Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como saber se em sala de aula estou ou não agindo de maneira ética?- UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são regras e quais eu devo seguir na escola;

 

  • Resgatar e empregar na vida o conceito de ética;

 

  • Garantir o direito de meus colegas se concentrarem na aula para aprenderem o conteúdo ministrado pelos professores.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá relembrar algumas regras básicas existentes em sua vida e o significado de se comportar bem em um ambiente coletivo.

“Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”.

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

DEVO MESMO SEGUIR AS Regras ?

Professor, para iniciar sua aula, proponha que os alunos formem um círculo e sentem no chão, algumas escolas denominam esse procedimento de “rodinha”. Esta forma de organização possibilita uma maior interação do grupo, pois ficam lado a lado e podem dialogar olhando para quem está falando. 

Diga a eles que hoje vamos tratar de um assunto muito importante: “as regras de convivência”. Questione-os sobre quais são as regras combinadas na escola. Deixe que falem e depois solicite que utilizem seus laptops e acessem o link indicado abaixo e siga as instruções:

Regras em sala de aula e fora dela: http://koisas-da-kris.blogspot.com/2010/10/regras-escolares-para-colorir.html

Aluna UCA - Atividades 

  1. Trabalhe regra por regra.
  2. Deixe que os alunos falem quais dessas, eles possuem dificuldade de cumprir.
  3. Deixe que eles coloram as figuras.
  4. Solicite que comparem as regras que estão no sítio são iguais as regras estabelecidas por nossa escola.
  5. Se preferir imprima as regras para eles colorir e faça uma exposição no mural da sala ou no varal.
  6. Outra opção é utilizar a ferramenta Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

O QUE SÃO BOAS MANEIRAS?

Professor, agora que os alunos já compreenderam o que são regras na atividade acima, trabalhe com eles algumas regras de comportamento, principalmente aquelas que se referem ao ambiente escolar. Certamente, eles já receberam educação de seus pais e/ou responsáveis, assim dê voz a eles para que possam falar o que entendem por “boas maneiras”.

Acolha cuidadosamente cada fala e em seguida, assista com eles ao vídeo abaixo. Acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] ou utilize um projetor multimídia.

 Luluzinha

  Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qsih6kJfSjI

Depois de assistir ao vídeo discuta com eles o que entenderam. Solicite que façam um registro no caderno ou utilizem os laptops e registrem por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Lembre-se de alertá-los para os dados de identificação. Veja uma sugestão:

Luluzinha    

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

A EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR?

A educação cabe em qualquer circunstância e lugar de nossa vida. A educação destacada refere-se às regras de convivência e o modo que nos relacionamos uns com os outros.

O professor como um agente formador de opinião deve proceder de modo educado para que os alunos se espelhem nele.

Dentro da escola, o local onde mais ocorre interação entre os educadores é na sala dos professores, é o lugar do cafezinho, bate-papo, troca de informações entre outras. Embora pareça tudo tranqüilo e harmonioso, nesse recinto ocorrem diversos inconvenientes originados a partir da falta de boas maneiras, para evitá-las a seguir algumas dicas de como comportar dentro da escola:

• Dirigir-se às pessoas com palavras educadas, como: por favor, com licença, obrigado, desculpe.

• Saudar as pessoas ao chegar e quando se retirar.

• Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade.

• Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono.

• Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar.

• Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

• Procurar se relacionar de forma harmoniosa entre os funcionários e professores.

• Ter pontualidade nos horários pré-estabelecidos.

• Evitar conversas ofensivas em relação aos colegas.

• Não é recomendável atitudes como pentear cabelo, pintar unhas, usar celular.

• Devolver objetos emprestados (caneta, lápis, borracha, livros etc.).

• Evitar adquirir empréstimos, especialmente de pequenos valores por serem propícios ao esquecimento.

• Não atrapalhar a aula de um colega para conversar assuntos desnecessários.

• Não colocar-se em um nível superior aos colegas, não se nomear sábio ou detentor de grande conhecimento, isso evita a antipatia.

Texto disponível em: http://educador.brasilescola.com/comportamento/boas-maneiras-na-escola.htm

 

Aluna UCA - Atividades

Solicite que os alunos escolham uma das imagens abaixo (1 – gentileza, 2 – respeito ao meio ambiente ou 3 – proibições necessárias) para criarem a partir dela, um texto de no máximo 10 linhas sobre aquilo que ela representa. Para a criação do texto, o aluno deve seguir o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de escritório> Processador de textos].

 

1) (   )Ser bonzinho e cumprimentar todos

Imagem disponível em: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/paiaqui/?p=3166

2) (   )Jogar lixo no lixo

Imagem disponível em: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/02/boas-maneiras-cartaz_3612.html

3) (   )Não pode brigar e nem gritar

Imagem disponível em: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/02/boas-maneiras-cartaz_3612.html

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Nós sabemos que o ideal é que os alunos se comportem em sala de aula e na escola para que seu aprendizado seja adequado, contudo, sabemos também que alguns alunos, por diferentes motivos não atendem às nossas expectativas.  

Proponha a eles que assistam uma reportagem televisiva do Estado de São Paulo de como jamais devemos proceder na escola. Para isso, acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Quebra-quebra na escola 

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qEHBcdRR1Jc

Professor, motive seus alunos a ensinarem aos alunos da reportagem apresentada, as boas maneiras que aprenderam no decorrer desta aula. Para isso, proponha que montem e apresentem uma peça teatral. Toda esta atividade deverá ser registrada por fotos e filmagens que posteriormente será exibida para os alunos das outras salas de aula da escola. Para os registros, eles devem utilizar seus laptops e seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre o trabalho em sala de aula:

- Reinventar a sala de aula: http://vimeo.com/10991616

- Didática geral: A aula – O ato pedagógico em si:http://www.youtube.com/watch?v=CO58mB_hNoY

- Sala de aula do futuro: http://www.youtube.com/watch?v=c9PLq5uqu6Y

 

  • Sugestões de imagens:

 Diálogo em sala de aula

Imagem disponível em:http://blogdoxandro.blogspot.com/2009/08/tiras-n679-tirinhas-do-ze-jose-james.html

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da ética no que diz respeito a seguir regras de boa convivência com a comunidade escolar, seguindo o conhecido ditado popular: “Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”. O aluno deve compreender o que são regras e aquelas que deve seguir na escola, principalmente para garantir o direito de seus colegas se concentrarem na aula para aprenderem o conteúdo ministrado pelos professores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.