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Como (re)conhecer e compreender o sistema monetário brasileiro?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o sistema monetário a partir da prática;
  • Representar e escrever quantias em reais;
  • Comparar preços;
  • Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos;
  • Resolver situações problema usando o real;
  • Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;
  • Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que conheça os números naturais, consiga resolver situações problema envolvendo as quatro operações fundamentais, expor oralmente suas ideias e manter bom relacionamento com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1a Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito do sistema monetário brasileiro. Você poderá perguntar:       

  • Quem já trocou alguma coisa com o colega de classe ou outro amigo? Por exemplo: uma figurinha por uma bala; um chocolate por um picolé, dentre outros.       
  • O que achou da troca?       
  • Alguém teve vantagem ou desvantagem na troca?   
  • Será que a troca de objetos acontecia em outras épocas em um tempo muito distante do nosso?       
  • Como será que eram as trocas? Será que as pessoas trocavam jogos, brinquedos, alimentos, animais? (Aproveite a oportunidade para explicar que quando trocamos um objeto por outro estamos fazendo escambo).    
  • E o dinheiro, será que ele sempre existiu? Qual será sua origem?      
  • Quem sabe o que significa sistema monetário?       
  • Como é representado o nosso dinheiro?       
  • Quais são as cédulas do dinheiro brasileiro?      
  • Quais são as moedas do dinheiro brasileiro?

Após esse levantamento convide os alunos para assistirem a um vídeo sobre a história do dinheiro. Utilize o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Ifp_fqTnJ20.

Assista-o antes de apresentá-lo à turma para que você possa familiarizar com o conteúdo, pois, nesse vídeo há expressões que precisam de maiores esclarecimentos. Por exemplo: subsistência; produtos específicos; excesso de produção; séculos; cunho, dentre outras.

Após o vídeo faça um diálogo com os alunos, indague o que foi possível e o que não foi possível aprender.

 2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, leia para os alunos a história “Como se fosse dinheiro” da autora Ruth Rocha.

É a história de um menino chamado Catapimba. Ele já estava cheio de receber balas como troco na cantina do seu Lucas. “É como se fosse dinheiro”, dizia seu Lucas. Um dia, Catapimba pagou o lanche com uma galinha, e os amigos começaram a fazer o mesmo. Era raquete de tênis, vidro de cola... E a ideia se espalhou pelo bairro!

Este livro é uma oportunidade para os alunos aprenderem noções de bem gerir os recursos e o devido valor das coisas materiais, pois permite que eles reflitam sobre a importância do dinheiro como instrumento de troca. Você terá acesso ao texto, no sítio: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_16.htm   (Acesso em 01/09/2011)

Veja a imagem da capa do livro

Este conto também poderá ser visto por meio do vídeo disponibilizado no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=QLCdgNgyRFQ.  (Acesso em 01/09/2011)

Para ver o vídeo, você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem o sítio sugerido acima.

Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos alguns dados bibliográficos sobre a autora Ruth Rocha. Você poderá utilizar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY&feature=related,            http://www.tirodeletra.com.br/biografia/RuthRocha.htm .  (Acesso em 01/09/2011)

Após ver o vídeo, entregue aos alunos uma cópia impressa do texto ou se preferir registre-o na lousa e instrua-os para copiarem. Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e em seguida solicite que alguns alunos leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo. Com a leitura em voz alta, você poderá avaliar a habilidade do aluno em aspectos de: decodificação, rapidez na leitura, entonação de voz, dicção,  volume de voz, erros de decifração, etc.

Depois da leitura estabeleça um diálogo com os alunos, pergunte:

  1. Onde ocorreu a história?
  2. Quem são as personagens da história?
  3. Qual é o problema da história?
  4. Como o problema foi resolvido?
  5. O narrador participa da história como personagem ou apenas conta os fatos vividos pelas personagens?
  6. O texto tem algo em comum com o texto lido na aula anterior? O quê?
  7. Alguém já vivenciou algo parecido com o que aconteceu com Catapimba? (Em caso afirmativo, peça que relatem o caso e como foi resolvido).
  8. Qual é, na sua opinião, o papel de Catapimba no texto?

 

VARIAÇÕES

Se você preferir poderá fazer o registro das questões apresentadas acima no caderno de Língua Portuguesa. Os alunos copiam as questões no caderno, respondem e depois apresentam suas respostas numa roda de conversa. Ou seja, eles colocam suas carteiras em formato de roda e você faz a correção das questões por meio de diálogo, no qual todos são convidados a exporem suas ideias e você será o mediador desse processo. Aproveite para fazer uma relação da organização histórica e temporal do dinheiro, reforçando a forma como eram adquiridas as mercadorias e os meios que utilizamos nos dias de hoje. Fale sobre outras formas de dinheiro que não as cédulas e moedas, ou seja, cheque, cartão de crédito, tíquetes, etc. 

 3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, apresente aos alunos algumas imagens que retratam nosso sistema monetário. Chame a atenção para as características presentes em todas as cédulas e para as diferenças existentes entre elas ( o valor, a imagem estampada no verso da cédula, etc.). Veja nossa sugestão:

 

    SISTEMAMONETARIO

   Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/investigue-estudantes-valor-historico-nosso-dinheiro-431561.shtml

 

      Sistema monetário          Sistema monetário     

      Sistema monetário          Sistema monetário

      Sistema monetário         SISTEMAMONETARIO

     Fonte: Acervo da autora

Após a apresentação registre as questões abaixo na lousa e peça que os alunos as respondam no caderno de Matemática. Aproveite para registrar descobertas e outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.

           Sílabas

Pensando nos textos lidos nas aulas anteriores, responda:

a- Antes de existir o dinheiro em forma de moeda, como as pessoas obtinham as coisas de que precisavam? Por meio de trocas de uma mercadoria por outra.  

b- Ingrid tem muitos adesivos e Angélica tem vários lápis. Durante uma de suas brincadeiras, elas resolveram trocar adesivos por lápis. O que Ingrid e Angélica fizeram foi escambo ou uso de moeda? Escambo.

Descobrimos que no tempo em que não existia o dinheiro, as pessoas faziam entre elas trocas de mercadorias, objetos, alimentos e animais. Hoje usamos o dinheiro para obtermos as coisas que precisamos: alimentação, vestuário, remédios, calçados, materiais escolares, brinquedos, dentre outras.

Continuamos nosso diálogo e fizemos o levantamento do que nossa turma sabe sobre o sistema monetário. Veja o que já sabemos:      

  • Cada país tem seu próprio dinheiro;       
  • O nome do nosso dinheiro é real;       
  • O real tem uma sigla: R$;       
  • O nosso dinheiro é representado de duas formas: cédulas e moedas;       
  • As moedas representam os valores menores e recebem o nome de centavos;       
  • Os centavos são escritos sempre do lado direito da vírgula;       
  • As cédulas (notas) representam os valores maiores do real.

 Valores do nosso sistema monetário       

 Moedas

R$0,01 - um centavo

R$0,05 – cinco centavos

R$0,10 – dez centavos

R$0,25 – vinte e cinco centavos

R$0,50 – cinquenta centavos

R$1,00 – um real    

Cédulas

R$1,00 – um real

R$2,00 – dois reais

R$5,00 – cinco reais

R$10,00 – dez reais

R$20,00- vinte reais

R$50,00 – cinquenta reais

R$100,00 – cem reais   

Agora, é com você. Em vez de fazer trocas, você usará dinheiro.

Observe o preço de cada livro e em seguida responda as questões.

       Sistema monetário

   Fonte: Acervo da autora

a- Quais livros custam aproximadamente 30 reais? Justifique sua resposta.

b- Quais livros custam aproximadamente 40 reais? Justifique sua resposta.

c-  Tenho 64 reais e quero comprar dois livros. Quais livros eu poderia comprar? Qual seria o troco em cada situação?

Professor, elabore os títulos dos livros de acordo com os conteúdos que você estiver trabalhando.

Peça que os alunos leiam cada título, observando a capa dos livros e que imaginem a história de cada um deles. Pergunte aos alunos qual dos livros citados gostariam de ler, peça que justifiquem a resposta. Aproveite e incentive a turma a produzir um texto sobre um dos títulos apresentados. Caso não tenha nenhum título que o aluno se interesse solicite que elabore outro.  Você poderá com as palavras que intitulam cada livro, montar uma cruzadinha ou um caça palavras.

Se preferir elabore outras situações problema utilizando os valores estipulados.   

 4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, para reforçar os conhecimentos sobre sistema monetário acompanhe seus alunos até o Laboratório de Informática ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). 

No sítio: http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/jogos/memoria/memoria.asp ,você encontrará um jogo da memória com as cédulas do sistema monetário brasileiro.  

Nos sítios a seguir você terá acesso a diversas informações sobre o sistema monetário brasileiro:

http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA   

http://numismata.hd1.com.br/

http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA   

http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1  

http://www.bcb.gov.br/?MUDAMOEDA  

http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm .  (Acesso em 01/09/2011)

Se preferir você poderá utilizar data show ou DVD para apresentar os sítios que selecionamos. Para finalizar esta atividade pergunte aos alunos o que acharam e o que foi possível aprender. Aproveite e promova uma reflexão sobre o tema transversal Consumo.   As relações trabalho/consumo fazem parte de nossas vidas, assim, trabalhe com o consumo consciente. Para informações sobre essa temática você poderá utilizar os sítios:

http://www.brasil.gov.br/consumo-consciente

http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article238

http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40132.htm    (Acesso em 01/09/2011) 

  VARIAÇÕES

Você ainda poderá realizar as seguintes atividades:       

  • Pesquisar com pais e avós as moedas e cédulas antigas.       
  • Fazer uma coleção de moedas e cédulas na sala.       
  • Propor aos alunos uma feira de troca. Cada um traz de sua casa algum objeto para ser trocado na feira.       
  • Confeccionar dinheiro e cheque e brincar de banco: troca de dinheiro, pagamento de contas e empréstimos.       
  • Elaborar uma lista com dúvidas sobre o dinheiro e entrevistar os pais ou um profissional que trabalhe em um banco.
  •  

Atenção! Para realizar as atividades é necessário encaminhar um bilhete aos pais relatando seus objetivos.

Recursos Complementares

Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.

http://www.smartkids.com.br/especiais/historia-do-dinheiro.html

http://www.smartkids.com.br/passatempos/historia-do-dinheiro.html

http://www.bcb.gov.br/?CEDMOEBR  

http://www.bcb.gov.br/?MECIRORG      (Acesso em 01/09/2011)

Avaliação

Professor, a avaliação fornece ao professor informações sobre a aprendizagem dos alunos, os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Ela deve ser um meio e não um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais.  Porém, no processo de construção do conhecimento deve conter o significado básico de investigação e de questionamentos. Assim, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos são capazes de: (re)conhecer e compreender o sistema monetário a partir da prática; representar e escrever quantias em reais e comparar preços; e se utilizam o dinheiro para fazer trocas e conseguem resolver situações problema através de  cálculo mental,  envolvendo real e centavos. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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