Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar o jornal para instigar a leitura e a produção textual? (UCA)

 

16/09/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um texto para o jornal da sala, a partir de uma imagem;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas;
  • Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala;
  • Criar o hábito de leitura;
  • Relacionar a notícia com a  realidade cotidiana.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 min – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos.    É importante também  que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula
Grupo de Alunos 
Estratégias e recursos da aula

Como o  jornal é um suporte textual, ele contém várias seções, com textos que apresentam diferentes características, ou seja, tem finalidades diferentes.
   Assim,  o “suplemento” ou seção infantil possui um formato que atende ao seu público, da mesma forma outros suplementos são escritos levando-se em conta o seu público alvo, como a seção de esportes, cultura e outros.

1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

       Professor, selecione “cadernos”,  seções  ou suplementos infantis de jornais usados e leve para sala. Verifique o eixo de maior interesse da turma.
       No dia anterior solicite aos alunos que tiverem jornais usados em casa para trazerem para sala.

 

MOTIVANDO:  IMAGENS  DO  NOSSO COTIDIANO

      Para despertar o interesse de seus alunos, discuta com eles sobre a importância das imagens no mundo atual.
      Questione-os sobre onde encontramos imagens (elas estão em todos os lugares; nas propagandas, painéis, fachadas, livros, jornais, internet, televisão e outros).
     

Explore oralmente:

-Vocês se lembram de alguma imagem marcante que viram?
-Por que ela lhe chamou a atenção?
Deixe que todos falem.

 

DINÂMICA: MEMORIZANDO A IMAGEM

 

       Professor, procure nos suplementos infantis, uma imagem que você considera  ser interessante para os alunos.

-O objetivo desta dinâmica é trabalhar a leitura de imagem, por meio da percepção visual.

  1. Solicite que todos fiquem atentos e mostre rapidamente a imagem;
  2. Pergunte-lhes sobre os elementos que visualizaram na imagem. Exemplo: que lugar é mostrado?  A imagem mostra uma paisagem ou um ambiente fechado? Tem algum personagem, pessoas ou animais? Quais são? É dia ou noite?
  3. Procure registrar na lousa as respostas;
  4. Organize-os em grupos e solicite que reconstruam a imagem que viram, com a ajuda de todos os componentes, mas não mostre novamente, pois eles têm que resgatar  a imagem que visualizaram e buscar representá-la;
  5. Depois que terminarem,  fixar os desenhos na lousa para que todos possam observar;
  6. Mostre a imagem novamente para que eles comparem com os desenhos que fizeram;
  7. Liste os elementos comuns às duas ilustrações;
  8. Discuta sobre a importância da leitura de imagem e da percepção visual;   

 

TRABALHANDO EM GRUPO:

       Organize os alunos em grupos heterogêneos, ou seja, compostos com  alunos de diferentes níveis de desenvolvimento.

       Distribua diversos jornais para os grupos e solicite que recortem  uma imagem: desenhos, quadrinhos (tirinhas), caricaturas, charges ou fotos que considerarem interessante.

                Outros grupos poderão acessar a internet por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) em seus netbooks,  sítios de jornais eletrônicos. Se em sua cidade ou região existir jornais online, forneça aos alunos  o endereço para os alunos pesquisar,  imprimir e recortar as imagens que consideram interessantes. Como exemplo: www.correiodeuberlandia.com.br

       É fundamental entendermos  a finalidade das imagens no contexto em que vivemos, por isso explique-lhes que a imagem (ilustração, foto ou outros) utiliza-se da  linguagem visual, ou seja, por meio da imagem o autor comunica sua idéia como por exemplo:
vender um produto, denunciar, divulgar, ilustrar, chamar a atenção, despertar sentimentos dentre outras.

- Solicite que troquem as imagens que recortaram,  com os outros grupos, ou seja, quem selecionou a imagem não vai utilizá-la, assim não terá a interferência do texto escrito, caso tenha.

- Distribua folhas em branco para eles colarem a imagem selecionada e criem o seu texto a partir da interpretação dela.  Eles poderão criar:

  • Notícia;
  • História em quadrinhos;
  • História (narrativa);
  • Anúncio;
  • Propaganda ou outro.

      

        Depois que terminarem solicite que leiam para os colegas como se tivessem apresentando, observando: entonação de voz, postura, pontuação.
       A socialização também é uma etapa muito importante, pois além de trabalhar a leitura, permite ao aluno avaliar  sua produção, ou seja, perceber repetição de palavras, frases sem sentido, falta de pontuação e outros elementos que possibilitarão a posterior reescrita do texto, que também é uma etapa fundamental do trabalho.

       Os grupos que recortaram a imagem que tem o texto referente a ela, poderão apresentá-lo para a sala, assim os alunos observarão se as leituras das imagens que os colegas fizeram são diferentes do texto original, pois dependem do olhar, do conhecimento de mundo, da interpretação de  quem as vê.

2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

Professor, após o trabalho com o recorte de imagens do jornal, oriente os alunos a observarem os espaços e atividades da escola e registrarem a observação por meio de fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

Posteriormente, peça que cada aluno eleja uma  foto e imprima na escola ou em casa.  A foto deverá conter um diâmetro 10x15cm para que seja colada na folha A4. Oriente que colem a foto no início da folha (modo retrato) e façam uma produção textual a respeito da imagem.

Lembre-os de que devem elaborar o texto relacionando a imagem ao contexto.

COLOCAR UMA PRODUÇÃO ESCANEADA

 

3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

CARTA ENIGMÁTICA

1- A carta enigmática é uma atividade que permite associar a leitura de imagem com a leitura escrita.

       1.1- Escolha uma notícia do jornal e retire a idéia principal.

       1.2- Crie uma carta enigmática, utilizando desenhos ou figuras recortadas do jornal para expressar a notícia.

       1.3- Reproduza para que eles possam decifrá-la.

2- Outra possibilidade é pedir que eles criem a sua própria carta enigmática, para isso devem escolher uma notícia do jornal  e trocar algumas palavras por desenhos ou símbolos. Podem utilizar símbolos e desenhos recortados do próprio jornal, depois  trocar entre si para que os colegas decifrem a sua carta.

       Sugira aos alunos o acesso novamente a internet (caminho já citado) o sítio do Menino Maluquinho, nele você encontra além de várias brincadeiras uma carta enigmática para os alunos decifrarem:  http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/jogos/default.asp (acesso em 04/09/11).

       Se quiser poderá reproduzir algumas cartas enigmáticas para que eles entendam sua estrutura.  Veja um exemplo de carta enigmática. Inclusive com abordagem temática: 
       Carta Enigmática

Fonte: http://sites.google.com/site/internalba/carta-enigmatica 
(acesso em 04/09/2011).

 

4º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

 

       Professor, agora que os alunos conhecem melhor o jornal e como ele se organiza, proponha que eles criem o  JORNAL MURAL, este jornal  tem como objetivo socializar as notícias relativas ao cotidiano da escola; o que está acontecendo na sala e na escola.

            Os alunos têm nas mãos um grande instrumento de trabalho, o netbook. Nele poderão digitar os textos com a ferramenta KWord, utilizar o KolourPaint para suas criações artísticas, o KSpread para planilha eletrônica (construção de gráficos), WxCam (a câmera na área de trabalho para filmarem e/ou fotografarem), entre outros recursos

       - Você pode sugerir que sejam criadas algumas seções, tais como:

 

Atividades

JORNAL MURAL

3º ANO B

O COTIDIANO NA ESCOLA

CLASSIFICADOS ANÚNCIOS

CURIOSIDADES

ESPORTE LAZER

O que está acontecendo na escola: projetos, eventos, exposições e outros

Dias e provas, data de entrega de trabalhos, objetos perdidos e encontrados por alunos e professores

Situações inusitadas, curiosas...

Notícias sobre eventos esportivos: jogos que ocorrem na escola ou fora dela e que envolvam os alunos da escola.

 

        Este é um excelente recurso para desenvolver habilidades de leitura e de escrita e criar o hábito de leitura, pois parte de situações reais e conta com o envolvimento dos alunos em todas as etapas. O Jornal Mural   não se limita a uma aula, mas deve ser trabalhado ao longo do semestre ou enquanto tiver interesse do grupo, possibilitando a socialização de diferentes notícias relativas ao cotidiano da escola e das diferentes áreas do conhecimento.   

ETAPAS IMPORTANTES PARA CRIAÇÃO DO JORNAL   

Estabeleça equipes de trabalho e delegue funções;

  •        Cada equipe ficará responsável por uma seção do jornal, para isso deve investigar,  produzir e divulgar a notícia no jornal mural, mas antes deve ser lido por todos do grupo;
  •        Procure orientar a produção escrita dos alunos, buscando evitar problemas graves na tessitura textual, ou erros ortográficos sérios, pois será lido por diversas pessoas da escola, e mesmo sabendo que eles estão em processo de alfabetização e que muitos ainda não estão na fase ortográfica da escrita, não devemos expor  trabalhos com questões graves na escrita, isto pode causar constrangimentos para alguns alunos;
  •        Um recurso interessante para a consolidação da aprendizagem é a reescrita dos textos dos alunos, é o momento do confronto da tentativa da escrita, com a escrita convencional;
  •        Outra possibilidade também é a criação do Jornal Mural com as notícias selecionadas pelos alunos a partir dos jornais, sem necessariamente os alunos criarem.
Recursos Complementares

Este vídeo apresenta uma breve introdução sobre a importância da leitura de imagem na sala de aula:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml

 Acesso em 04/09/2011.

Avaliação

              Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe um acompanhamento no desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja, observe na atividade em grupo se todos foram capazes de produzir um texto com a imagem escolhida (foto da escola) e criar um texto para o jornal a partir da imagem que selecionaram. Verifique também se conseguiram ler e apresentar a notícia que elaboraram. Ao produzir  o jornal mural verifique se eles conseguem relacionar a notícia com o cotidiano que eles vivem. Observe a reescrita dos textos no mural, se estão usando este recurso para consolidar a aprendizagem da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.