23/09/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
O aluno poderá aprender com esta aula a:
O aluno deve ter noções de morfologia e morfossintaxe.
Atividade 1 - Motivação
Alunos em grupos de 5 componentes.
Professor, distribua aos alunos uma folha contendo as frases abaixo e peça-lhes que as leiam atentamente.
Comprei o apartamento meus pais |
Fui ao supermercado minha mãe. |
Lavei todos os calçados meu irmão. |
Após alguns minutos, pergunte aos alunos se as frases estão completas ou se falta alguma palavra para completar-lhes os sentidos possíveis. Solicite que quatro ou cinco alunos anotem no quadro negro algumas das frases sugeridas pelos colegas.
Anotadas as frases sugeridas, o professor conduz uma reflexão de modo a valorizar o conhecimento prévio dos alunos, destacando com giz colorido as frases que apresentarem preposições. Feito isso, pergunte aos alunos:
Qual papel essas palavras exerceram no interior das frases?
Espera-se que as hipóteses apresentadas pelos alunos estejam orientadas por uma gramática internalizada e que eles consigam identificar o valor nocional das preposições, formulando seu conceito ao máximo próximo dos conceitos da gramática normativa. À medida que forem levantando hipóteses, esclareça que o nome da classe gramatical a que as palavras sugeridas por eles pertence é preposição. Destaque que essas são palavras importantes para encadear as palavras no interior da frase, estabelecendo sentido entre elas, e apresente-lhes o seguinte conceito:
Preposição é uma palavra invariável, que não varia em gênero, número e grau. Ela exerce a função de um transpositor entre um termo e outro, estabelecendo uma relação entre eles. Locução prepositiva é a combinação de palavras que equivale a uma preposição. Em muitos casos, a preposição e a locução prepositiva são determinadas pela palavra que as antecede. (Adaptado da Gramática Houaiss da Língua Portuguesa) |
Atividade 2: As preposições e seus sentidos
Professor, entregue para cada grupo 2 tirinhas de papel contendo os conjuntos de frases abaixo. Distribua de modo que cada tirinha, contendo 3 frases, seja examinada por 2 diferentes grupos:
1.
Comprei o apartamento para meus pais. | Comprei o apartamento com meus pais. |
Comprei o apartamento de meus pais. |
2.
Fui ao supermercado para minha mãe. | Fui ao supermercado com minha mãe. |
Fui ao supermercado de minha mãe. |
3.
Lavei todos os calçados para meu irmão. | Lavei todos os calçados com meu irmão. |
Lavei todos os calçados de meu irmão. |
Solicite aos alunos que leiam as frases destinadas a cada grupo, observem as semelhanças e diferenças entre elas, discutam entre si as características observadas e anotem em seus laptop as conclusões acordadas pelo grupo, usando o Kword [ Metasys> Aplicativos>Novos Aplicativos> Processador de textos KWord].
Professor, por meio dessa atividade, espera-se que os alunos percebam que a preposição para aparece nas quatro frases com o sentido de finalidade (alguém fez algo para atingir determinada finalidade, para conseguir atingir certo objetivo). A preposição com é utilizada no sentido de associação e de companhia (alguém fez algo junto com outra pessoa, associado a ela). A preposição de traz o sentido de posse (algo pertence a alguém).
Após terem feito suas anotações, 2 alunos de cada grupo devem conetar seus laptops à internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clicar no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e acessar as seguintes dicas disponíveis no Portal do Professor:
1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014779.swf
2. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014780.swf
3. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014787.swf
4. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014782.swf
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014781.swf
Estando conectados, os alunos devem proceder à leitura das dicas ali apresentadas, comparar as conclusões propostas pelo grupo com as explicações apresentadas nas dicas e ampliar suas conclusões sobre o valor semântico das preposições com, para e de. Informe que as anotações serão importantes para a realização da próxima atividade também. Oriente-os a anotar os exemplos apresentados nas dicas.
Atividade 3: Reconhecendo preposições, locuções prepositivas e analisando seus valores semânticos
Alunos organizados em duplas, apenas 1 laptop conectado à internet.
Professor, solicite que os alunos acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e ouçam a canção Ao meu redor, digitando o seguinte endereço na barra de busca: http://letras.terra.com.br/marisa-monte/47269/
Ao Meu Redor Interpretação de Marisa Monte e composição de Nando Reis |
Após ouvirem a canção e mantendo a conexão com a internet, os alunos vão preencher a seguinte tabela, em duplas e consultando suas anotações sobre o assunto:
Preposição | Locução Prepositiva | Valor Semântico |
Professor, a seguir algumas sugestões para o trabalho com aspectos mais específicos das preposições e locuções prepositivas :
- Regência nominal e preposições: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015377.swf
- Regência verbal e preposições: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015184.swf
- Preposições acidentais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014782.swf
- Preposições essenciais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014781.swf
- Valor semântico das preposições e locuções prepositivas: http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/o-valor-semantico-das-preposicoes.htm e http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/preposicao
- Diferenciação morfológica: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/diferenciacao-morfologica
Professor, durante as aulas esteja atento às hipóteses que os alunos apresentam para completar o sentido das frases. A expectativa é de que eles não tenham dificuldade para sugerir as preposições desejadas: com; para; de.
É de se esperar que eles demorem um pouco mais até atribuir valor semântico às preposições e locuções prepositivas. Nesse sentido, a avaliação será positiva se eles demonstrarem atitude indagativa mediante o desafio de identificar e diferenciar as situações de uso das preposições e locuções prepositivas, conforme queiram expressar os diversos valores semânticos que as mesmas podem adquirir.
Professor, é importante estar atento ao fato de as preposições e locuções prepositivas, acidentalmente, derivarem de funções nominais (as classes gramaticais substantivo, adjetivo e advérbio).
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