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Desvendando os mistérios do amido - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a origem do amido na alimentação.

Identificar a presença de amido nos alimentos.

Apresentar formas de compor a alimentação com amidos saudáveis.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o amido.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: aprendendo sobre o amido

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir os/as alunos/as em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os textos denominados “Riquezas naturais do amido” e “Amido”. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Riquezas naturais do amido
Fonte: http://www.abam.com.br/revista/revista7/riquezas.php   acesso feito dia 02/09/2011

TEXTO 2: Amido
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Amido  acesso feito dia 02/09/2011

Concluída a leitura dos textos, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – Quais as semelhanças entre amido e glicogênio?
Tanto o amido quanto pó glicogênio são substâncias produzidas para estocar energia. Assim como as plantas, também os animais precisam de uma fonte de glicose que possa ser utilizada de maneira rápida, sem depender da ingestão de alimentos.

2 – O que pode ocorrer com a glicose após ser fabricada por meio da fotossíntese?
Ela pode ser transformada em amido.

3 – É possível encontrar amido em folhas verdes? E em raízes?
Sim, o amido pode ser encontrado em folhas verdes. Ele também pode ser encontrado nas raízes.

4 – O amido se dissolve bem em água? Com isso pode ser evidenciado?
Não, o amido não se dissolve bem em água. Isso pode ser evidenciado realizando um teste com farinha comum.

5 – Onde é evidenciada a existência de amido na planta?
A maior concentração do amido nas plantas está nas raízes e a menor concentração nas folhas.

atividade: descobrindo o valor dos alimentos

atividade

Nessa segunda atividade da aula, os alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Figura 1 e da Tabela 1 para, em seguida, responder o Questionário 2. Vale destacar que a Figura 1, a Tabela 1 e o Questionário 2 (este sem as respostas) deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Figura 1

amido

http://www.dicasdenutricao.com/2010/09/piramide-alimentar.html
 

Tabela 1

amido

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

 

Questionário 2

1 – Explique a razão de haver, na Figura 1, alimentos ricos em amido, como pão e arroz branco, no topo da pirâmide de alimentos (indicando que o consumo deve ser reduzido) e outros alimentos, também ricos em amido, como grãos, em partes mais baixas da pirâmide (indicando que podem ser consumidos em maior quantidade).
Certos alimentos têm amido que é digerido rapidamente, liberando grandes quantidades de glicose no sangue. Esses alimentos estão no topo da pirâmide, pois devem ser consumidos com moderação. Já os grãos integrais, igualmente ricos em amido, têm muita fibra alimentar e sua digestão é lenta, liberando quantidades pequenas de glicose ao longo de mais tempo. Por essas razões, é sugerido o consumo de mais grãos e produtos integrais e menos produtos feitos com farinha branca.

2 – Observe a Tabela 2 e planeje dois cardápios com fontes saudáveis de carboidratos.
Resposta pessoal

3 - Como você poderia ingerir 25 gramas de fibra alimentar, considerando a quantidade diária ideal?
Resposta pessoal (os/as alunos/as precisarão destacar a importância dos grãos).

4 – Com base na Tabela 1, calcule quantos hambúrgueres você precisaria comer para ingerir a mesma quantidade de fibras alimentares presentes em 100 gramas de feijão preto e quantas calorias você ingeriria a mais.
Seriam necessários 4,5 hambúrgueres. Seriam ingeridos 1024 Kcal a mais (4,5 X 257 – 132).

5 – Com base na Tabela 1, calcule quantos gramas de feijão branco você poderia comer no lugar de 100 gramas de batatas fritas, mantendo o mesmo valor calórico.
Para ingerir as mesmas 342 Kcal presentes em 100 gramas de batatas fritas é necessário ingerir 246 gramas de feijão branco (342/139 x 100).

6 – Com base na Tabela 1, é possível afirmar que comer biscoito “água e sal” é uma boa ideia para uma pessoa que queira perder peso? O que você sugeriria como fonte de carboidrato para substituir?
O biscoito “água e sal” é mais calórico do que a batata frito de lanchonete. Qualquer grão (feijão, lentilha, ervilha) poderia fornecer menos calorias, fornecendo amido de melhor qualidade (digestão lenta) e fornecer fibras alimentares.

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre bioplástico.  

Como se vê abaixo, os grupos deverão levantar informações sobre um o bioplástico, consultando os sites específicos abaixo.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2012530-EI299,00.html

http://www.bioplasticos.com.br/

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_296387.shtml

http://bioplasticnews.blogspot.com/2010/04/industria-de-bioplasticos-esta-entrando.html

http://www.ethos.org.br/mostravirtual/_negocios/249/249.html

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre o bioplástico, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

O que são bioplásticos?

Por que o bioplástico é mais caro que os produtos convencionais?

Qual material estamos economizando com a utilização de produtos bioplásticos?

Quais produtos podem ser feitos com o bioplásticos?

Quais são as fontes para a fabricação de bioplásticos?

Quanto tempo demora para se decompor um bioplástico?

Quanto tempo demora para se decompor um produto plástico fabricado com petróleo?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento 1 - Identificar alimentos ricos em amido

Material:

  • 8 tubos de ensaio;
  • estante para tubos de ensaio;
  • escova para limpeza dos tubos;
  • almofariz com pistilo;
  • proveta;
  • reagente Lugol ou iodo;
  • papel absorvente.

 

Procedimentos:

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as em relação aos diferentes tipos de alimento. Os alimentos sólidos devem ser dissolvidos primeiramente em água. Feito esse processo, os/as alunos/as deverão medir a solução obtida com a proveta e, em seguida, transferir para o tubo de ensaio.

Os/as alunos/as deverão pingar 10 gotas do reagente para cada 5 ml da solução que se encontra no tubo de ensaio.

Cabe os/a professor/a orientar os/as alunos/as para que observem as mudanças na coloração da solução, após o uso do reagente, de maneira a compará-la com o alimento-controle. Além disso, eles/as devem observar as diferentes reações e anotar os respectivos resultados. O Quadro 1 pode ser usado para tanto.


Quadro 1: Identificação de alimentos ricos em amido

amido

Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/biologia-identificar-alimentos-ricos-em-amido.jhtm       acesso feito dia 02/09/2011


Experimento 2 - Detecção do amido em alimentos

Material:

  • água;
  • tintura de iodo;
  • xícara de café;
  • pratos ou placas de petri;
  • conta-gotas;
  • sal;
  • amido de milho;
  • alimentos como batata crua, farinha, arroz cru, arroz cozido, pão, frutas, leite e café.
     

Procedimento:

Cabe o/a professor/a orientar os grupos a colocarem uma pequena quantidade de cada alimento em cada recipiente.

Feito esse procedimento cada grupo deverá, em uma xícara de café, diluir água e cinco gotas da tintura de iodo.

Em seguida o/a professor/a deverá orientá-los/as a pingar cinco gotas da solução feita anteriormente em cada um dos alimentos escolhidos.

Nesse momento da aula o/a professor/a deverá pedir para que os/as alunos/as comparem a coloração de cada uma das amostras.

Finalizado o experimento, os/as alunos/as deverão registrar as observações, preferencialmente ilustrando cada uma das situações, para a posterior discussão.
 

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/deteccao-amido-alimentos.htm acesso feito dia 02/09/2011

 

Experimento 3: Detecção do amido em folhas verdes

 

 

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para realizar uma pesquisa na internet  e elaborar três listas sobre os amidos. O/a professor/a deverá, para tanto, enviar previamente aos/as alunos/as viae-mail as instruções abaixo.

Posteriormente, a correção dessa atividade deve ser executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Instruções

1 – Faça uma lista com os alimentos com carboidratos normalmente consumidos em sua casa e diferencie aqueles que podem ser considerados “boas fontes” de amidos daqueles que podem ser considerados “más fontes” de amido.

2 – Elabore uma lista com os alimentos ricos em carboidratos que têm a melhor relação calorias/fibra alimentar, ou seja, menos calorias e mais fibra alimentar a cada 100g, destacando em que grupo da pirâmide alimentar eles estão localizados e quais fazem parte da sua alimentação regularmente.

3 – Faça uma lista com os alimentos ricos em carboidratos que têm a pior relação calorias/fibras alimentar, ou seja, mais calorias e menos fibra alimentar destacando em que grupo da pirâmide alimentar eles estão localizados e quais fazem parte da sua alimentação regularmente.

Recursos Complementares

Fonte: http://www.infopedia.pt/$amido  acesso feito dia 02/09/2011

Fonte: http://www.movimentomilenio.com/2011/08/o-biquini-tambem-ja-e-100-biodegradavel/   acesso feito dia 02/09/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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