Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA : quem tu és?

 

17/07/2009

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes cores das borboletas observadas, a consistência do corpo da borboleta; a quantidade de partes que seu corpo tem; quantas pernas  tem; a variação na quantidade de asas; como é a cabeça das borboletas.  

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, em média de 10 a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos das cores, da quantidade, da forma, da consistência, são conhecimentos prévios, mas como as crianças estão iniciando-se na elaboração do conhecimento de mundo, simultaneamente vão se apropriado desses conheciemntos.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Observar uma ou mais borboletas e descrever as suas carteristicas

Obs. Para o desenvolvimento dessa atividade o(a) professor(a) deve procurar um colecionador ou fazer visita a algum museu que faça exposição de diferentes espécies de borboletas. Caso não conte com nenhum desses recursos pode procurar uma borboleta morta, mas com bom estado, para proceder o estudo. Deve haver essa preocupação e orientação com as borboletas para ensinar as crianças a preservarem a natureza. Nesse primeiro momento é importante que  elas  percebam e apontem as características das próprias borboletas. Caso consiga um dos dois primeiros recursos, os docentes devem desenvolver uma atividade que desperte a atenção das crianças e o envolvimento .

 1º  Momento - Na observação e descrição das cracterísticas das borboletas o(a) professor(a) procura despertar a atenção e concentração das crianças. Nesse momento,  as crianças observam a coleção de borboletas e os professores ou o colecionador faz seguinte sequência:

  • destacar as cores das borboletas; nessse momento se faz a pergunta sobre a cor de cada borboleta, se as crianças não reconhecem as cores, os professores ajudam na identificação.
  • contar a quantidade de asas;
  • levantar as asas de uma borboleta (que esteja fora da caixa), com uma pinça, e contar  as partes que aparecem na divisão do corpo;
  • destacar as pernas da borboleta fora da coleção, contá-las e comparar a quantidade com as das pernas das outras borboletas da coleção, que se encontram como recurso didático;
  • observar a cabeça das borboletas com uma lupa para destacar o que pode ser visto, nesse momento, as crianças expressam em voz alta o que conseguem perceber.

Figura 1 - Fotos de uma coleção de borboletas.

Em cada operação dessa o(a) professor(a) registra as observações das crianças por meio de desenhos e da escrita.  O registro na lousa ou em uma catolina é feito com ajuda das crianças que vão verbalizando o que e como o(a) professor(a) deve desenhar e registrar por escrito.

Obs. Trabalhar as borboletas voltando a atenção das crianças para as caracteristicas de  ser vivo é  favorecer aquisição e ampliação dos conhecimento de mundo, a vivência com o mundo dos organismos vivos. Neste sentido, o(a) professor(a) deve orientar o trabalho pedagógico para a percepção da função de alimentação, de reação e reprodução.

Atividade 2 -  Estabelecer relações entre a necessidade de alimento e a vida.

1º Momento - O(A) professor(a) pode iniciar a atividade perguntado para as crianças se as borboletas se alimentam; como obtém o seu alimento e porque elas se alimentam.  Essa conversa inicial  ajuda o docente a estruturar a aula de modo que as crianças consigam participar com efetividade, em seguida apresenta ilustrações de situações em que as borboletas estão a busca dos seus alimentos e vai explorando a ideia de que os alimentos são  fontes de energia para o corpo se man ter vivo, crescer e re alizar atividades.

 

Fonte: images.katrix.com.br/img/katrix1/Borboletas_2...

Para a compreensão do que seja energia, crescimento e atividade, os professores tomam como referência o próprio corpo das crianças, as suas necessidades; as suas atividades e o seu crescimento.  

Avaliação

O(A) professor(a) avalia se as crianças vão agregando a sua linguagem as cracterísticas das borboletas; se começam a desenvolver a habilidade de descrever as borboletas observadas; se conseguem estabelecer relações entre as borboletas e outros seres vivos. Essa avaliação dá-se no momento em que as crianças desenvolvem diferentes atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.