22/07/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
observar e falar das borboletas, destacar cores e outras características.
O ensino de Ciências Naturais na Educação infantil, com crianças na faixa etária de 3 anos, se constitui em um processo de familiarização com o mundo natural, a partir da aprendizagem em interação com seus parceiros da mesma idade e com os adultos professores. As relações que elas estabelecem com os seres vivos, nessa faixa etária, consiste em um processo de formação pessoal e social, na formação do seu pensamento, na aquisição do seu conhecimento, de suas habilidades e atitudes. Neste sentido, nas primeiras atividades realizadas com o tema borboleta devem ser observados quais as referências que são expressas quando as crianças entram em contato com esta espécie de inseto.
Atividade 1: Escolha do tema
1º Momento: O tema borboleta pode surgir de várias formas, a partir do interesse de algum aluno, ou de um passeio no jardim da escola, onde são observadas uma ou várias borboletas, ou quando alguém trouxer esse inseto para sala de aula. No caso dessa aula, destacamos a segunda situação. exemplo: Diante de uma borboleta branca as crianças ficaram enfeitiçadas. Em um caso como esse, o(a) professor(a) pode aproveitar para perguntar:
o que é isso que está voando?
como é o nome desse ser?
Que cor ele tem?
FIGURA 1 - foto de uma borboleta no jardim da Escola.
atividade 2: Conversa inicial sobre borboletas.
1º Momento: O(A) professor(a) aproveita a situação real para captar a borboleta, de modo que a preserve viva; deve levá-la para a sala e iniciar o estudo sobre as borboletas. Primeiro inicia pelo nome, depois pelas características perceptíveis. Esse é o momento do(a) professor(a) colocar as crianças para falar o nome do ser vivo que se encontra na sala, de observarem a borboleta e apontar o que estão vendo, expressando por meio de palavras; e finalmente devolver a borboleta ao jardim da escola e explicar porque a turma não deve ficar com ela.
Deve ser avaliado o nível de expressão das crianças, o que elas dizem sobre as borboletas; e as relações que estabelecem ao ver uma borboleta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!