28/07/2009
Elena Roque de Souza Almeida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
• Aprender economizar energia elétrica no ambiente em que vive.
• Diferenciar as formas de energia
• Aprender a importância da energia em nossa vida.
• Conhecer as utilidades da energia.
• Aprender economizar energia elétrica no ambiente em que vive.
• Diferenciar as formas de energia
• Aprender a importância da energia em nossa vida.
• Conhecer as utilidades da energia.
• Produzir sua escrita e leitura.
• Roda da História:
Em círculo, a professora lê o livro “O Clique” interrompendo em pontos pré-selecionados para discutir algumas idéias, conceitos e palavras-chave. Por exemplo: Quem sabe o que é energia? ( Aqui abre-se caminho para respostas diferentes incluindo outras formas de energia além da elétrica) Para que serve a energia elétrica? Observem aqui na sala de aula em que usamos a energia elétrica? E em casa, em que se utiliza a energia elétrica? O que você faz quando não quer mais assistir televisão? O que você faz para economizar energia elétrica?
• Roda da novidade: Filme “A casa dos des-ligados” – Deixar as crianças comentar o filme, espontaneamente.
Desenvolvimento:
• Textos diversos: (mostrados e lidos pela professora)
• Pesquisa: ( gravuras em revistas, jornais, livros).
• Caça-palavras: (palavras-chave sobre energia elétrica).
• Questionário: (oral)
• Observações: (passeando pela escola: verificar a mudança da luz solar o que acontece quando fazemos algum esforço, todas as salas estão com luz e ventiladores estão desligados durante o recreio que não tem ninguém em sala...)
• Desenhos, colagens, dobraduras: sobre a utilização das formas de energia
• Filme:A casa dos dês-ligados.
• Atividades:
1- Dramatização da história “O clique” e também o filme “A casa dos des-ligados”
2- Com papel cartão, barbante, recortes de carrinho e casinha em EVA, cola e tesoura, representar o meio pelo qual a energia elétrica chega até nossa casa e se chega até o carro também.
3- Desenhe o que utilizamos aqui na nossa sala de aula e que precisa de energia elétrica para funcionar.
4- Passeio pela escola, durante o recreio, para observar a utilização da energia elétrica e se está sendo economizada (lâmpadas e ventiladores desligados nas salas vazias).
5- Recorte gravuras de aparelhos e objetos que possui na sua casa e que funciona com a energia elétrica.
6- Pesquisar figuras em que mostrem a utilização de energia elétrica, energia solar e energia física.
7- Atividades lúdicas envolvendo algumas formas de energia (física; elétrica; solar)
8- Pesquisar figuras em que mostre a economia de energia elétrica e com a ajuda da professora um painel com dicas de ‘economia de energia”.
9- Brincando de representar um aparelho elétrico: Se eu fosse um ...
A avaliação será baseada na mudança de atitudes em sala de aula e na escola quanto a economia de energia elétrica e nos comentários feitos pela própria criança, sobre o comportamento familiar em relação ao tema.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2012
Cinco estrelasAdorei as dicas. Era o que eu precisava para dar o pontapé inicial neste assunto. E tentar conscientizar meus pequeninos sobre esta causa. Parabéns