Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como conscientizar os alunos sobre o desperdício da água no meio ambiente?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da água para a vida;
  • Listar hábitos e atitudes do consumo de água por parte das famílias;
  • Pesquisar e analisar o consumo de água da casa de sua família;
  • Conhecer o sistema de tratamento de água da sua cidade;
  • Aprender a economizar água a partir de atitudes simples no cotidiano;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,conscientizar os alunos, sobre o desperdício da água no meio ambiente é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: preservação do meio ambiente, importância da água para manutenção da vida, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint, KWord, Mozila Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente de uma forma criativa a história “A Turma da Água”, você poderá utilizar vários recursos: data show, retroprojetor, cartazes com os desenhos ou acessando o sítio: http://www.uniagua.org.br/, através do seu laptop seguindo os passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Nós somos a TURMA DA ÁGUA

 

Venha nos conhecer...

 

 

Eu sou a Gotilde, a gotinha de água limpa, tratada.
Pronta para beber. Adoro frutas, verduras, legumes, mãos limpas, de filtro d'água, banho. Bastante higiene. Mas detesto desperdício de água.
Vovó Gota diz que no tempo dela eu não precisaria ser tratada, pois quase todas as gotinhas eram limpas.

 

 

 

 

 

 

Oi, eu sou o Pingote, a gotinha suja, vítima da poluição. Eu não gosto de ser sujo, mas, moro ao lado de um rio onde as pessoas vivem atirando lixo.
Adoro a Gotilde, mas ela disse que para conseguir namorar com ela, terei que passar por um rigoroso tratamento de água, afinal o amor é puro. Se as pessoas parassem de atirar lixo em mim, eu ficaria limpo naturalmente.

 

 

 

 

Olá amiguinhos, eu sou a Vovó Gota. Sou do tempo que era tudo muito natural, bebíamos da água da fonte, nadávamos no rio Tietê, sem medo de pegar doenças. Hoje, anda tudo muito poluído, as pessoas não respeitam a natureza. Mas, isso pode mudar e voltarmos a ter rios limpos e, talvez, uma vida como tínhamos antigamente.

 

 

 

 

Eu sou o Tio Clorídio, olá eu vivo quebrando o galho da nossa água, evitando que ela tenha bactérias que façam mal a nossa saúde.
Mas não posso trabalhar em excesso senão também faço mal a saúde.

 

 

 

 

 

Olá! Eu sou Jaque Meio Ambiente.
Meu ídolo é o Dexter do Cartoon, porque também sou um cientista como ele. Sei tudo sobre a água. vocês sabiam que o corpo humano é composto de 70% de água?
Tenho muito medo de pegar Dengue, Cólera, Esquistossomose, essas doenças que vem com a água poluída. Confesso que sou um pouco hipocondríaco, mas, temos que tomar muito cuidado com a água que bebemos.

 1 ª Fonte: ALMEIDA, Zélia; AROEIRA, Maria Luisa; COSTA, Silvana. A aventura da Linguagem: letramento e alfabetização: 1º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2008. p.180, 181.

Ou outra fonte é: http://www.uniagua.org.br/

Logo após a leitura do texto, juntamente com os alunos, levante alguns questionamentos sobre a água:

  • Todas as gotinhas de água são iguais? O que as diferenciam uma das outras?
  • No seu tempo, como você descreve as gotinhas de água?
  • O que podemos fazer para cuidar da água?

Professor, disponibilize uma cópia do texto para cada aluno e proponha as seguintes atividades no caderno de Língua Portuguesa:   

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

Responda:

a)   Qual é o título do texto?

b)    Qual é  a diferença entre Gotilde e as gotas d’água do tempo da vovó Gota?  

 EXPLORANDO O TEXTO

1) Se você fosse o autor da história, qual o título daria para cada parte do texto?

_________________________________________________________________________

2) Do que Gotilde gosta no que se refere a alimentação? E a higiene?

Alimentação:_______________________________________________________________

Higiene: __________________________________________________________________

3) Do que Gotilde não gosta? __________________________________________________

4) De acordo com o texto, a afirmação: “Pingote não gosta de higiene” está errada? Comente.

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 5) Jaque Meio Ambiente tem medo de pegar algumas doenças. Cite o nome de algumas

doenças que podemos pegar no contato com a água poluída.

_________________________________________________________________________

Fonte: ALMEIDA, Zélia; AROEIRA, Maria Luisa; COSTA; Silvana. A aventura da Linguagem: letramento e alfabetização: 1º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2008. p.182,183.

Atividade de casa

Fotografe ou filme os hábitos e atitudes do consumo da água em sua casa. Para isso, siga as orientações:

Para fotografar utilize a câmera do laptop, acessando: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira foto através da Webcam. Tire uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de lavar as mãos, na hora de escovar os dentes, quando está lavando a louça ou roupa, dentre outros que julgar necessários.

Se optar pela filmagem acesse: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Caso você não possua laptop do Projeto UCA, poderá registrar por meio de fotografias ou desenhos, hábitos e atitudes do consumo de água em sua casa.

Converse com os seus familiares sobre as fotos, vídeo ou desenhos, sobre o uso da água em sua casa.

Para visualizar as fotos ou o vídeo, clique no ícone “Visualizador de Imagens” e acesse: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Juntamente com a sua família, selecione 3 momentos para socializar com os colegas na escola.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que os alunos se sintam à vontade para socializarem as fotos e o vídeo produzido em casa. Em seguida, converse com os mesmos, sobre os hábitos e as atitudes dos seus familiares com relação ao uso da água. Selecione, com a ajuda da turma, os adequados e os inadequados.

Quando terminarem as apresentações, faça uma lista contendo as ações que devemos ter para evitar o desperdício de água dentro de nossas casas. A lista poderá ser feita na lousa ou em uma folha de papel em branco.  

Professor, prepare o ambiente da sala de aula para a leitura do texto abaixo:

 

 texto menino

Fonte:http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=cartilha.htm

Professor, inicie a conversa com os alunos a partir da pergunta do texto: “Como é que se pode cuidar da água?” Acrescente outras que julgar interessantes, tais como: O que é água potável? No Brasil alguns rios já morreram por falta de cuidado? O que devemos fazer para evitar a poluição e a morte dos rios?

Logo após, registre a atividade  a seguir, no caderno de Língua Portuguesa.

água

Fonte: ALMEIDA, Zélia; AROEIRA, Maria Luisa; COSTA, Silvana. A aventura da Linguagem: letramento e alfabetização: 1º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2008. 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre a água e sua importância para nossas vidas. A água é fundamental para sobrevivermos e é um dos bens mais preciosos que o ser humano possui, porém nos dias de hoje, as pessoas perderam muitos valores e estão desperdiçando e gastando a água que poderá se esgotar daqui a alguns anos.

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para que assistam ao vídeo: “10 Dicas para economizar água”. Caso os alunos não possuam laptop você poderá listar no quadro as 10 dicas para se economizar água.

  video agua

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HgIkFQ56eaI&feature=related

Ao assistirem ao vídeo, os alunos poderão compreender algumas atitudes simples do cotidiano, que podem ajudar na preservação da água no meio ambiente.

Vamos acabar com o desperdício!

E agora, que tal vocês formularem dicas para desenvolverem atitudes favoráveis para evitarem o desperdício de água na escola?

Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos, elaborem cartazes para promoverem a conscientização dos colegas contendo informações sobre a quantidade de água desperdiçada e ações para economizar água.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração. Você poderá sugerir: “Conscientização: o grande desafio contra o desperdício de água”.

 Informações que podem auxiliar na construção dos cartazes

  • Estima-se que em São Paulo as perdas cheguem a 40% da água tratada.
  • A Sabesp estima esse percentual entre 17% e 24%.
  • Nos países desenvolvidos, a tubulação acumula perdas de 30%.
  • A Grande São Paulo desperdiça 10m3 de água por segundo, volume que daria para abastecer 3 milhões de pessoas/dia.
  • Um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água em 15 minutos.
  • Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros.
  • Um esguicho libera cerca de 280 litros em 15 minutos.
  • Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Deixando de beber água, uma pessoa tem apenas três dias de vida. Em 72 horas perde 13 litros de água do corpo e morre. A água é mais essencial à sobrevivência do que a comida. Sem alimento, uma pessoa pode resistir até 40 dias.

Fonte: http://www.sefloral.com.br/agua003.htm

Professor, caso sua escola não possua laptops, leve as informações aos alunos e peça que as copiem com canetinhas coloridas, em folhas de papel A3 e depois as ilustrem. Ao terminarem de digitar ou escrever e ilustrar organize as produções digitadas dos alunos em um pendrive e as feitas manualmente, em uma pasta, e em seguida faça a impressão e ou xerox.

Proponha para a turma, que realize uma campanha de conscientização da comunidade escolar, sobre o uso da água. Os cartazes da campanha deverão ser montados utilizando o material criado pelos alunos. Concluída a confecção dos mesmos, pergunte a opinião dos alunos sobre os locais da escola onde devem fixá-los. É importante que justifiquem suas respostas.  Escolhidos os locais, espalhe os cartazes.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, agende com antecedência, se for possível, uma visita dos alunos, à estação de tratamento de água e esgoto de sua cidade, proponha uma “Aula de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.

Logo após, a “Aula Campo” proponha uma discussão sobre o passeio e o que aprenderam.

  • O que vocês compreenderam do processo de tratamento de água?
  • Por que a água precisa de tratamento para ser consumida?
  • O que fazer para preservar as nascentes?

 Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Uberlândia

foto estação

Fonte:http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_1048-uberlandia-e-exemplo-no-dia-mundial-da-agua.php

Professor, elabore com os alunos um texto sobre a visita à estação de tratamento de água e esgoto de sua cidade. Essa produção escrita será feita coletivamente, isto é, os alunos vão contando, enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, façam a revisão do texto e, finalmente, copiem a versão final.

A produção de textos poderá ser digitada pelos alunos no KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Professor, disponibilize várias cópias do texto para serem fixado nos corredores da escola para as outras turmas tomarem conhecimento e todos possam conhecer a experiência da turma e ficar por dentro dessa temática.

Atividade de casa

Trazer para a escola, na próxima aula, as contas de água (original ou xerox ) do ano em curso.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, a partir das atividades anteriores, os alunos deverão perceber a importância da água para a sociedade e concluir que deve ser consumida de forma racional. Estudos recentes apontam, que futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre falta de água.

Prepare o ambiente para a socialização das contas de água, que cada aluno trouxe de casa, converse com eles sobre o consumo da água por sua família.

Professor é de suma importância conversar com os alunos sobre como a conta de água é calculada, segue um exemplo:

A conta de água é calculada levando-se em consideração a categoria da economia e as faixas de consumo, conforme a tabela abaixo:

imagem tabela

Fonte:http://www.jurere.com.br/sae/servicos.htm

Professor, realize com os alunos o estudo da sua conta de água, de maneira que percebam os gastos, os meses que consumiram mais e o valor da conta. Para isso, proponha a construção de uma tabela que poderá ser feita no KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna- meses que consumiram mais água e  2º coluna - consumo). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

DE OLHO NA  CONTA DE ÁGUA

 

MESES

CONSUMO MENSAL  m³

ABRIL

10

JUNHO

10

JULHO

21

AGOSTO

22

SETEMBRO

20

Fonte: Acervo da autora

Professor, como sugestão para finalizar a atividade proponha que os alunos criem um gráfico, para registrar qual a família que consome menos água?

Esse registro poderá ser feito utilizando o KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).

Solicite que os alunos criem uma gráfico com 22 linhas e 19colunas. Na medida em que os alunos forem falando, vão pintando os quadradinhos que compõem o gráfico, ao final toda a turma visualizará qual a família que consome menos água ao mês. Caso a escola não tenha o recurso de informática, cabe ao professor construir o gráfico e colar no caderno de Matemática para que os alunos pintem de acordo com o consumo de água de cada colega. 

gráfico agua

Fonte: Acervo da autora

Professor, explore ao terminar o gráfico, o valor do consumo de água de cada aluno. Você poderá fazer o próprio registro no quadro/lousa e depois, solicitar que os alunos copiem no caderno de Matemática.

Professor, ao final da 5ª atividade esperamos que os alunos tenham se conscientizado sobre o desperdício da água no meio ambiente.Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da água para a vida; listar hábitos e atitudes do consumo de água por parte das famílias; conhecer o sistema de tratamento de água da sua cidade; pesquisar e analisar o consumo de água de cada família; aprender a economizar água a partir de atitudes simples no cotidiano e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.