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UCA - Preposição e locução prepositiva

 

23/09/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula a:

  • Identificar preposições e locuções prepositivas.
  • Atribuir valores semânticos a preposições e locuções prepositivas.
  • Perceber relações de sentido provocadas pelo uso de determinadas preposições e locuções prepositivas.
  • Explorar softwares de seu laptop.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noções de morfologia e morfossintaxe.

Estratégias e recursos da aula

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Atividade 1 - Motivação

Alunos em grupos de 5 componentes.

Professor, distribua aos alunos uma folha contendo as frases abaixo e peça-lhes que as leiam atentamente. 

 

 Comprei o apartamento meus pais      

 Fui ao supermercado minha mãe.                                                

 Lavei todos os calçados meu irmão.                                             

 Após alguns minutos, pergunte aos alunos se as frases estão completas ou se falta alguma palavra para completar-lhes os sentidos possíveis. Solicite que quatro ou cinco alunos anotem no quadro negro algumas das frases sugeridas pelos colegas.

Anotadas as frases sugeridas, o professor conduz uma reflexão de modo a valorizar o conhecimento prévio dos alunos, destacando com giz colorido as frases que apresentarem preposições. Feito isso, pergunte aos alunos:

 Qual papel essas palavras exerceram no interior das frases?

Espera-se que as hipóteses apresentadas pelos alunos estejam orientadas por uma gramática internalizada e que eles consigam identificar o valor nocional das preposições, formulando seu conceito ao máximo próximo dos conceitos da gramática normativa. À medida que forem levantando hipóteses, esclareça que o nome da classe gramatical a que as palavras sugeridas por eles pertence é preposição. Destaque que essas são palavras importantes para encadear as palavras no interior da frase, estabelecendo sentido entre elas, e apresente-lhes o seguinte conceito:

Preposição é uma palavra invariável, que não varia em gênero, número e grau. Ela exerce a função de um transpositor entre um termo e outro, estabelecendo uma relação entre eles.

Locução prepositiva é a combinação de palavras que equivale a uma preposição.

Em muitos casos, a preposição e a locução prepositiva são determinadas pela palavra que as antecede.

(Adaptado da Gramática Houaiss da Língua Portuguesa)

Atividade 2: As preposições e seus sentidos

Professor, entregue para cada grupo 2 tirinhas de papel contendo os conjuntos de frases abaixo. Distribua de modo que cada tirinha, contendo 3 frases, seja examinada por 2 diferentes grupos:

1.

Comprei o apartamento para meus pais.

Comprei o apartamento com meus pais.

Comprei o apartamento de meus pais.

 2.  

Fui ao supermercado para minha mãe.

Fui ao supermercado com minha mãe. 

Fui ao supermercado de minha mãe.

3.  

Lavei todos os calçados para meu irmão.

Lavei todos os calçados com meu irmão.

Lavei todos os calçados de meu irmão.

 Solicite aos alunos que leiam as frases destinadas a cada grupo, observem as semelhanças e diferenças entre elas, discutam entre si as características observadas e anotem em seus laptop as conclusões acordadas pelo grupo, usando o Kword [ Metasys> Aplicativos>Novos Aplicativos> Processador de textos  KWord].

 Professor, por meio dessa atividade, espera-se que os alunos percebam que a preposição para aparece nas quatro frases com o sentido de finalidade (alguém fez algo para atingir determinada finalidade, para conseguir atingir certo objetivo). A preposição com é utilizada no sentido de associação e de companhia (alguém fez algo junto com outra pessoa, associado a ela). A preposição de traz o sentido de posse (algo pertence a alguém).

Após terem feito suas anotações, 2 alunos de cada grupo devem conetar seus laptops à internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clicar no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e acessar as seguintes dicas disponíveis no Portal do Professor: 

1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014779.swf

2. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014780.swf

3. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014787.swf

4. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014782.swf

5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014781.swf

Estando conectados, os alunos devem proceder à leitura das dicas ali apresentadas, comparar as conclusões propostas pelo grupo com as explicações apresentadas nas dicas e ampliar suas conclusões sobre o valor semântico das preposições com, parade. Informe que as anotações serão importantes para a realização da próxima atividade também. Oriente-os a anotar os exemplos apresentados nas dicas.

Atividade 3: Reconhecendo preposições, locuções prepositivas e analisando seus valores semânticos

Alunos organizados em duplas, apenas 1 laptop conectado à internet.

Professor, solicite que os alunos acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e ouçam a canção Ao meu redor, digitando o seguinte endereço na barra de buscahttp://letras.terra.com.br/marisa-monte/47269/

 Ao Meu Redor 

Interpretação de Marisa Monte e composição de Nando Reis

 Ao meu redor está deserto
Você não está por perto
E ainda está tão perto
Dentro dessa geladeira, dentro da despensa e do fogão
Dentro da gaveta, dentro da garagem e no porão
Em todos os armários, nos vestidos, nos remédios, num botão
Por dentro das paredes, pelos quartos, pelos prédios e no portão
Até no que eu não enxergo
Até mesmo quando eu não quero
Eu não quero
Dentro da camisa, no sapato, no cigarro
Na revista, na piscina, na janela, no carro ao lado
No som do rádio eu ouço a mesma coisa
O tempo inteiro, em fevereiro, em janeiro, em dezembro
Ao meu redor está deserto
Tudo que está por perto
E ainda está tão perto

Após ouvirem a canção e mantendo a conexão com a internet, os alunos vão preencher a seguinte tabela, em duplas e consultando suas anotações sobre o assunto:

Preposição                                   Locução Prepositiva                                  Valor Semântico                                          
     
     
     
     
     
     
     
     
     

  

Recursos Complementares

 Professor, a seguir algumas sugestões para o trabalho com aspectos mais específicos das preposições e locuções prepositivas :

- Regência nominal e preposições: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015377.swf

- Regência verbal e preposições: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015184.swf

- Preposições acidentais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014782.swf

- Preposições essenciais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014781.swf

- Valor semântico das preposições e locuções prepositivas: http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/o-valor-semantico-das-preposicoes.htm e http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/preposicao

- Diferenciação morfológica: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/diferenciacao-morfologica

Avaliação

Professor, durante as aulas esteja atento às hipóteses que os alunos apresentam para completar o sentido das frases. A expectativa é de que eles não tenham dificuldade para sugerir as preposições desejadas: com; para; de

É de se esperar que eles demorem um pouco mais até atribuir valor semântico às preposições e locuções prepositivas. Nesse sentido, a avaliação será positiva se eles demonstrarem atitude indagativa mediante o desafio de identificar e diferenciar as situações de uso das preposições e locuções prepositivas, conforme queiram expressar os diversos valores semânticos que as mesmas podem adquirir.

Professor, é importante estar atento ao fato de as preposições e locuções prepositivas, acidentalmente, derivarem de funções nominais (as classes gramaticais substantivo, adjetivo e advérbio).  

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