20/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Elaborar conceitos sobre o racismo
Conhecer sobre origens do racismo e suas consequências na sociedade atual
Entender as bases legais sobre a lei do racismo
Identificar atitudes de racismo no seu cotidiano e propor alternativas para superá-lo
Os laptops serão usados nesta aula. Para tanto, é preciso que os alunos saibam navegar pela Internet usando o Mozilla.
Aulas 1, 2 e 3
Exiba para os alunos o seguinte filme:
Título: Amistad
Diretor: Steven Spielberg
Ano: 1997, EUA
Duração: 154 min
Dada a longa duração deste filme, seria interessante o professor interagir com outros professores e passar o filme em três aulas seguidas, fazendo uma só sessão. Pode-se pensar no trabalho interdisciplinar.
Terminado o filme, organize a discussão do filme da seguinte forma:
I. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos que se reunirão para debaterem as perguntas.
II. Insira cada pergunta em um envelope e dê a cada grupo um destes envelopes.
III. Os alunos irão discutir as perguntas.
Sugestão de perguntas para o debate:
Aula 4
I. Retome o filme assistido colhendo dos alunos mais impressões sobre o mesmo. Reporte os alunos à questão do racismo Americano iniciando um debate sobre o racismo Brasileiro.
Sugestão:
Faça no quadro um paralelo entre o que viram no filme e o que acontece em nosso país. Exemplos: Como é o racismo no filme, suas manifestações e como isto se dá no Brasil;
Quem e como defendem os direitos dos escravos no filme e como era no Brasil; Como era a sociedade escravagista nos Estados Unidos e como era no Brasil.
II. Os alunos, em grupos, irão pesquisar algumas explicações sobre a origem do racismo.
1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos. Esta pesquisa será realizada em sala de aula. Os grupos subdividem as atividades: pesquisa na internet, redação do texto, busca de recursos ilustrativos, formas de apresentação do trabalho.
2. Divida os temas entre os grupos:
grupo 1: Origens do racismo na antiguidade. O grupo responderá: Qual a explicação para a origem do racismo naquela época?
grupo 2: Origens do racismo no Brasil. O grup responderá: Qual a explicação do surgimento do racismo no Brasil?
grupo 3: Os conceitos de raça e etnia.Qual a diferenciação entre raça e etnia?
Site para o grupo 1: http://dial-b2-161-64.telepac.pt/trabalhos/2006-2007/racismo_e_xenofobia/nova_pagina_2.htm
Site para o grupo 2: http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm
Site para o grupo 3: http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q2/entendendo-o-racismo-no-cotidiano.html, acesso em 08.09.2011.
3. Terminada a exploração deste material, os alunos enviarão este material para os emails dos demais grupos. Peça que cada grupo crie um email com um nome bem interessante para receber este material. Cada grupo irá administrar quaisquer outros materiais que porventura venham encontrar sobre a temática, alimentando os emails dos outros grupos.
Aula 5
Nesta aula o professor trabalhará a questão do racismo no dia a dia, suas consequências e suas implicações legais.
I. Inicie com um debate sobre exemplos de racismo que os alunos já tenham presenciado, sofrido ou cometido.
II. Peça que os alunos, em grupos de 5 ou 6, tomem uma situação real de racismo cometido ou sofrido por alguém do grupo ou alguém próximo e o que poderia ser feito para superar tal situação ou evitar que venha a se repetir.
III. Terminado o trabalho nos grupos, remeta os alunos para o sequinte site que discorre sobre a lei antirracismo:
http://www.soleis.adv.br/racismo.htm, acesso em 08.09.2011.
IV. Após consultar este site, os alunos socializam nos emails criados pelos grupos suas impressões desta lei, seus avanços e o que ainda não acontece na prática.
V. Peça que os grupos confeccionem cartazes informativos para colocarem nos corredores da escola ou então que confeccionem panfletos para distribuírem pela comunidade informando sobre a lei do racismo e as penalidades, suas consequências para a sociedade atual, além de um breve texto sobre o racismo. Nos grupos, dividem as tarefas: redação do texto, arte final, confecção do material e panfletagem.
VI. Escolha, com os alunos, um dia para esta panfletagem ocorra na escola ou em algum local estratégico no bairro: feira-livre, comércio, associação, praça pública, etc.
Mais filmes:
Nestes sites o professor encontrará uma lista com filmes que tratam da temática do racismo:
http://listasde10.blogspot.com/2009/11/10-filmes-sobre-racismo.html, acesso em 12.09.2011.
http://www.cinedica.com.br/Lista-De-Filmes-Filmes-sobre-racismo-62.php, acesso em 12.09.2011.
Material sobre Relações étnico-raciais do Centro de Referência Virtual do Professor de MG:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=122060&tipo=ob&cp=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca, acesso em 12.09.2011.
A avaliação será contínua, ao longo das atividades. Avalie a criticidade dos alunos e o quanto puderam absorver dos conteúdos, principalmente no que se refere à questão das origens do racismo e de suas consequências na sociedade atual.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2012
Cinco estrelasgostei pois foi trabalhado a Lei 10639/2003 /com vídeo bem divididos em 05 aulas/houve preocupação com a avaliação e com a aprendizagem dos alunos em relação ao racismo.
28/03/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula pois precisamos trabalhar a Lei 10.639/2003 /foi utilizado o fime e outros recursos e divididos em 05 aulas devido a duração do mesmo.
12/03/2012
Quatro estrelasGostei da aula, pois é importante conhecer as origens do racismo
22/09/2011
Cinco estrelasAula interessante , bem planejada