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Desvendando os mistérios das gorduras e dos óleos - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as vantagens e desvantagens de incluir gorduras na alimentação.

Conhecer os riscos relacionados ao consumo de alimentos gordurosos.

Explicar os principais cuidados necessários ao consumo de alimentos gordurosos.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre as gorduras e os óleos presente na alimentação.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: aprendendo mais sobre as gorduras e óleos

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 encontra-se disponível.

Vídeo 1 – A importância das gorduras

gorduras

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1_lzfTXrliA  acesso feito dia 07/09/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Óleos e gorduras
Fonte:  http://super.abril.com.br/alimentacao/oleos-gorduras-443891.shtml    acesso feito dia 07/09/2011

A seguir, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – Como é possível reconhecer as gorduras saturadas?
As gorduras saturadas se solidificam em temperatura ambiente.

2 – Como escolher um óleo para cozinhar?
Deve-se escolher óleos que contenham gordura monoinsaturadas e, de preferência, uma parte de gordura poliinsaturada, que contém os lipídios essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo, e a única forma de consegui-los é por meio da alimentação.  

3 – Quais os perigos das gorduras trans?
As gorduras trans estão relacionadas ao aumento dos níveis de colesterol do sangue.

4 – Como devem ser escolhidas as gorduras da nossa alimentação?
Deve-se ingerir poucas gorduras, evitando as gorduras saturadas. Gorduras monoinsaturadas estão relacionadas à queda dos níveis de colesterol saturada.

5 – Por que não podemos ingerir muito colesterol? Qual a quantidade diária máxima a recomendada? Como ela foi estabelecida?
O acúmulo de colesterol no organismo está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças, inclusive à formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

atividade: descobrindo o valor dos alimentos

atividade

Nessa segunda atividade da aula, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, acessar e fazer a leitura da Tabela 1 e responder o Questionário 2. Vale destacar que o que a Tabela 1 e o Questionário 2 (este obviamente sem as respostas) deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Tabela 1

gorduras

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

Questionário 2

1 – Quais alimentos, entre os que aparecem na Tabela 1, deixariam um papel absorvente com aspecto de molhado? Justifique sua resposta.
A bisteca de porco, o camarão frito, as batatas fritas, as bananas chips e o ovo frito, pois esses alimentos têm mais gorduras.

2 – Com base na Tabela 1, você poderia explicar a causa das diferenças de quantidade de gordura entre a batata crua e a frita? E entre a banana fresca e a frita?
A fritura acrescenta óleo.

3 – Onde há mais calorias: em um pacote de bolachas “água e sal” ou em uma dúzia de ovos fritos?
No pacote de biscoitos.

3ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser detalhados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento 1 -Preparação de emulsões

                       

 

 

Experimento 2 - Preparação de um sabonete

 

                 
 

 

Experimento 3 - Produção de sabão

 

 

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre gordura trans.  

Os sites abaixo podem ser indicados pelo/a professor/a para a realização desse levantamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

http://www.brasilescola.com/saude/gorduras-trans.htm

http://super.abril.com.br/alimentacao/gordura-trans-446712.shtml

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4476&ReturnCatID=1775

http://www.todabiologia.com/saude/gordura_trans.htm

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre gordura trans, buscando, mais especificamente, responder às seguintes questões:

1. O que é gordura trans?
2. Como funciona o processo de produção das gorduras trans?
3. Por que as gorduras trans recebem este nome?
4. Quais alimentos possuem gordura trans?
5. Os seres humanos têm necessidade de consumir gorduras trans? Quais são as taxas de ingestão recomendadas?
6. Por que a gordura trans pode ser prejudicial à saúde? O que seu consumo excessivo pode causar?
8. Existe alguma alternativa à gordura trans?
9. Como posso saber se um determinado alimento é rico em gordura trans?
10. Já existem alimentos sem gordura trans?
11. A gordura trans é proibida em algum lugar do mundo?
12. E no Brasil, qual a posição das indústrias em relação à eliminação da gordura trans?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para acessar e responder o Questionário 3. Posteriormente, a correção deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente a Tabela 2 e Questionário 3 (este obviamente sem as respostas) aos/as alunos/as viae-mail.

Tabela 2

groduras

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

Questionário 3

1 - Uma embalagem de óleo de babaçu apresenta no rótulo a seguinte informação: “não contém colesterol”. Qual a mensagem que essa embalagem transmite? As pessoas que cozinham utilizando óleo de babaçu estão se protegendo contra o aumento dos níveis de colesterol no sangue? Por quê?
A embalagem transmite a ideia de que é um alimento que ajuda a abaixar o colesterol do sangue. No entanto, ao utilizar esse óleo, as pessoas estão ingerindo muita gordura saturada.

2 – Qual óleo de cozinha você recomendaria para uma mãe que prepara alimentos para seu filho de um ano de idade? Por quê?
Deve ser um óleo rico em poliinsaturados, pois é indispensável à formação de certos órgãos, como olhos e cérebro.

3 – Pessoas com problemas intestinais costumam ingerir alimentos que não possuem gorduras, bem como as que querem perder peso. Em muitos casos, essas pessoas optam por biscoito do tipo “água e sal”. Essa é uma boa opção? Explique.
A opção não é boa, pois esses biscoitos têm muita gordura e alto conteúdo e alto conteúdo calórico.

4 – Um alimento apresenta a expressão “livre de gorduras trans”. Qual informação você procuraria em seu rótulo para saber se ele possui lipídios saudáveis?
Procuraria saber a quantidade de gorduras saturadas que o alimento possui.

5 – Qual é o óleo de cozinha mais utilizado onde você mora? Os “óleos do bem” predominam nos alimentos consumidos em sua casa?
Resposta pessoal.

6 – Muitos países defendem a proposta de proibir o consumo de certos alimentos ricos em gorduras saturadas em escolas. O que você acha da ideia? Quais argumentos poderiam ser utilizados a favor e contra essa ideia?
Resposta pessoal.

7 – Pesquise 15 produtos em sua casa e veja se o rótulo discrimina a presença de gordura hidrogenada e de gordura trans. Qual produto tem mais gordura trans?
Resposta pessoal.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Fabiana de Queiroz Lopes, Escola Antenor Navarro , Paraíba - disse:
    bisc.biana@gmail.com

    11/03/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades, inclusive me deu algumas ideias para trabalhar o tema em sala de aula. parabéns.


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