16/09/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Reconhecer, respeitar e valorizar os valores dos outros.É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça), Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender o significado de “possuir valores” e reconhecer a importância de falar sempre a verdade e os prejuízos de se proferir mentiras.
“Nosso caráter é o resultado da nossa conduta” (Aristóteles)
1° Momento: aproximadamente 60 minutos.
O que são “valores”?
Professor, para iniciar sua aula, utilize um vídeo como motivação, para isso proponha que os alunos utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e assistam ao vídeo do link abaixo.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RULQA5Wv8nE&feature=related
Professor, após a exibição do vídeo, abra espaço e ouça o que os alunos têm para comentar. Para movimentar a conversa, pergunte quais dos valores exibidos no vídeo eles possuem.
Explorando a figura abaixo, explique aos seus alunos, que valor é aquilo que tem alguma importância para alguém. Pode ser financeiro, artístico, humano, sentimental, espiritual ou moral.
Imagem disponível em: http://rostovulgardosdias.blogspot.com/2011/03/crise-de-valores.html
Contudo, é importante saber que nós não ganhamos nossos valores de presente de natal ou no dia das crianças e nem ao menos nossos valores nascem em árvores, mas ao contrário, devemos nos esforçar bastante para consegui-los, conservá-los e utilizá-los. Geralmente estes valores nos são passados pelas pessoas com as quais convivemos: nossa família, professores, amigos e outros que convivemos cotidianamente, por isso, temos que ter cuidado ao escolhermos nossos amigos.
Imagem disponível em: http://www.brkconsultores.com.br/artigos_detalhe.php?tipo=6&cd_article=121&titulo_tabela=Artigos
Professor, proponha a seus alunos que construam uma árvore e coloquem em seus galhos, os valores que consideram importantes para serem bons alunos, bons filhos e bons cidadãos. Para a realização deste trabalho, deverão seguir o seguinte caminho: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O QUE SÃO VALORES?
Quando ouvimos o termo valor, logo pensamos em dinheiro. Se estivermos na escola, nos lembramos da disciplina de Matemática. No entanto, nesta aula, o termo valor se refere aos valores morais.O significado de valor nós já vimos. Já moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.A ética diz respeito ao nosso caráter. Nosso caráter é construído (que pode ser bem ou mal construído, pois depende exclusivamente de nossos atos) por nós independentemente do local onde estamos.
Conceito extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moral
Assim, podemos concluir que os costumes variam de acordo com o local, região ou país. Nossos costumes também podem variar com o passar do tempo, mas o nosso caráter deve ser bem construído através de nossos atos e esforços diariamente.
Professor, converse com seus alunos explicando sobre a questão da variação de costumes de um lugar para o outro. Fale sobre culinária, esportes, festividades de algumas regiões do Brasil (ver sugestões de sítios no item Recursos Complementares). Em seguida, proponha uma atividade de pesquisa para ser realizada com o auxílio da família.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O SER HUMANO E SUAS ESCOLHAS: A VERDADE OU A MENTIRA?
Imagem disponível em: http://prsandromiranda.blogspot.com/2011/01/em-busca-da-verdade.html
Professor, questione os alunos:
- O ser humano tanto pode partir em busca da verdade ou em busca da mentira. Em sua opinião, qual é mais vantajoso?
- Todos nós sabemos que o dia 1º de Abril é considerado o “Dia da Mentira” (seria um sonho se somente este dia fosse de falar mentiras e todos os outros dias do ano fossem para falar apenas a verdade), você sabe como surgiu isso? Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Segue algumas explicações:
FIQUE POR DENTRO
Parece que mentir virou moda. Mas, a questão não é recente, vem desde a Grécia Antiga, desde quando alguns filósofos analisavam esse fato. Assim, surgiu o paradoxo que é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica. Vejamos como exemplo um dos mais conhecidos paradoxos: o do mentiroso.
Paradoxo do mentiroso.
Sócrates é grego e afirma que todos os gregos mentem.
Se Sócrates está falando a verdade, é porque está mentindo.
Mas, se Sócrates está mentindo, então é porque está falando a verdade.
Simples não é mesmo? É claro que não, o raciocínio é bem complicado. Mas, este paradoxo só foi inserido aqui para lhe servir de motivação para a próxima atividade.
1) Você já contou uma mentira no dia 1º de abril? Se sim, conte-a para seus colegas da sala.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Essa mentira teve consequências ou foi apenas divertida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Neste dia, muitas pessoas ficam chateadas por alguma coisa que lhe contaram ou devido a alguma brincadeira sem graça que lhe fizeram. Você acha correto chatear, deixar algum colega seu triste ou magoado por causa de uma “brincadeira”? Em sua opinião, existe algum valor nisso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O fato de cruzar os dedos pode a princípio significar duas coisas: a primeira é para torcer por alguém ou fazer pensamento positivo para que alguma coisa aconteça. A segunda não é nada bonita, pois, algumas crianças ao falar algo para alguém estando de dedos cruzados, significa que estão mentindo.
Imagem disponível em: http://mapauniversal.wordpress.com/2011/01/08/verdade-x-mentira/
Na literatura infantil, existe um personagem conhecido por falar mentiras. O curioso é que, sempre que ele fala uma mentira o seu nariz cresce. Você sabe quem é ele?
P ___ ___ ___ Q ___ ___ O
Você quer ser como ele? Por quê? Você acha bonito o que ele faz?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Imagem disponível em: http://www.aquisudoeste.com.br/SOCIAL/1o_de_abril__dia_da_mentira,8156.html
Isso mesmo é o Pinóquio!
Professor, solicite aos alunos que acessem o link abaixo para acompanharem a história do Pinóquio. Para acessarem, utilizem seus laptops, por meio doMozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
A versão que vão assistir é resumida e ilustrada. A história completa está disponível no item: Recursos Complementares.
História do Pinóquio resumida e ilustrada: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm (acesso em 08/09/2011)
Abaixo, você encontrará algumas frases. Coloque um (V) dentro dos parênteses da frase que você acha que é verdade e (M) dentro dos parênteses que você acha que é mentira.
a) ( ) É bom e necessário sempre falar a verdade.
b) ( ) Tudo o que passa na televisão é verdade.
c) ( ) Uma das maneiras mais conhecidas de aprender é frequentar a escola.
d) ( ) É comum vermos carros voando por aí.
e) ( ) Existem crianças que costumam dizer mentiras.
f) ( ) O Pinóquio é um menino de verdade, ou seja, de carne e osso.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Y_-HCC5ncs
- Culinária mineira: http://www.bussolanet.com.br/culinaria/
- Culinária nordestina: http://www.nordesteweb.com/culinaria/
- Culinária gaúcha: http://www.culinariagaucha.radar-rs.com.br/
- No Sul: http://www.infoescola.com/geografia/regiao-sul/
- No Ceará: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Cear%C3%A1
- Manaus: http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI2869682-EI1416,00-Festas+tradicionais+de+Manaus.html
a) V
b) F
c) V
d) F
e) V
f) F
- História completa: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=19
- História resumida e ilustrada: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm
- Imagens para imprimir e colorir: http://www.contandohistoria.com/pinoquio_color.htm
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/09/2011
Cinco estrelasOlá... Adorei a atividades, acredito que precisamos trabalhar muito os valores com essa clientela que serão os adultos de amanhã... PARABÉNS!!!!