20/10/2011
Selma Yara Lorencini da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
- Escrever, mesmo sem saber ler, através da memorização.
- Obter informações sobre o autor e a época em que a música foi composta, pois elas exprimem os valores e a riqueza dos vários grupos sociais.
- Utilizar os recursos existentes no laptop, visando construir conhecimentos novos relacionados ao tema da aula.
Professor inicia a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem a música “A Banda”, de Chico Buarque de Hollanda. Se a resposta for afirmativa, peça que cantem um trecho. Se esta for negativa, solicite que os alunos utilizem seus laptops, navegador WEB, para que possam ter acesso à letra da música e também ao vídeo onde poderão acompanhar e cantar, aprendendo a melodia e memorizando a letra. Saber cantar a música é condição necessária para que os alunos possam se dedicar a sua escrita, com atenção direcionada aos aspectos notacionais.
Após aprender, realizar a cantoria da música e obter algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta, sua importância para a música popular brasileira, você pode explicar que se trata de uma marchinha, um gênero musical bem típico do carnaval e solicitar também que façam as operações necessárias para descobrir:
- A quantos anos a música foi composta?
-Quantos anos o autor tem hoje e quanto tinha na época da composição?
-Qual a diferença de idade entre Chico Buarque e a professora?
-E entre a idade do Chico e a sua?
-Como se escreve: o ano do nascimento do Chico, o ano em que a música foi escrita, o ano do seu nascimento, a idade do Chico hoje, a idade da professora hoje e sua idade?
-Localize no mapa do Brasil o estado onde fica a cidade em que o Chico nasceu. Pinte o estado e escreva o nome da cidade.
-Localize no mesmo mapa o estado onde fica a cidade onde você nasceu. Pinte o estado de outra cor e escreva o nome da cidade.
Explique aos alunos que eles deverão escrever a estrofe inicial de música, digitando os versos no Kword, pelo ícone do processador de textos da área de trabalhos ou Metasys – aplicativos Kword.
Para os alunos com hipóteses silábicas com e sem valor, eles deverão trabalhar o texto em forma de tiras, alfabeto móvel, sob constante intervenção do professor. Ao completarem os versos, digitarão no processador de textos.
A avaliação é fundamental no ensino aprendizagem, pois ela oferece informações valiosas para que se possa redirecionar o trabalho desenvolvido na sala.
No decorrer das atividades você deverá estar atento a participação e envolvimento efetivo dos alunos. Através de observação, você terá oportunidade de detectar o que as crianças aprenderam, suas hipóteses e suas dificuldades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!