Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como demonstrar meus valores e respeitar os valores dos outros? - UCA

 

16/09/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são valores morais;
  • Reconhecer que a sociedade valoriza quem usa seus valores e discrimina que não os utiliza;
  • Descobrir que a mentira é prejudicial não só àqueles que as ouvem, mas também àqueles que as falam;
  • Descobrir que a verdade, por mais difícil que seja, deve ser privilegiada;
  • Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.

    Reconhecer, respeitar e valorizar os valores dos outros.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador projeto uca aberto computador projeto uca

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender o significado de “possuir valores” e reconhecer a importância de falar sempre a verdade e os prejuízos de se proferir mentiras.

“Nosso caráter é o resultado da nossa conduta” (Aristóteles)

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

O que são “valores”?

Professor, para iniciar sua aula, utilize um vídeo como motivação, para isso proponha que os alunos utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e assistam ao vídeo do link abaixo.

v alores guiando nossos passos

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RULQA5Wv8nE&feature=related

Professor, após a exibição do vídeo, abra espaço e ouça o que os alunos têm para comentar. Para movimentar a conversa, pergunte quais dos valores exibidos no vídeo eles possuem.

Explorando a figura abaixo, explique aos seus alunos, que valor é aquilo que tem alguma importância para alguém. Pode ser financeiro, artístico, humano, sentimental, espiritual ou moral.

Luluzinha - valores

Imagem disponível em: http://rostovulgardosdias.blogspot.com/2011/03/crise-de-valores.html

Contudo, é importante saber que nós não ganhamos nossos valores de presente de natal ou no dia das crianças e nem ao menos nossos valores nascem em árvores, mas ao contrário, devemos nos esforçar bastante para consegui-los, conservá-los e utilizá-los. Geralmente estes valores nos são passados pelas pessoas com as quais convivemos: nossa família, professores, amigos e outros que convivemos cotidianamente, por isso, temos que ter cuidado ao escolhermos nossos amigos.

Árvore de valores

Imagem disponível em: http://www.brkconsultores.com.br/artigos_detalhe.php?tipo=6&cd_article=121&titulo_tabela=Artigos

 

Aluna UCA - Atividades

Professor, proponha a seus alunos que construam uma árvore e coloquem em seus galhos, os valores que consideram importantes para serem bons alunos, bons filhos e  bons cidadãos. Para a realização deste trabalho, deverão seguir o seguinte caminho: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

O QUE SÃO VALORES?

Quando ouvimos o termo valor, logo pensamos em dinheiro. Se estivermos na escola, nos lembramos da disciplina de Matemática. No entanto, nesta aula, o termo valor se refere aos valores morais.O significado de valor nós já vimos. Já moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.A ética diz respeito ao nosso caráter. Nosso caráter é construído (que pode ser bem ou mal construído, pois depende exclusivamente de nossos atos) por nós independentemente do local onde estamos.

Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moral

Assim, podemos concluir que os costumes variam de acordo com o local, região ou país. Nossos costumes também podem variar com o passar do tempo, mas o nosso caráter deve ser bem construído através de nossos atos e esforços diariamente.

Professor, converse com seus alunos explicando sobre a questão da variação de costumes de um lugar para o outro. Fale sobre culinária, esportes, festividades de algumas regiões do Brasil (ver sugestões de sítios no item Recursos Complementares). Em seguida, proponha uma atividade de pesquisa para ser realizada com o auxílio da família.

Aluno UCA - Atividades de Casa

Costumes típicos

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

O SER HUMANO E SUAS ESCOLHAS: A VERDADE OU A MENTIRA?

em busca da verdade

 

Imagem disponível em: http://prsandromiranda.blogspot.com/2011/01/em-busca-da-verdade.html

Professor, questione os alunos:

- O ser humano tanto pode partir em busca da verdade ou em busca da mentira. Em sua opinião, qual é mais vantajoso?

- Todos nós sabemos que o dia 1º de Abril é considerado o “Dia da Mentira” (seria um sonho se somente este dia fosse de falar mentiras e todos os outros dias do ano fossem para falar apenas a verdade), você sabe como surgiu isso? Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Segue algumas explicações: 

FIQUE POR DENTRO

  • Na mitologia nórdica, o 1º de Abril é o dia consagrado a Loki, o deus truques e das brincadeiras, culto que teria posteriormente gerado o Dia da Mentira.
  • Uma das explicações diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
  • Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
  • No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Parece que mentir virou moda. Mas, a questão não é recente, vem desde a Grécia Antiga, desde quando alguns filósofos analisavam esse fato. Assim, surgiu o paradoxo que é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica. Vejamos como exemplo um dos mais conhecidos paradoxos: o do mentiroso.

Paradoxo do mentiroso.

Sócrates é grego e afirma que todos os gregos mentem.

Se Sócrates está falando a verdade, é porque está mentindo.
Mas, se Sócrates está mentindo, então é porque está falando a verdade.

Simples não é mesmo? É claro que não, o raciocínio é bem complicado. Mas, este paradoxo só foi inserido aqui para lhe servir de motivação para a próxima atividade.

Aluna UCA - Atividades

1) Você já contou uma mentira no dia 1º de abril? Se sim, conte-a para seus colegas da sala.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Essa mentira teve consequências ou foi apenas divertida?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Neste dia, muitas pessoas ficam chateadas por alguma coisa que lhe contaram ou devido a alguma brincadeira sem graça que lhe fizeram. Você acha correto chatear, deixar algum colega seu triste ou magoado por causa de uma “brincadeira”?  Em sua opinião, existe algum valor nisso?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

O fato de cruzar os dedos pode a princípio significar duas coisas: a primeira é para torcer por alguém ou fazer pensamento positivo para que alguma coisa aconteça. A segunda não é nada bonita, pois, algumas crianças ao falar algo para alguém estando de dedos cruzados, significa que estão mentindo.

dedos cruzaqdos - indicativo de mentira

Imagem disponível em: http://mapauniversal.wordpress.com/2011/01/08/verdade-x-mentira/

Na literatura infantil, existe um personagem conhecido por falar mentiras. O curioso é que, sempre que ele fala uma mentira o seu nariz cresce. Você sabe quem é ele?

P ___ ___ ___ Q ___ ___ O

Você quer ser como ele? Por quê? Você acha bonito o que ele faz?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pinoquio

Imagem disponível em: http://www.aquisudoeste.com.br/SOCIAL/1o_de_abril__dia_da_mentira,8156.html

Isso mesmo é o Pinóquio!

Professor, solicite aos alunos que acessem o link abaixo para acompanharem a história do Pinóquio. Para acessarem, utilizem seus laptops, por meio doMozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

A versão que vão assistir é resumida e ilustrada. A história completa está disponível no item: Recursos Complementares.

História do Pinóquio resumida e ilustrada: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm (acesso em 08/09/2011)

Verdade x Mentira

Abaixo, você encontrará algumas frases. Coloque um (V) dentro dos parênteses da frase que você acha que é verdade e (M) dentro dos parênteses que você acha que é mentira.

a) (    ) É bom e necessário sempre falar a verdade.

b) (    ) Tudo o que passa na televisão é verdade.

c) (    ) Uma das maneiras mais conhecidas de aprender é frequentar a escola.

d) (    ) É comum vermos carros voando por aí.

e) (    ) Existem crianças que costumam dizer mentiras.

f) (    ) O Pinóquio é um menino de verdade, ou seja, de carne e osso.

Recursos Complementares

 

  • Imagem de exemplo de um valor: família

Familia

Gladiador

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Y_-HCC5ncs

 

  • Sugestões de sítios sobre culinária:

- Culinária mineira: http://www.bussolanet.com.br/culinaria/

- Culinária nordestina: http://www.nordesteweb.com/culinaria/

- Culinária gaúcha: http://www.culinariagaucha.radar-rs.com.br/

 

  • Sugestões de festividades:

- No Sul: http://www.infoescola.com/geografia/regiao-sul/

- No Ceará: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Cear%C3%A1

- Manaus: http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI2869682-EI1416,00-Festas+tradicionais+de+Manaus.html

 

 

  • Sugestão de livro sobre mentira:

Psicologia da Mentira

http://www.quebarato.com.br/e-book-a-psicologia-da-men tira-torne-se-um-detector-de-mentiras__2D24A7.html

  • Gabarito da atividade do (V) ou (M) do 3º momento desta aula.

a) V

b) F

c) V

d) F

e) V

f) F

 

  • Sugestão de sítios sobre o Pinóquio:

- História completa: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=19

- História resumida e ilustrada: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm

- Imagens para imprimir e colorir: http://www.contandohistoria.com/pinoquio_color.htm

 

 

Avaliação
  • Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática da ética no que diz respeito aos valores morais não é simples, mas possível de ser praticada se nos esforçarmos para isso. Ao término da atividade sobre o Pinóquio, o aluno deve reconhecer que a sociedade valoriza quem usa seus valores morais e discrimina que não os utiliza (aquele que mente, por exemplo, pois, mentir é prejudicial não só àqueles que a ouvem, mas também àqueles que a falam). E por fim, deve descobrir que a verdade, por mais difícil que seja, deve ser privilegiada e reconhecer, respeitar e valorizar os valores dos outros.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniela Gislene Coelho, - JOCYMARA DE FALCHI JORGE - EPG , São Paulo - disse:
    danic.siqueira@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    Olá... Adorei a atividades, acredito que precisamos trabalhar muito os valores com essa clientela que serão os adultos de amanhã... PARABÉNS!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.