17/07/2009
Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar as diferentes cores das borboletas observadas, a consistência do corpo da borboleta; a quantidade de partes que seu corpo tem; quantas pernas tem; a variação na quantidade de asas; como é a cabeça das borboletas.
Os conhecimentos das cores, da quantidade, da forma, da consistência, são conhecimentos prévios, mas como as crianças estão iniciando-se na elaboração do conhecimento de mundo, simultaneamente vão se apropriado desses conheciemntos.
Atividade 1 - Observar uma ou mais borboletas e descrever as suas carteristicas
Obs. Para o desenvolvimento dessa atividade o(a) professor(a) deve procurar um colecionador ou fazer visita a algum museu que faça exposição de diferentes espécies de borboletas. Caso não conte com nenhum desses recursos pode procurar uma borboleta morta, mas com bom estado, para proceder o estudo. Deve haver essa preocupação e orientação com as borboletas para ensinar as crianças a preservarem a natureza. Nesse primeiro momento é importante que elas percebam e apontem as características das próprias borboletas. Caso consiga um dos dois primeiros recursos, os docentes devem desenvolver uma atividade que desperte a atenção das crianças e o envolvimento .
1º Momento - Na observação e descrição das cracterísticas das borboletas o(a) professor(a) procura despertar a atenção e concentração das crianças. Nesse momento, as crianças observam a coleção de borboletas e os professores ou o colecionador faz seguinte sequência:
Figura 1 - Fotos de uma coleção de borboletas.
Em cada operação dessa o(a) professor(a) registra as observações das crianças por meio de desenhos e da escrita. O registro na lousa ou em uma catolina é feito com ajuda das crianças que vão verbalizando o que e como o(a) professor(a) deve desenhar e registrar por escrito.
Obs. Trabalhar as borboletas voltando a atenção das crianças para as caracteristicas de ser vivo é favorecer aquisição e ampliação dos conhecimento de mundo, a vivência com o mundo dos organismos vivos. Neste sentido, o(a) professor(a) deve orientar o trabalho pedagógico para a percepção da função de alimentação, de reação e reprodução.
Atividade 2 - Estabelecer relações entre a necessidade de alimento e a vida.
1º Momento - O(A) professor(a) pode iniciar a atividade perguntado para as crianças se as borboletas se alimentam; como obtém o seu alimento e porque elas se alimentam. Essa conversa inicial ajuda o docente a estruturar a aula de modo que as crianças consigam participar com efetividade, em seguida apresenta ilustrações de situações em que as borboletas estão a busca dos seus alimentos e vai explorando a ideia de que os alimentos são fontes de energia para o corpo se man ter vivo, crescer e re alizar atividades.
Fonte: images.katrix.com.br/img/katrix1/Borboletas_2...
Para a compreensão do que seja energia, crescimento e atividade, os professores tomam como referência o próprio corpo das crianças, as suas necessidades; as suas atividades e o seu crescimento.
O(A) professor(a) avalia se as crianças vão agregando a sua linguagem as cracterísticas das borboletas; se começam a desenvolver a habilidade de descrever as borboletas observadas; se conseguem estabelecer relações entre as borboletas e outros seres vivos. Essa avaliação dá-se no momento em que as crianças desenvolvem diferentes atividades.
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