Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: uma conversa inicial

 

22/07/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

observar e falar das borboletas, destacar cores e outras características.

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, em média de 10 a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 
Estratégias e recursos da aula
                                       

O ensino de Ciências Naturais na Educação infantil, com crianças na faixa etária de 3 anos, se constitui em um processo de familiarização com o mundo natural, a partir da aprendizagem em interação com seus parceiros da mesma idade e com os adultos professores. As relações que  elas estabelecem com os seres vivos, nessa faixa etária, consiste em um processo de formação pessoal e social, na formação do seu pensamento, na aquisição do seu conhecimento, de suas habilidades e atitudes. Neste sentido, nas primeiras atividades realizadas com o tema borboleta devem ser observados quais as referências que são expressas quando as crianças entram em contato com esta espécie de inseto.

Atividade 1: Escolha do tema


1º Momento: O tema borboleta pode surgir de várias formas, a partir do interesse de algum aluno, ou de um passeio no jardim da escola, onde são observadas uma ou várias borboletas, ou quando alguém trouxer esse inseto para sala de aula. No caso dessa aula, destacamos a segunda situação. exemplo: Diante de uma borboleta branca as crianças ficaram enfeitiçadas. Em um caso como esse,  o(a) professor(a) pode aproveitar para perguntar:

o que é isso que está voando?

como é o nome desse ser?

Que cor ele tem?

FIGURA 1 - foto de uma borboleta no jardim da Escola.

atividade 2: Conversa inicial sobre borboletas.


1º Momento: O(A) professor(a) aproveita a situação real para captar a borboleta, de modo que a preserve viva; deve levá-la para a sala e iniciar o estudo sobre as borboletas. Primeiro inicia pelo nome, depois pelas características perceptíveis. Esse é o momento do(a) professor(a) colocar as crianças para falar o nome do ser vivo que se encontra na sala, de observarem a borboleta e apontar o que estão vendo, expressando por meio de palavras; e finalmente devolver a borboleta ao jardim da escola e explicar porque a turma não deve ficar com ela.

Avaliação

Deve ser avaliado o nível de expressão das crianças, o que elas dizem sobre as borboletas; e as relações que estabelecem ao ver uma borboleta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.