Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como conhecer, compreender e construir propagandas a partir da interação dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com a linguagem publicitária?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Propaganda: vamos divulgar nossos conhecimentos?

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância da propaganda nos dias atuais;
  • Perceber o conhecimento dos alunos sobre o que é propaganda;
  • Descobrir como construir uma propaganda;
  • Confeccionar propagandas para divulgar o conhecimento da turma sobre o tema;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o aluno já tenha experiência com diferentes tipos de textos tais como: parlendas, músicas, textos retirados de jornal etc.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para este momento é importante organizar a turma para uma roda de conversa. Professor, inicie o diálogo sobre a temática “propaganda”, sondando o que os alunos sabem. Essa estratégia pode despertar o interesse e o envolvimento dos alunos. Para isso, instigue- os a pensarem sobre as seguintes questões:

  • O que é uma propaganda?
  • Para que ela serve?
  • Como ela é organizada?
  • Em que lugares você já viu uma propaganda?

Professor, após esta etapa inicial de sondagem, construa um cartaz, utilizando cartolina, para organizar as ideias da turma sobre propaganda. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula. Organize a turma para fazer uma aula de campo pela escola. Explique que o objetivo dessa aula é observar na escola: os murais e as paredes e descobrirem possíveis propagandas ali afixadas, como por exemplo: campanhas de vacinação, divulgação de peças teatrais e outras. Após esse momento de observação, os alunos poderão conversar sobre o que descobriram e a importância de ler os cartazes afixados nos murais da escola.  

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cópia do cartaz de propaganda abaixo para cada aluno.  

 

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/aboutnews/2007/39/0019/?data=2007/02

 

Professor, explique que cada grupo terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para observar e conversar sobre o cartaz. Depois, solicite que cada grupo responda as questões abaixo, recorrendo ao registro escrito, para isso, utilize o caderno de Língua Portuguesa:

  • Qual o objetivo da propaganda?
  • Sobre o que é a propaganda?
  • Vocês se interessaram pelo produto oferecido?
  • Para que público de pessoas a propaganda foi pensada?
  • O que mais chamou a atenção de vocês na propaganda?

Em seguida, os grupos poderão socializar as suas respostas com a turma. É importante que os alunos percebam como a propaganda é organizada e o seu objetivo.

Atividade 2

Professor, escolha com a turma um tema para que pesquisem uma propaganda sobre o mesmo. Sugerimos as seguintes temáticas:

  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Esportes.

Organize os alunos em duplas e solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Os alunos terão como desafio escolher uma imagem de uma propaganda referente ao tema escolhido anteriormente. Veja os exemplos abaixo:  

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/imagens/cuidando.gif  

Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/dia-do-esporte12.jpg

Professor, imprima as imagens encontradas pelos alunos e solicite que cada dupla explique para a turma o motivo da escolha e quais são as características e os objetivos da propaganda que encontraram. Depois, distribua uma cartolina para cada dupla e peça para que colem a imagem escolhida e depois escrevam o que compreenderam da propaganda e o que mudariam ou acrescentariam na mesma. Os cartazes poderão ser expostos na sala de aula e serem observados por toda a turma. É importante que os alunos percebam que a propaganda tem como objetivo comunicar algo e que pode ser utilizada tanto para divulgar um produto a ser vendido como uma ideia.

Agora, a turma fará uma pesquisa na internet para descobrir os variados tipos de propaganda, a partir da utilização de diferentes mídias. Nossa sugestão é que os alunos reflitam sobre as maneiras de fazer uma propaganda. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo:

Propaganda com recurso de áudio:

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil acontece hoje no país todo  

Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2010/06/12/CAMPANHA-DE-VACINACAO-CONTRA-A-PARALISIA-INFANTIL-ACONTECE-HOJE-NO-PAIS-TODO.htm

 

Propaganda com recurso de cartazes:

Fonte: http://www.jota7.com/img/noticias/cartaz_vaci-infantil_2008.jpg

 

Propaganda com recurso de vídeo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TeyXad_boCg

Após as observações das três modalidades de propaganda apresentadas, solicite que os alunos falem sobre qual modalidade chamou mais a atenção e mais interessou a cada um. Depois, construa um cartaz coletivo com a turma contendo as características de cada modalidade de propaganda observada pelos alunos. Em seguida, afixe os cartazes no mural da sala de aula e proponha um momento de socialização das descobertas.

Atividade 3

Professor, que tal organizar os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e propor uma atividade de construção de uma propaganda? Para isso, converse com a turma sobre o cotidiano da escola, informe que poderão fazer uma propaganda de algo do seu dia a dia para ser divulgado pela escola. Temas como: a importância de se colocar o lixo no lixo; fechar a torneira após lavar as mãos; reciclagem de material reutilizável; jogos escolares e outros são relevantes para que a turma construa propagandas divulgando e comunicando algo para os demais sujeitos da comunidade escolar.

Professor, é importante que no momento da confecção da propaganda, os alunos observem os seguintes aspectos de uma propaganda:

Circulação: cartazes a serem expostos nos murais da escola.

Emissor: alunos.

Receptor: comunidade escolar.

Objetivo: divulgar a importância dos cuidados com o lixo e a água na escola.

Depois, você poderá fazer cópias das propagandas dos alunos e distribuir, juntamente com a turma, para as outras turmas e servidores da escola. A propaganda dos cuidados com o meio ambiente e com a escola também poderá ser feita através da rádio da escola (se houver), sendo que os alunos poderão elaborar uma fala e fazer a sua divulgação pela rádio.

Também sugerimos que a turma seja dividida em grupos de quatro ou cinco alunos com o objetivo de organizarem uma propaganda sobre o tema do cotidiano escolar escolhido, a partir de uma dramatização. Após todos terminarem a organização, deverão apresentá-la para a turma e você professor, poderá aproveitar para filmar esse momento. Depois, agende um horário com as outras turmas da escola para que assistam as propagandas feitas pelos alunos.

Professor, é importante realizar um diálogo com a turma sobre o que aprenderam sobre propaganda e a sua função em nosso dia a dia. Nesse momento, aproveite para trabalhar com as possíveis dúvidas ou mesmo dificuldades apresentadas pelos alunos.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o trabalho com propaganda, sugerimos o livro:

CURTO, Lluís Maruny et. al. Escrever e Ler. Vol 2. Materiais e Recursos para a sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade você poderá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “propaganda”.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.