19/09/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Identificar a importância das proteínas na alimentação.
Apresentar a diferenciação nutricional entre proteínas de origem animal e vegetal.
Explicar os principais cuidados necessários ao consumo de proteínas de fonte animal.
Conhecimentos básicos sobre os diferentes tipos de proteínas animal e vegetal.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre as proteínas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.
Vídeo – Música proteínas
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MLpi_JRXwnw&feature=related acesso feito dia 31/08/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o texto denominado “Proteínas”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 – Proteínas
Fonte: http://www.guia.heu.nom.br/proteinas.htm acesso feito dia 31/08/2011
Concluída a leitura do texto, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Questionário 1
1 – É possível viver sem consumir proteínas? Justifique sua resposta.
2 – Quais cuidados básicos devem ser observados para o consumo de proteínas?
3 – Qual é a estrutura molecular da proteína?
4 – O que são as estruturas protéicas?
5 – Qual a principal função da proteína para o nosso organismo?
6 – O que são os aminoácidos?
7 – Diferencie os aminoácidos essenciais dos não essenciais.
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em trios e orientá-los/as a, usando o software Kword, abrir os textos denominados “Onde encontrar a proteína vegetal?” e "A proteína animal e a saúde humana". O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 2 - Onde encontrar a proteína vegetal?
Fonte: http://www.saudeintegral.com/artigos/onde-encontrar-a-proteina-vegetal.html acesso feito dia 31/08/2011
TEXTO 3 – A proteína animal e a saúde humana
Fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2001/artigo.2004-12-07.2569234295/ acesso feito dia 31/08/2011
Concluída a leitura dos textos, os alunos/as, ainda organizados/as em trios, deverão ser orientados pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Questionário 2
1- Qual é a diferença entre proteínas de origem animal e de origem vegetal?
As proteínas de origem vegetal têm quantidades insuficientes de aminoácidos essenciais. As proteínas animais, em especial as do leite, são de excelente qualidade, isto é, suprem todas as demandas do nosso organismo.
2- Qual é o problema de consumir apenas fontes de proteínas animais, em especial leite e ovos?
Junto com a carne, o leite e os ovos contêm muita gordura e colesterol. Assim, podem-se desenvolver doenças muito graves ao longo do tempo.
3- Qual a combinação ideal entre grãos e proteínas de origem animal? Dê exemplos de combinações que não excedam a quantidade máxima de gorduras.
Resposta pessoal.
4- Qual a diferença nutricional entre carnes magras e carnes com muita gordura?
Embora sejam ambas importantes fontes de proteínas, as carnes gordurosas têm muita gordura saturada, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças circulatórias.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem novamente em trios para organizarem um diário alimentar. Para tanto, os/as alunos/as deverão listar os alimentos consumidos durante o recreio. Será necessário uma semana de pesquisa e anotações para elaboração dessa atividade.
Cabe ao/a professor/a orientar aos/as alunos/as a anotarem, utilizando a tabela abaixo, quais alimentos consumiram durante o recreio, diferenciando as merendas da escola, os lanches de casa e os produtos da lanchonete.
MERENDA DA ESCOLA |
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SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
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LANCHE DE CASA |
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SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
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PRODUTOS DA LANCHONETE |
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SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
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Finalizadas as anotações, os trios deverão analisar os alimentos consumidos durante a semana com o intuito de identificar quais são fontes de proteínas. Para tanto, os/as alunos/as podem acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox para buscar informações sobre os alimentos consumidos.
Vale mencionar que alguns alimentos que podem ter sido consumidos durante o recreio e que são fontes de proteínas já foram citados anteriormente nas atividades anteriores.
Com o término da busca de informações, cada grupo deverá utilizar o software OpenOffice Calc ou GNumeric do netbook para elaborar um gráfico dos alimentos cujo consumo foi mais frequente durante o recreio.
Nesse momento da aula, o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Matemática e pedir sua contribuição para que o gráfico seja elaborado em sua aula.
Finalizada a montagem do gráfico, os trios deverão socializá-los com os/as demais alunos/as, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Nesse momento da aula, o/a professor/a deverá enfatizar a importância de uma alimentação saudável e balanceada.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Experimento 1 – Desnaturação de proteína
Material:
Procedimento:
No primeiro momento do experimento, será necessário colocar o álcool até a metade do prato fundo ou da placa de Petri. Feito esse processo, será necessário quebrar o ovo dentro do prato ou da placa de Petri e observar a reação que irá acontecer.
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=134#top acesso feito dia 31/08/2011
Experimento 2 - Proteínas
Materiais:
Procedimento:
No primeiro momento do experimento será necessário identificar cada um dos copos, sendo da seguinte forma:
- copo 1: fígado cru;
- copo 2: fígado cozido;
- copo 3: fígado cru + suco de limão e
- copo 4: fígado cozido + suco de limão
No segundo momento do experimento será necessário colocar um pedaço de fígado em cada um dos copos. Nos copos que estiverem escrito limão colocar um pouco de sumo de limão, no copo 3 (fígado cru + suco de limão) e no copo 4 (fígado cozido+ suco de limão).
No terceiro momento do experimento será necessário colocar peróxido de hidrogênio em todos os copos e observar a reação que irá acontecer.
Fonte: http://edianabio.blogspot.com/2011/04/experimento-proteinas.html acesso feito dia 31/08/2011
Experimento 3 – Identificação de Proteínas
Materiais:
• 100 gramas de carne moída (para prepara o extrato de carne)
• 01 clara de ovo
• 1 litro de água
• Hidróxido de sódio (NaOH) a 10 %
• Sulfato de cobre (CuSO4) a 0,5 %
Procedimento:
Nesse primeiro momento do experimento, será necessário preparar o extrato de carne: triture 100 gramas de carne moída no liquidificador. Utilize um pouco de água para facilitar o processo e em seguida filtre. Reserve a parte líquida.
No segundo momento do experimento coloque uma clara de ovo em 50 mL de água e agite, reserve.
No terceiro momento misture 10 mL do filtrado obtido na etapa 1 com 3 mL de NaOH e 5 gotas de solução de CuSO4. Observe o que acontece.
Repita todo o procedimento anterior com a clara de ovo. Observe o que acontece.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/identificacao-proteinas.htm acesso feito dia 31/12/2011
Fonte: http://www.quiprocura.net/prot.htm acesso feito dia 31/08/2011
Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/user/2565/blog/risco-consumo-excessivo-proteinas acesso feito dia 31/08/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do recurso aos textos 3 e 4. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente viae-mail os referidos textos aos/as alunos/as e solicitar que, com base na leitura, eles/as respondam o Questionário 3.
Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para fazer a leitura dos textos e responder o Questionário 3, em casa. Posteriormente, a correção deverá ser realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 3 – Fast food faz mal à saúde?
Fonte: http://www.saudeinformacoes.com.br/materias_ver_materia.asp?id=261 acesso feito dia 31/08/2011
TEXTO 4 – Fast food: não faça dela um hábito
Fonte: http://www.jornaldosite.com.br/materias/corpo&cuca/anteriores/edicao146/corpocuca146_7.htm acesso feito dia 31/08/2011
Questionário 3
1 – É possível viver comendo apenas hambúrguer? Qual o resultado provável?
Uma pessoa, para consumir toda a proteína necessária em um dia, precisará ingerir 3 hambúrgueres duplos, o que traria muita gordura. Assim corre-se o risco de assegurar as proteínas e exceder as gorduras. Desnutrição e obesidade seriam as duas consequências possíveis.
2 – Uma pessoa planejou ficar 30 dias se alimentando apenas de lanches preparados em uma lanchonete. Antes de esgotar o prazo, ela foi hospitalizada. Por que isso pode ter ocorrido?
Os lanches preparados em lanchonete são, geralmente, muito calóricos e têm muita gordura hidrogenada, inclusive gorduras trans, o que contribui para o desenvolvimento ou o agravamento de doenças circulatórias.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/08/2014
Cinco estrelasAchei a aula muito legal! Parabéns
18/06/2012
Quatro estrelasMuito interessante a proposta de aula. Utilizada atividades diversificadas e criativas. Parabéns aos autores.