14/09/2011
Conhecendo os sons dos animais
LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos, o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre os sons dos animais, quais são conhecidos por eles e quais teriam curiosidade de descobrir. É importante, observar as expressões dos alunos ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento. Para esse momento, sugerimos a escrita, em uma cartolina, dos nomes dos animais citados pelos alunos. Depois, afixe o cartaz no painel da sala de aula.
Agora, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para ouvirem o som dos animais:
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/som_dos_animais.htm
Depois de ouvirem os sons dos animais, proponha uma brincadeira no pátio da escola. Veja a seguir a sugestão da adaptação, proposta por nós, da brincadeira do folclore brasileiro “Pare Bola”:
Pare Bola!
Cada aluno escolhe um animal para representar o seu movimento e o som que o mesmo emite, durante a brincadeira. O professor deverá sugerir um aluno para iniciar a brincadeira com a bola. Esse aluno deverá jogar a bola para cima e falar o nome de um dos animais que os colegas escolheram. Ao lançar a bola para cima os outros participantes deverão sair de perto do colega imitando o animal escolhido (Exemplo: quem escolher a cobra, deverá se afastar do colega rastejando pelo chão e fazendo o som emitido pela cobra). O colega escolhido ao ser lançada a bola, precisará correr para pegá-la e gritar “Pare Bola!”. Nesse instante todos os alunos que estiverem fugindo imitando um animal deverão parar imediatamente e ficarem como uma estátua. O colega com a bola deverá saltar três passos e tentar acertá-la em um colega mais próximo a ele. Se acertar no colega, o mesmo será o próximo a lançar a bola. Caso não acerte a bola no colega ele deverá lançá-la e a brincadeira inicia-se novamente.
Após a brincadeira, os alunos poderão fazer o seguinte registro:
Hoje realizamos uma brincadeira muito legal: “Pare Bola”. Agora, que tal escrever o nome do animal que você escolheu?
____________________________________________________________________________
Tente representar com um desenho, o animal e o som que ele faz:
|
Quando todos os alunos terminarem a atividade, disponibilize um momento da aula para que eles socializem as suas produções para a turma.
Atividade 2
Professor, organize a turma em duplas e solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e encontrem os sítios sugeridos abaixo. Oriente os alunos para que façam uma pesquisa para descobrirem a importância e a função dos sons emitidos pelos animais.
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/128/por-que-os-sapos-cantam
Por que os anfíbios coaxam?
Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c
Após lerem e assistirem aos vídeos sugeridos, proponha um diálogo com a turma para que os alunos falem sobre a importância do coaxar do sapo para a reprodução dessa espécie. Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências os conhecimentos construídos sobre o coaxar dos sapos.
Em seguida, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido abaixo, para que responda a questão: “Por que os cachorros pequenos latem mais?”.
Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/cachorros-pequenos-latem-mais-447646.shtml
Converse com a turma sobre as descobertas que os alunos fizeram a partir da leitura do texto e se perceberam que os cachorros pequenos latem mais. Também, promova uma discussão com o grupo, sobre a função do latido para o cão. Os alunos poderão falar que os cachorros latem: para defender o ambiente onde moram; para se protegerem e aos seus donos, quando se sentem ameaçados e em outras situações.
Agora, nos sítios abaixo a turma poderá descobrir o nome dado a cada som emitido pelos diferentes animais. Para isso, auxilie a turma na leitura online:
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2007/07/vozes_de_animai.html
Fonte: http://www.redevet.com.br/curiosid/sonsanim.htm
Após as descobertas, proponha uma atividade em que os alunos devem escrever o nome dado ao som que os animais fazem. Os alunos poderão escolher os animais que mais se interessaram após as pesquisas e as consultas nos sítios sugeridos e criarem uma tabela no caderno de Ciências como a que sugerimos abaixo:
Animal |
Nome dado ao som |
Cachorro |
Ladra, late, rosna ou uiva |
Gato |
Mia, rosna, ronrona ou bufa |
Canário |
Canta, gorjea, trina ou trila |
Galinha |
Cacareja |
Cavalo |
Relincha |
Sapo |
Coaxa |
Abelha |
Zumbe |
Depois do registro, cada aluno poderá apresentar para a turma a sua produção.
Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que percebam o som emitido pelo grilo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=59gbRTzNnZs&feature=related
Após as descobertas realizadas a partir do vídeo, que tal fazer uma brincadeira com a turma? Para isso, providencie uma folha com algumas imagens de animais conhecidos pelos alunos e distribua uma cópia para cada um. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da autora
Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Convide um aluno de cada grupo para imitar o som de um dos animais da cartela. Os alunos terão como desafio, marcarem a imagem do animal imitado pelo colega, podendo utilizar para isso, um pedacinho de EVA, papel ou mesmo um grão de milho sobre a imagem. Vence o jogo o grupo que conseguir adivinhar todos os sons e o seu animal correspondente.
Atividade 3
Professor, trabalhe com a turma o registro dos sons nas histórias em quadrinhos denominados onomatopeias. Para isso, organize a turma em duplas e auxilie-as a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio da “Turma da Mônica em Quadrinhos” sugerido abaixo para realizarem a leitura da história em quadrinhos.
Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=487057#
Converse com a turma sobre o que são onomatopeias e se conhecem alguma outra que não foi mostrada na história acima. É importante que a turma perceba que as onomatopeias servem para representar um fonema ou palavra com um som reproduzido por ruídos, gritos, sons dos animais, barulho de máquinas e outros. Para melhor compreender a função das onomatopeias, disponibilize uma cópia para cada aluno das histórias em quadrinhos sugeridas abaixo e solicite que observem as onomatopeias ali presentes.
Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Após a leitura, construa coletivamente com a turma uma história em quadrinhos na qual utilizem onomatopeias. Para isso, distribua uma folha de papel para cada aluno, como a sugerida abaixo:
Título:__________________________________________
Fonte: Acervo da autora.
Professor, construa o texto com a turma e depois possibilite um tempo, para que os alunos ilustrem cada quadrinho de acordo com a história criada por eles. Depois, afixe as produções no painel da sala de aula, para que todos os alunos, possam observar os desenhos e as onomatopeias utilizadas. Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar suas opiniões.
Dialogue com a turma, sobre o que aprenderam a respeito dos sons emitidos pelos animais e a função dos mesmos tais como: reprodução, proteção e outras. Também é importante conversar com a turma sobre o objetivo das onomatopeias nas histórias em quadrinhos, as quais possibilitam, a partir da escrita, imitar os sons de objetos que tornam a história mais interessante.
Professor, para outras informações sobre os sons dos animais acesse o sítio: http://culturapopular.no.sapo.pt/sons_ani/sonsanim.htm
Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!