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Desvendando os mistérios das vitaminas e dos sais minerais - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as funções das vitaminas e sais minerais.

Dimensionar a importância nutricional das vitaminas.

Conhecer como prevenir doenças decorrentes de uma alimentação deficiente.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre as vitaminas e sais minerais.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: aprendendo sobre as vitaminas e sais minerais

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre as vitaminas e sais minerais (Vídeo 1). Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 encontra-se disponível.

Vídeo 1 - É Tempo de Química! - Vitaminas e Sais Minerais

 

 

 

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34924  acesso feito dia 08//9/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o texto denominado “Saiba a importância das vitaminas” (Texto 1). O Texto 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Saiba a importância das Vitaminas
Fonte: http://pcsaudavel.com/saude/2008/10/13/saiba-a-importancia-das-vitaminas/     acesso feito dia 08/09/2011

Concluída a leitura do texto, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – Autoridades médicas indicam que nossa alimentação deve ser diversificada. A recomendação de consumo de frutas e vegetais folhosos, de cor verde intensa, está presente nas mais diferentes orientações. Aponte pelo menos três razoes para isso.
A relação dessas folhas com as vitaminas A e K explica uma parte das recomendações. A outra razão diz a respeito ao fato de as substâncias vegetais que estão presentes nas folhas e que se transformam em vitamina A serem hidrossolúveis, portanto, sem os riscos normais que acompanham a ingestão de substâncias oleosas.  

2 – Por que não se conhecem os efeitos de consumo excessivo de várias vitaminas do complexo B? Por que o mesmo não se aplica à vitamina D?
O complexo B inclui vitaminas hidrossolúveis, cujo excesso é eventualmente eliminado com a urina. Com a vitamina D isso não ocorre, pois se trata de uma vitamina lipossolúvel, que se acumula no organismo.

3 – Em presídios e situações de confinamento é recomendado banho de Sol diariamente. Qual o fundamento desse procedimento?
A forma ativa da vitamina D ocorre na pele, quando ficamos expostos à luz solar. Assim, o banho de Sol é indispensável, mesmo para pessoas que vivem confinadas.
 

2ª atividade: descobrindo o valor dos alimentos

atividade

 

Nessa segunda atividade da aula, os alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Figura 1 e da Tabela 1 para, em seguida, responder o Questionário 2. Vale destacar que a Figura 1, a Tabela 1 e o Questionário 2 (este sem as respostas) deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Tabela 1

vitaminas

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

Questionário 2
 

1 – O que pode ocorrer devido à falta de vitaminas na alimentação?
Diversas doenças, como escorbuto (sangramento das gengivas), resultado de falta de vitamina C.

2 – Podem ocorrer problemas em decorrência do excesso de vitaminas? Explique.
Sim. As vitaminas que se dissolvem em óleo podem se acumular no organismo e causar doenças.

3 – Há alimentos que contêm diversas vitaminas? Se sim, cite alguns.
Resposta pessoal

4 – Cite exemplos de porções de alimentos que contém a quantidade de ácido fólico que deve ser ingerida por dia.
Lentilha (200 gr.), suco de laranja (300 mL) e espinafre (1 xícara e meia).

5 – Quais alimentos possuem ferro?
Mariscos, soja em grão (cozida), espinafre (cozido), feijão branco, lentilha ou grão de bico.

6 – Faça uma pesquisa dos alimentos geralmente consumidos na merenda da sua escola e verifique se todas as vitaminas estão presentes em quantidades suficientes.
Resposta pessoal

7 – Cite alimentos que são fontes de mais de uma vitamina.
Resposta pessoal

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em doze grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as vitaminas.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma vitamina, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: VITAMINA A
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_A      acesso feito dia 08/09/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/saude/vitamina_a.htm    acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 2: VITAMINA B1 OU TIAMINA
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiamina      acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-b1-tiamina.php   acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 3: VITAMINA B2 OU RIBOFLAVINA
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Riboflavina       acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:    http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_b2/index.php   acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 4: NIACINA OU ÁCIDO NICOTÍNICO
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Niacina      acesso feito dia 08/09/2011
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-b3-niacina-e-niacinamida-fator-pp.php  acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 5: BIOTINA
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotina    acesso feito dia 08/09/2011
Fonte: http://sounatural.com/2008/02/19/vitamina-d-3-3/      acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 6: ÁCIDO PANTOTÉNICO
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_pantot%C3%AAnico  acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-b5-acido-pantotenico.php    acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 7: ÁCIDO FÓLICO
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_f%C3%B3lico   acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:   http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3942&ReturnCatID=1775     acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 8: VITAMINA B12
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12   acesso feito dia 08/09/2011
Fonte: http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_b12/index.php   acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 9: VITAMINA C
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_asc%C3%B3rbico  acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:  http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_c/index.php    acesso feito dia 08/09/2011
 
GRUPO 10: VITAMINA D
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_D     acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:  http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_d/index.php  acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 11: VITAMINA E
Fonte:  http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_e/index.php  acesso feito dia 08/09/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tocoferol    acesso feito dia 08/09/2011

GRUPO 12: VITAMINA K
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_K  acesso feito dia 08/09/2011
Fonte:   http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_k/index.php   acesso feito dia 08/09/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das vitaminas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

Qual é a quantidade diária que uma pessoa adulta precisa dessa vitamina?
Quais são as funções dessa vitamina para o organismo?
A carência dessa vitamina pode provocar problemas?
Em quais alimentos essa vitamina pode ser encontrada?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao experimento devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento: identificando a vitamina C

Materiais:

  • 100 mL de solução de iodo
  • 100 mL de suco de limão puro
  • 100 mL de suco de laranja puro
  • 2 tubos de ensaio
  • 500 mL de água
  • 100 gr de farinha de trigo ou amido de milho
  • Estante para os tubos de ensaio
  • 1 béquer


Procedimento:

Nesse primeiro momento do experimento o/ professor/a deverá orientar os grupos a encherem com água os dois tubos de ensaio e o béquer.

Em seguida os grupos deverão pegar o béquer e colocar a farinha de trigo misturando bem. Depois de misturar a farinha na água, os grupos deverão pingar 30 gotas de solução de iodo no béquer.

Em um segundo momento será adicionado o conteúdo do béquer nos tubos de ensaio.

No primeiro tubo deverão ser adicionadas 15 gotas de suco de limão puro. No segundo tubo deverão ser adicionadas 15 gotas de suco de laranja puro. 

Depois de adicionarem os sucos nos respectivos tubos os grupos deverão observar o que acontece anotando toda a evolução do experimento.

Ao ser colocada a solução de iodo na mistura com farinha, esta imediatamente ficará preta ou azul arroxeada, devido a presença de amido.

A cor escura deverá desaparecer assim que forem colocados os sucos, pois a vitamina C ou ácido ascórbico interrompe a reação entre o amido e o iodo.

Fonte:   http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=665&IDENTIFICANDO+A+VITAMINA+C#top   acesso feito dia 08/09/2011

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, responder o Questionário 3. Posteriormente, a correção será executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Questionário 3 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, viae-mail.

Questionário 3

1 – Os marinheiros de séculos passados sofriam com doenças como o escorbuto (sangramento na gengiva) e o beribéri (degeneração de nervos e músculos). Por que os marinheiros eram vulneráveis a essas doenças?
Porque eles ficavam muito tempo em alto mar, com uma dieta que nem sempre era variada.

2 – Observe a tabela abaixo a respeito de vitaminas do complexo B e responda as questões abaixo:

Vitaminas

Doenças resultantes da carência

Fontes alimentares

Vitamina B1

Degeneração de nervos e músculos

Cereais integrais, fígado, ovos, frutas frescas

Vitamina B2

Irritação nos lábios, inflamação na língua, perturbações digestivas 

Ovos, amendoim, fígado, verduras, leite

Vitamina B12

Anemia

Leite, fígado, carnes em geral, peixes

a)      Qual a vitamina do complexo B cuja carência causa beribéri?
A vitamina B1

b)      Quais alimentos devem ser fornecidos a uma pessoa com beribéri?
Cereais integrais, fígado, ovos e frutas secas

c)      Qual das vitaminas do complexo B é mais frequente em alimentos de origem animal?
A vitamina B12

d)      Que alimento é igualmente rico nos três tipos de vitaminas da tabela?
O fígado contém as três vitaminas (B1, B2 e B12)

e)      É possível que uma pessoa desenvolva problemas cardíacos ou de aterosclerose consumindo alimentos ricos em vitaminas?
Sim, pois fígado, ovos e leite integral têm quantidades grande de colesterol

Recursos Complementares

Fonte: http://www.omundodacorrida.com/vitaminas.htm  acesso feito dia 08/09/2011

Fonte: http://www.feedingminds.org/level3/lesson1/vitamins_pt.htm  acesso feito dia 08/09/2011

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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