuem diferente forma gráfica e diferente significado.

Disponível em: <http://www.dicio.com.br/homofonia/>. Acesso em 17 de set. 2011.

Professor, exponha aos alunos que há um caso de homofonia bastante curioso e comum na situações cotidianas de comunicação. Um caso que, com frequência, propicia erros de ortografia. Trata-se da homofonia entre as palavras a fim e afim

Atividade 3 - Afim e a fim

Solicite aos alunos que novamente recorram à internet e, individualmente, acessem os site:

a) <http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/afimou-fim-de.htm>

b) <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014783.swf>

A leitura do conteúdo dos dois sites também é rápida. Os alunos realizarão tal tarefa em pouco tempo.

Professor, retome com os alunos o significado das palavras a fim e afim. Reafirme a seguinte classificação morfológica:

Afim: substantivo ou adjetivo

A fim: locução prepositiva

 

Atividade 4 - Ouvindo músicas

Professor, usando aparelhagem de som, solicite aos alunos que, individualmente, ouçam as três canções a seguir listadas e anotem em seus cadernos se a palavra que figura nas canções é afim ou a fim. Diga a eles que se trata de um desafio, visto que o som de ambas é igual. Conseguirá acertar quem prestar muita atenção no contexto.

A) O quereres - Caetano Veloso

B) As atrizes - Chico Buarque

C) Tô  a fim de ficar contigo - Kleiton e Kledir 

 

O quereres - Caetano Veloso

Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alto, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão

Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês

Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor

Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
 

Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói,Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e é de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero (e não queres) como sou
Não te quero (e não queres) como és

Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor

Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock?n roll
Onde queres a lua, eu sou o sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro, eu sou obus

O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é em mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente impessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há, e do que não há em mim.

 

>>>>Disponível em<http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44758/ >. Acesso em 15 set. 2011.

>>ddddkakakakakakakkkedkekeiekdkek>>>>>>, 

As atrizes – Chico Buarque

Naturalmente
ela sorria
Mas não me dava trela
Trocava a roupa
Na minha frente
E ia bailar sem mais aquela
Escolhia qualquer um
Lançava olhares
Debaixo do meu nariz
Dançava colada
Em novos pares
Com um pé atrás
Com um pé a fim

Surgiram outras
Naturalmente

Sem nem olhar a minha cara
Tomavam banho
Na minha frente

Para sair com outro cara
Porém nunca me importei
Com tais amantes
Os meus olhos infantis
Só cuidavam delas
Corpos errantes
Peitinhos assaz
Bundinhas assim

Com tantos filmes
Na minha mente
É natural que toda atriz
Presentemente represente
Muito para mim

 

Disponível em: <http://letras.terra.com.br/chico-buarque/547684/>. Acesso em 15 set. 2011.

 

 Tô afim de ficar contigo - Kleiton e Kledir

Tô quase em voz de tanto falar

Tô a fim de ficar contigo
E, cá entre nós, ficar pra valer
Do contrário, não faz sentido

Tentei desbundar, andei por aí
Mas, não tem nada a ver comigo
Às vezes, sei lá, me enrolo demais
Sutilezas do meu estilo

Olha pra mim, desfaz essa cara
Não dá mais pra ficar com clima
Se a gente arrasou do jeito que era
Imagina uma oitava acima

Voltei pra ficar, ficar pra valer, vamos lá!
E quando se vai além do prazer é demais
Valeu!

Tô quase sem voz de tanto falar
a fim de ficar contigo
Eu gosto é de nós, da nossa cadência
Vamos lá, outra vez "da capo"

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/kleiton-e-kledir/to-a-fim-de-ficar-contigo.html#ixzz1Yd7zoHA8>. Acesso em 15 set. 2011

Atividade 5 - Estar a fim

Professor, solicite aos alunos que compartilhem suas respostas para o exercício anterior. Faça a correção das respostas, se for o caso, e conduza uma reflexão com a turma no sentido de destacar o uso da locução prepositiva "a fim" nas letras das três canções.

 Pergunte a eles que outra palavra ou expressão poderia substituir a locução prepositiva "a fim".

 Destaque que nas 3 letras, o uso da locução prepositiva "a fim" ocorre no sentido de "estar querendo", "desejar algo ou alguém". Trata-se de um uso coloquial da locução prepositiva, sugerindo que as canções usam uma linguagem bem próxima do cotidiano e que falam do desejo entre pessoas enamoradas, que têm algum tipo de interesse afetivo.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, como instrumento de avaliação, aplique o seguinte exercício para a turma (Adaptado de exercício disponível em: <http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/12150.html>. Acesso em 15 set. 2011):

Atividade avaliativa - Complete com a fim ou afim. Use o plural se necessário:
 
 
  • Trabalho muito ___________ de ter uma vida melhor. 
  • Ele estudou muito _________ de ter um bom resultado.
  • Ele saiu mais cedo do trabalho _________ de evitar o trânsito. 
  • O português e o espanhol são línguas _______.
  • Maranhão e Piauí têm culturas ________.  
  • Estou _________ de ir ao cinema.
  • Miguel está _________ de Sônia. 

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.