Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como comprovar que em ética os fins não justificam os meios? – UCA

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a necessidade de planejar bem suas ações;

 

  • Compreender a importância em seguir as regras estabelecidas pelo grupo e não se deixar influenciar por maus exemplos de colegas;

 

  • Descobrir o quão é prazeroso ajudar ao próximo (colegas).
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet. 

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá relembrar algumas regras básicas existentes em sua vida e o significado de se comportar bem em um ambiente coletivo, ou seja, de conviver de forma harmoniosa, respeitando e colaborando com o outro.

“Os fins justificam os meios”?

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

BOM PLANEJAMENTO GERA BOAS AÇÕES

Professor, faça uma rápida introdução do filósofo Maquiavel, que nasceu na Itália no século XV (mais informações sobre ele no item Recursos Complementares). A este filósofo é atribuído uma frase erroneamente interpretada: “os fins justificam os meios”. Algumas pessoas interpretaram que ele queria dizer que podemos fazer qualquer coisa para alcançarmos nossos objetivos. Contudo, na realidade não foi bem assim. Ele quis dizer que devemos planejar bem nossas ações para alcançarmos bons resultados.

Você também é assim, estimado aluno? Planeja bem suas ações antes de executá-las, seja na escola ou em casa? Agora professor, promova uma roda de conversa sobre planejamento com seus alunos, ouça o que eles têm a dizer sobre planejar. Na disciplina de Língua Portuguesa, você poderá trabalhar verbos.

Planejamento

Imagem disponível em: http://asocialtriunfo.blogspot.com/2010/08/equipe-da-secretaria-de-assistencia.html

Professor,  finalize este momento possibilitando que as crianças fixem o que foi conversado, você pode propor que façam uma pesquisa com a família sobre planejamento familiar.

Aluna UCA - Vídeos

A pesquisa deverá ser em forma de entrevista oral e filmada. Para os registros, eles devem utilizar seus laptops com auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam. Eles também poderão gravar a entrevista utilizando o  KRecord[Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som Esta atividade contribui para uma rápida reflexão sobre o tema, com a inclusão digital da família e sua participação ativa na vida do filho estudante.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

DEVO SEGUIR MEU COLEGA OU A REGRA EXISTENTE?

“Duas coisas me enchem o ânimo de admiração e respeito: o céu estrelado acima de mim e a lei moral que está em mim”. (Kant)

Professor, retome a pergunta que dá título a essa aula e converse com seus alunos: quando se refere a ética, os fins justificam os meios? É possível fazer qualquer coisa para alcançarmos um objetivo?

Existem pessoas que são assim, mentem, roubam, enganam os outros e até agridem fisicamente para que seus objetivos sejam alcançados. Como exemplo, temos um famoso personagem de um desenho animado da televisão que inclusive, é uma péssima influência e que corrompe a inocência das crianças. É um passarinho que faz de tudo para alcançar seus objetivos e no final, ainda ri das desgraças dos outros. Certamente estamos falando do Pica Pau. No episódio abaixo, veremos que ele finge estar doente para levar vantagem. Acesse Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Pica Pau

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5K85W6aVHeg

Aluna UCA - Atividades

 

                  1) Avalie o desenho. Marque um (X) na nota que o Pica Pau deveria levar se estava tentando ser uma pessoa ética, ou seja, que segue as regras de boa convivência.

     a) (   ) zero

     b) (   ) cinco

     c) (   ) dez

2) Justifique a resposta:________________________________________________________________________________________________________________________________

      3) Você conhece alguém como o Pica Pau, que gosta de levar vantagem em tudo, mesmo que tenha que prejudicar os outros? Se sim, seja ético e não cite o nome dele em sua resposta, mas conte-nos uma de suas ações.

       _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      4) Muitas crianças aprendem coisas erradas assistindo o desenho do Pica Pau. Depois de saber que este desenho é uma péssima influência para as crianças, qual é o conselho que daria a seus colegas em relação a ele?

      ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

            

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

MUDANDO NOSSAS ATITUDES E CONVIDANDO OS COLEGAS A FAZEREM O MESMO

Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, atitudes como a do Pica Pau são erradas. Kant criou o imperativo categórico, que segundo ele, toda pessoa tem o dever de agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam, ou seja, se for uma lei universal da natureza humana. Talvez daí tenha surgido o conhecido ditado popular “não faça aos outros aquilo que não quer que ele te faça”. Se o passarinho de nossa história não queria sofrer ou apanhar, não deveria ter feito o que fez com aquele cachorro.

Kant se orgulha em seguir a lei moral, aquela que está dentro de nós e independe da lei civil (aquela que regula a ação dos seres humanos). Mesmo que exista uma “brecha” na lei, não devo me comportar inadequadamente só porque alguém faz aquilo, por exemplo. Você pensa assim ou se vê um colega da sala agindo errado (conversando fora de hora, agredindo os colegas, desrespeitando os professores, não fazendo o dever de casa), você quer fazer também?

Aluna UCA - Atividades

Professor, motive seus alunos a seguirem a lei moral proposta por Kant em seu imperativo categórico e solicite que eles façam o que se segue.

  1. Crie uma história em quadrinhos.

a) A história deve conter três personagens, assim como no desenho que assistimos. Esses personagens podem ser seres humanos ou mesmo animais (como é uma historinha, os animais podem falar).

b) Esta história deve ser feita em seu laptop UCA, seguindo o seguinte procedimento: utilizar os laptops dos alunos, por meio do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). A história em quadrinhos deve ter exatamente nove quadrinhos, o título ser colocado no 1º quadrinho e a palavra "fim" no último quadrinho, em letras maiúsculas e em negrito, como no exemplo abaixo:

 

Historia em quadrinhos - quadro  

          c)  A história deve acontecer em uma escola e o personagem principal deve transmitir aos demais personagens a importância de cumprir as regras da escola.

       2. Crie um blog. Sugestão de sítio para a criação de blog grátis:  http://www.criarumblog.com/

a) Divulgue nele a história em quadrinhos criada por você.

b) Poste no blog, o desenho animado exibido na segunda atividade desta aula.

c) Abra uma enquete com a seguinte pergunta: o que de bom você aprende assistindo ao desenho do Pica Pau?

d) Procure no dicionário e insira no blog o significado do verbo planejar.

             e) Poste também, as fotos e filmagens que produziu ao fazer a entrevista oral com sua família. 

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre Maquiavel:

- Biografia: http://www.culturabrasil.org/maquiavel.htm

- Principal obra: O Príncipe (versão para web): http://www.culturabrasil.org/maquiavel.htm

Maquiavel - O Principe

Imagem disponível em: http://cemtendencias.blogspot.com/2009/05/por-vocacao-e-convivencia-maquiavel-era.html

 

 

  • Imagem de Maquiavel:

 

Maquiavel

Imagem disponível em: http://prof.medeiros.zip.net/arch2011-02-13_2011-02-19.html

 

  • Sugestão de sítios sobre Kant:

- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

- Vida e obras: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm

 

- Imagem de Kant:

 

 Kant

Imagem disponível em: http://projetophronesis.wordpress.com/category/filosofia-moderna/kant-filosofia-moderna/

 

  • Sugestões de sítios para criação de blogs grátis:

- http://www.criarumblog.com/

- http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da ética dentro da comunidade escolar. O terceiro momento desta aula é ideal para verificar o aprendizado do aluno, pois, nela se concentra todas as tarefas no decorrer da aula: criação de um blog e de uma historia em quadrinhos. A aula alcançou seu objetivo, se essas atividades possibilitaram ao aluno reconhecer a necessidade de planejar bem suas ações, aprender a seguir as regras e não os maus exemplos dos colegas e descobrir como é prazeroso o ato de ajudar ao próximo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.