14/09/2011
Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que conheça os números naturais, consiga resolver situações problema envolvendo as quatro operações fundamentais, expor oralmente suas ideias e manter bom relacionamento com os colegas.
1a Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito do sistema monetário brasileiro. Você poderá perguntar:
Após esse levantamento convide os alunos para assistirem a um vídeo sobre a história do dinheiro. Utilize o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Ifp_fqTnJ20.
Assista-o antes de apresentá-lo à turma para que você possa familiarizar com o conteúdo, pois, nesse vídeo há expressões que precisam de maiores esclarecimentos. Por exemplo: subsistência; produtos específicos; excesso de produção; séculos; cunho, dentre outras.
Após o vídeo faça um diálogo com os alunos, indague o que foi possível e o que não foi possível aprender.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, leia para os alunos a história “Como se fosse dinheiro” da autora Ruth Rocha.
É a história de um menino chamado Catapimba. Ele já estava cheio de receber balas como troco na cantina do seu Lucas. “É como se fosse dinheiro”, dizia seu Lucas. Um dia, Catapimba pagou o lanche com uma galinha, e os amigos começaram a fazer o mesmo. Era raquete de tênis, vidro de cola... E a ideia se espalhou pelo bairro!
Este livro é uma oportunidade para os alunos aprenderem noções de bem gerir os recursos e o devido valor das coisas materiais, pois permite que eles reflitam sobre a importância do dinheiro como instrumento de troca. Você terá acesso ao texto, no sítio: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_16.htm (Acesso em 01/09/2011)
Veja a imagem da capa do livro
Este conto também poderá ser visto por meio do vídeo disponibilizado no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=QLCdgNgyRFQ. (Acesso em 01/09/2011)
Para ver o vídeo, você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem o sítio sugerido acima.
Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos alguns dados bibliográficos sobre a autora Ruth Rocha. Você poderá utilizar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY&feature=related, http://www.tirodeletra.com.br/biografia/RuthRocha.htm . (Acesso em 01/09/2011)
Após ver o vídeo, entregue aos alunos uma cópia impressa do texto ou se preferir registre-o na lousa e instrua-os para copiarem. Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e em seguida solicite que alguns alunos leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo. Com a leitura em voz alta, você poderá avaliar a habilidade do aluno em aspectos de: decodificação, rapidez na leitura, entonação de voz, dicção, volume de voz, erros de decifração, etc.
Depois da leitura estabeleça um diálogo com os alunos, pergunte:
VARIAÇÕES
Se você preferir poderá fazer o registro das questões apresentadas acima no caderno de Língua Portuguesa. Os alunos copiam as questões no caderno, respondem e depois apresentam suas respostas numa roda de conversa. Ou seja, eles colocam suas carteiras em formato de roda e você faz a correção das questões por meio de diálogo, no qual todos são convidados a exporem suas ideias e você será o mediador desse processo. Aproveite para fazer uma relação da organização histórica e temporal do dinheiro, reforçando a forma como eram adquiridas as mercadorias e os meios que utilizamos nos dias de hoje. Fale sobre outras formas de dinheiro que não as cédulas e moedas, ou seja, cheque, cartão de crédito, tíquetes, etc.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, apresente aos alunos algumas imagens que retratam nosso sistema monetário. Chame a atenção para as características presentes em todas as cédulas e para as diferenças existentes entre elas ( o valor, a imagem estampada no verso da cédula, etc.). Veja nossa sugestão:
Fonte: Acervo da autora
Após a apresentação registre as questões abaixo na lousa e peça que os alunos as respondam no caderno de Matemática. Aproveite para registrar descobertas e outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.
Pensando nos textos lidos nas aulas anteriores, responda:
a- Antes de existir o dinheiro em forma de moeda, como as pessoas obtinham as coisas de que precisavam? Por meio de trocas de uma mercadoria por outra.
b- Ingrid tem muitos adesivos e Angélica tem vários lápis. Durante uma de suas brincadeiras, elas resolveram trocar adesivos por lápis. O que Ingrid e Angélica fizeram foi escambo ou uso de moeda? Escambo.
Descobrimos que no tempo em que não existia o dinheiro, as pessoas faziam entre elas trocas de mercadorias, objetos, alimentos e animais. Hoje usamos o dinheiro para obtermos as coisas que precisamos: alimentação, vestuário, remédios, calçados, materiais escolares, brinquedos, dentre outras.
Continuamos nosso diálogo e fizemos o levantamento do que nossa turma sabe sobre o sistema monetário. Veja o que já sabemos:
Valores do nosso sistema monetário
Moedas
R$0,01 - um centavo
R$0,05 – cinco centavos
R$0,10 – dez centavos
R$0,25 – vinte e cinco centavos
R$0,50 – cinquenta centavos
R$1,00 – um real
Cédulas
R$1,00 – um real
R$2,00 – dois reais
R$5,00 – cinco reais
R$10,00 – dez reais
R$20,00- vinte reais
R$50,00 – cinquenta reais
R$100,00 – cem reais
Agora, é com você. Em vez de fazer trocas, você usará dinheiro.
Observe o preço de cada livro e em seguida responda as questões.
Fonte: Acervo da autora
a- Quais livros custam aproximadamente 30 reais? Justifique sua resposta.
b- Quais livros custam aproximadamente 40 reais? Justifique sua resposta.
c- Tenho 64 reais e quero comprar dois livros. Quais livros eu poderia comprar? Qual seria o troco em cada situação?
Professor, elabore os títulos dos livros de acordo com os conteúdos que você estiver trabalhando.
Peça que os alunos leiam cada título, observando a capa dos livros e que imaginem a história de cada um deles. Pergunte aos alunos qual dos livros citados gostariam de ler, peça que justifiquem a resposta. Aproveite e incentive a turma a produzir um texto sobre um dos títulos apresentados. Caso não tenha nenhum título que o aluno se interesse solicite que elabore outro. Você poderá com as palavras que intitulam cada livro, montar uma cruzadinha ou um caça palavras.
Se preferir elabore outras situações problema utilizando os valores estipulados.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre sistema monetário acompanhe seus alunos até o Laboratório de Informática ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
No sítio: http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/jogos/memoria/memoria.asp ,você encontrará um jogo da memória com as cédulas do sistema monetário brasileiro.
Nos sítios a seguir você terá acesso a diversas informações sobre o sistema monetário brasileiro:
http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA
http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1
http://www.bcb.gov.br/?MUDAMOEDA
http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm . (Acesso em 01/09/2011)
Se preferir você poderá utilizar data show ou DVD para apresentar os sítios que selecionamos. Para finalizar esta atividade pergunte aos alunos o que acharam e o que foi possível aprender. Aproveite e promova uma reflexão sobre o tema transversal Consumo. As relações trabalho/consumo fazem parte de nossas vidas, assim, trabalhe com o consumo consciente. Para informações sobre essa temática você poderá utilizar os sítios:
http://www.brasil.gov.br/consumo-consciente
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article238
http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40132.htm (Acesso em 01/09/2011)
VARIAÇÕES
Você ainda poderá realizar as seguintes atividades:
Atenção! Para realizar as atividades é necessário encaminhar um bilhete aos pais relatando seus objetivos.
Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre o sistema monetário brasileiro.
http://www.smartkids.com.br/especiais/historia-do-dinheiro.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/historia-do-dinheiro.html
http://www.bcb.gov.br/?CEDMOEBR
http://www.bcb.gov.br/?MECIRORG (Acesso em 01/09/2011)
Professor, a avaliação fornece ao professor informações sobre a aprendizagem dos alunos, os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Ela deve ser um meio e não um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Porém, no processo de construção do conhecimento deve conter o significado básico de investigação e de questionamentos. Assim, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos são capazes de: (re)conhecer e compreender o sistema monetário a partir da prática; representar e escrever quantias em reais e comparar preços; e se utilizam o dinheiro para fazer trocas e conseguem resolver situações problema através de cálculo mental, envolvendo real e centavos. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
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