19/09/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá relembrar algumas regras básicas existentes em sua vida e o significado de se comportar bem em um ambiente coletivo.
“Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”.
1° Momento: aproximadamente 60 minutos.
DEVO MESMO SEGUIR AS ?
Professor, para iniciar sua aula, proponha que os alunos formem um círculo e sentem no chão, algumas escolas denominam esse procedimento de “rodinha”. Esta forma de organização possibilita uma maior interação do grupo, pois ficam lado a lado e podem dialogar olhando para quem está falando.
Diga a eles que hoje vamos tratar de um assunto muito importante: “as regras de convivência”. Questione-os sobre quais são as regras combinadas na escola. Deixe que falem e depois solicite que utilizem seus laptops e acessem o link indicado abaixo e siga as instruções:
Regras em sala de aula e fora dela: http://koisas-da-kris.blogspot.com/2010/10/regras-escolares-para-colorir.html
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O QUE SÃO BOAS MANEIRAS?
Professor, agora que os alunos já compreenderam o que são regras na atividade acima, trabalhe com eles algumas regras de comportamento, principalmente aquelas que se referem ao ambiente escolar. Certamente, eles já receberam educação de seus pais e/ou responsáveis, assim dê voz a eles para que possam falar o que entendem por “boas maneiras”.
Acolha cuidadosamente cada fala e em seguida, assista com eles ao vídeo abaixo. Acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] ou utilize um projetor multimídia.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qsih6kJfSjI
Depois de assistir ao vídeo discuta com eles o que entenderam. Solicite que façam um registro no caderno ou utilizem os laptops e registrem por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Lembre-se de alertá-los para os dados de identificação. Veja uma sugestão:
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR?
A educação cabe em qualquer circunstância e lugar de nossa vida. A educação destacada refere-se às regras de convivência e o modo que nos relacionamos uns com os outros.
O professor como um agente formador de opinião deve proceder de modo educado para que os alunos se espelhem nele.
Dentro da escola, o local onde mais ocorre interação entre os educadores é na sala dos professores, é o lugar do cafezinho, bate-papo, troca de informações entre outras. Embora pareça tudo tranqüilo e harmonioso, nesse recinto ocorrem diversos inconvenientes originados a partir da falta de boas maneiras, para evitá-las a seguir algumas dicas de como comportar dentro da escola:
• Dirigir-se às pessoas com palavras educadas, como: por favor, com licença, obrigado, desculpe.
• Saudar as pessoas ao chegar e quando se retirar.
• Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade.
• Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono.
• Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar.
• Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.
• Procurar se relacionar de forma harmoniosa entre os funcionários e professores.
• Ter pontualidade nos horários pré-estabelecidos.
• Evitar conversas ofensivas em relação aos colegas.
• Não é recomendável atitudes como pentear cabelo, pintar unhas, usar celular.
• Devolver objetos emprestados (caneta, lápis, borracha, livros etc.).
• Evitar adquirir empréstimos, especialmente de pequenos valores por serem propícios ao esquecimento.
• Não atrapalhar a aula de um colega para conversar assuntos desnecessários.
• Não colocar-se em um nível superior aos colegas, não se nomear sábio ou detentor de grande conhecimento, isso evita a antipatia.
Texto disponível em: http://educador.brasilescola.com/comportamento/boas-maneiras-na-escola.htm
Solicite que os alunos escolham uma das imagens abaixo (1 – gentileza, 2 – respeito ao meio ambiente ou 3 – proibições necessárias) para criarem a partir dela, um texto de no máximo 10 linhas sobre aquilo que ela representa. Para a criação do texto, o aluno deve seguir o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de escritório> Processador de textos].
1) ( )
Imagem disponível em: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/paiaqui/?p=3166
2) ( )
Imagem disponível em: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/02/boas-maneiras-cartaz_3612.html
3) ( )
Imagem disponível em: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/02/boas-maneiras-cartaz_3612.html
4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Nós sabemos que o ideal é que os alunos se comportem em sala de aula e na escola para que seu aprendizado seja adequado, contudo, sabemos também que alguns alunos, por diferentes motivos não atendem às nossas expectativas.
Proponha a eles que assistam uma reportagem televisiva do Estado de São Paulo de como jamais devemos proceder na escola. Para isso, acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qEHBcdRR1Jc
Professor, motive seus alunos a ensinarem aos alunos da reportagem apresentada, as boas maneiras que aprenderam no decorrer desta aula. Para isso, proponha que montem e apresentem uma peça teatral. Toda esta atividade deverá ser registrada por fotos e filmagens que posteriormente será exibida para os alunos das outras salas de aula da escola. Para os registros, eles devem utilizar seus laptops e seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
- Reinventar a sala de aula: http://vimeo.com/10991616
- Didática geral: A aula – O ato pedagógico em si:http://www.youtube.com/watch?v=CO58mB_hNoY
- Sala de aula do futuro: http://www.youtube.com/watch?v=c9PLq5uqu6Y
Imagem disponível em:http://blogdoxandro.blogspot.com/2009/08/tiras-n679-tirinhas-do-ze-jose-james.html
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da ética no que diz respeito a seguir regras de boa convivência com a comunidade escolar, seguindo o conhecido ditado popular: “Não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”. O aluno deve compreender o que são regras e aquelas que deve seguir na escola, principalmente para garantir o direito de seus colegas se concentrarem na aula para aprenderem o conteúdo ministrado pelos professores.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!