Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar com os sons emitidos por animais?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Conhecendo os sons dos animais

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar tipos de sons emitidos pelos animais;
  • Ampliar a percepção auditiva;
  • Explorar diferentes tipos de sons a partir de músicas;
  • Desenvolver expressão corporal a partir dos sons dos animais;
  • Trabalhar as onomatopeias a partir de histórias em quadrinhos;
  • Ampliar a percepção auditiva;
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos, o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre os sons dos animais, quais são conhecidos por eles e quais teriam curiosidade de descobrir. É importante, observar as expressões dos alunos ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento. Para esse momento, sugerimos a escrita, em uma cartolina, dos nomes dos animais citados pelos alunos. Depois, afixe o cartaz no painel da sala de aula.

Agora, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para ouvirem o som dos animais:

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/som_dos_animais.htm

Depois de ouvirem os sons dos animais, proponha uma brincadeira no pátio da escola. Veja a seguir a sugestão da adaptação, proposta por nós, da brincadeira do folclore brasileiro “Pare Bola”:

 

Pare Bola!

Cada aluno escolhe um animal para representar o seu movimento e o som que o mesmo emite, durante a brincadeira. O professor deverá sugerir um aluno para iniciar a brincadeira com a bola. Esse aluno deverá jogar a bola para cima e falar o nome de um dos animais que os colegas escolheram. Ao lançar a bola para cima os outros participantes deverão sair de perto do colega imitando o animal escolhido (Exemplo: quem escolher a cobra, deverá se afastar do colega rastejando pelo chão e fazendo o som emitido pela cobra). O colega escolhido ao ser lançada a bola, precisará correr para pegá-la e gritar “Pare Bola!”. Nesse instante todos os alunos que estiverem fugindo imitando um animal deverão parar imediatamente e ficarem como uma estátua. O colega com a bola deverá saltar três passos e tentar acertá-la em um colega mais próximo a ele. Se acertar no colega, o mesmo será o próximo a lançar a bola. Caso não acerte a bola no colega ele deverá lançá-la e a brincadeira inicia-se novamente.

Após a brincadeira, os alunos poderão fazer o seguinte registro:  

 

Hoje realizamos uma brincadeira muito legal: “Pare Bola”. Agora, que tal escrever o nome do animal que você escolheu?

____________________________________________________________________________

Tente representar com um desenho, o animal e o som que ele faz:

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos os alunos terminarem a atividade, disponibilize um momento da aula para que eles socializem as suas produções para a turma.

Atividade 2

Professor, organize a turma em duplas e solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e encontrem os sítios sugeridos abaixo. Oriente os alunos para que façam uma pesquisa para descobrirem a importância e a função dos sons emitidos pelos animais.

 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/128/por-que-os-sapos-cantam

Por que os anfíbios coaxam?

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php

Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c

Após lerem e assistirem aos vídeos sugeridos, proponha um diálogo com a turma para que os alunos falem sobre a importância do coaxar do sapo para a reprodução dessa espécie. Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências os conhecimentos construídos sobre o coaxar dos sapos.

Em seguida, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido abaixo, para que responda a questão: “Por que os cachorros pequenos latem mais?”.

Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/cachorros-pequenos-latem-mais-447646.shtml

Converse com a turma sobre as descobertas que os alunos fizeram a partir da leitura do texto e se perceberam que os cachorros pequenos latem mais. Também, promova uma discussão com o grupo, sobre a função do latido para o cão. Os alunos poderão falar que os cachorros latem: para defender o ambiente onde moram; para se protegerem e aos seus donos, quando se sentem ameaçados e em outras situações.

Agora, nos sítios abaixo a turma poderá descobrir o nome dado a cada som emitido pelos diferentes animais. Para isso, auxilie a turma na leitura online:

 

Fonte: http://obviousmag.org/archives/2007/07/vozes_de_animai.html  

Fonte: http://www.redevet.com.br/curiosid/sonsanim.htm

Após as descobertas, proponha uma atividade em que os alunos devem escrever o nome dado ao som que os animais fazem. Os alunos poderão escolher os animais que mais se interessaram após as pesquisas e as consultas nos sítios sugeridos e criarem uma tabela no caderno de Ciências como a que sugerimos abaixo:  

 

Animal

Nome dado ao som

Cachorro

Ladra, late, rosna ou uiva

Gato

Mia, rosna, ronrona ou bufa

Canário

Canta, gorjea, trina ou trila

Galinha

Cacareja

Cavalo

Relincha

Sapo

Coaxa

Abelha

Zumbe

Depois do registro, cada aluno poderá apresentar para a turma a sua produção.

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que percebam o som emitido pelo grilo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:  

 

Sons dos Animais 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=59gbRTzNnZs&feature=related

Após as descobertas realizadas a partir do vídeo, que tal fazer uma brincadeira com a turma? Para isso, providencie uma folha com algumas imagens de animais conhecidos pelos alunos e distribua uma cópia para cada um. Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Acervo da autora

Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Convide um aluno de cada grupo para imitar o som de um dos animais da cartela. Os alunos terão como desafio, marcarem a imagem do animal imitado pelo colega, podendo utilizar para isso, um pedacinho de EVA, papel ou mesmo um grão de milho sobre a imagem. Vence o jogo o grupo que conseguir adivinhar todos os sons e o seu animal correspondente.

Atividade 3

Professor, trabalhe com a turma o registro dos sons nas histórias em quadrinhos denominados onomatopeias. Para isso, organize a turma em duplas e auxilie-as a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio da “Turma da Mônica em Quadrinhos” sugerido abaixo para realizarem a leitura da história em quadrinhos.  

Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=487057#

Converse com a turma sobre o que são onomatopeias e se conhecem alguma outra que não foi mostrada na história acima. É importante que a turma perceba que as onomatopeias servem para representar um fonema ou palavra com um som reproduzido por ruídos, gritos, sons dos animais, barulho de máquinas e outros. Para melhor compreender a função das onomatopeias, disponibilize uma cópia para cada aluno das histórias em quadrinhos sugeridas abaixo e solicite que observem as onomatopeias ali presentes.

 

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm

Após a leitura, construa coletivamente com a turma uma história em quadrinhos na qual utilizem onomatopeias. Para isso, distribua uma folha de papel para cada aluno, como a sugerida abaixo:  

 

Título:__________________________________________

Fonte: Acervo da autora.

Professor, construa o texto com a turma e depois possibilite um tempo, para que os alunos ilustrem cada quadrinho de acordo com a história criada por eles. Depois, afixe as produções no painel da sala de aula, para que todos os alunos, possam observar os desenhos e as onomatopeias utilizadas. Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar suas opiniões.

Dialogue com a turma, sobre o que aprenderam a respeito dos sons emitidos pelos animais e a função dos mesmos tais como: reprodução, proteção e outras. Também é importante conversar com a turma sobre o objetivo das onomatopeias nas histórias em quadrinhos, as quais possibilitam, a partir da escrita, imitar os sons de objetos que tornam a história mais interessante.

Recursos Complementares

Professor, para outras informações sobre os sons dos animais acesse o sítio: http://culturapopular.no.sapo.pt/sons_ani/sonsanim.htm

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.