14/09/2011
De lagarta a borboleta, que bela experiência - UCA
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender o processo da metamorfose, tendo como referência o exemplo de transformação da lagarta em borboleta, é necessário que: saibam expor seus pensamentos e ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvi-los, solicite que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra METAMORFOSE. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila De La Bedoyere, Editora Zastras.
Esta história tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
Imagem do livro:
Fonte: Arquivo da autora
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação dos alunos, por intermédio da história, proponha que façam coletivamente, uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
Para tanto, você poderá realizar a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluído o desenho, imprima-o e exponha no mural da sala de aula.
Se os alunos, não possuírem o laptop você poderá realizar outros registros, como, por exemplo: pintura ou desenho em folha branca utilizando outros recursos: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.
Para finalizar essa atividade leve os alunos ao Laboratório de Informática ou solicite que acessem alguns vídeos sobre a transformação da borboleta utilizando no laptop o programa Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:
Vídeo - "A borboleta e a lagarta" do grupo Palavra Cantada
http://www.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0
Vídeo - "Metamorfose da borboleta”
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/metamorfose-da-borboleta.html
Vídeo - "A metamorfose da borboleta" do grupo Cocoricó
http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, solicite que os alunos utilizem os laptops Classmate e acessem alguns vídeos que apresentam cenas reais da transformação. Oriente-os a seguirem os seguintes passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Sugerimos os seguintes vídeos:
A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS
http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc
O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk
O sítio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 também aborda sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos pelos alunos sobre o tema.
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala de aula, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:_________________________________________________ 2º ano_____
1ª fase: ovo
|
2ª fase: larva
|
3ª fase: pupa |
4ª fase: adulta
|
Como atividade de registro no caderno, utilize a imagem abaixo para numerar as fases da transformação da lagarta em borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulta.
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/ciclo-de-vida-borboleta.html
Professor, se preferir, elabore com os alunos uma apresentação da transformação da lagarta em borboleta utilizando o programa KPresenter do laptop Classmate, seguindo os comandos a seguir: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).
Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar este Modelo”.
Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Metamorfose da borboleta”.
Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.
Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome da 1ª fase da transformação, exemplo: 1ª fase: OVO
Agora você deverá orientar os alunos para inserirem a imagem desta fase. Sugerimos: abram o programa Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem o sítio www.google.com.br ,a seguir digitem: ovos de lagarta e cliquem em imagem e depois em pesquisar, selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário.
Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagem Ovo) e escolham a imagem que representa a 1ª fase da transformação, nesse caso, exemplificado, imagem do ovo; apertem OK e cliquem com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.
Repitam o processo para inserirem as outras fases da transformação, em novos slides.
Assim que terminarem, salvem o arquivo: cliquem em aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.
Para visualizar as apresentações clique na aba apresentação > iniciar
Professor, aproveitando os mesmos grupos organize os alunos para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta. Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida. Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada. A produção de textos poderá ser realizada no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Professor caminhe pela sala de aula e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos. Concluída essa etapa, solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem. Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.
Professor, neste momento proponha a realização de um jogo online de quebra cabeça sobre borboletas. Utilizando o laptop, solicite aos alunos que sigam as seguintes orientações: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço, peça para digitarem o link indicado abaixo com atenção, você poderá escrever na lousa para facilitar a compreensão.
http://www.zoolabo.com/por/borboleta/puzzle-com-uma-borboleta.html
Imagem do jogo
Os alunos poderão jogar individualmente ou em duplas alternando a vez de jogar.
Se preferir, construa com os alunos um jogo de quebra-cabeça:
Você vai precisar de:
Peça aos alunos para desenharem uma borboleta, ou se preferirem, poderão fazer sobre o tema trabalhado nesta aula, a metamorfose dela.
Fonte: Acervo da autora
Oriente os alunos a recortarem o desenho em várias partes.
Agora, é hora de jogar!!
Peça para os alunos montarem o quebra- cabeça individualmente ou em duplas, em seguida, solicite que troquem com os seus pares, a fim de montarem diversos quebra- cabeças.
Fonte: Acervo da autora
Professor, possibilite um momento de diálogo sobre a metamorfose da borboleta, a partir das atividades vivenciadas pelos alunos. Estimule-os a darem opiniões, justificando suas respostas.
Professor, avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos. Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados. Nesse sentido,é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas,avalie perguntando, observando, registrando as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a metamorfose da borboleta, bem como o uso do laptop Classmate nas atividades, retomando sempre que for necessário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!