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Quais estratégias podem ser utilizadas para ensinar os adjetivos pátrios e naturalidade? (UCA)

 

17/10/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é adjetivo pátrio e naturalidade;
  • Localizar-se no espaço geográfico;
  • Conhecer os mapas: mundo, do país, estado e município;
  • Produzir texto informativo;
  • Localizar a escola a partir dos sítios da internet;
  • Formular hipóteses a partir da observação de uma imagem;
  • Identificar o gênero textual poesia.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5 ) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos e que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, TuxPaint, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

No dia anterior a primeira aula oriente os alunos para trazerem uma cópia  da certidão de nascimento, ou combine com a secretária da escola para disponibilizar as cópias das pastas dos alunos para você.

Explique-lhes que a certidão de nascimento é um documento obrigatório, que deve ser providenciado pelos pais, naturais ou adotivos, pois garante cidadania, assistência médica, escola e é também um direito previsto  no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente).

Procure conhecer a naturalidade de seus alunos com antecedência e faça fichas com esses adjetivos pátrios (indica a nacionalidade ou o lugar de origem de cada um), você irá perceber que muitos ainda não conhecem e ficarão surpresos com os nomes.

Você pode informar aos alunos que adjetivos pátrios também são chamados de gentílicos (adjetivos gentílicos, ou pátrios, isto é, as palavras que designam origens). Peça para que eles acessem de seus netbooks o seguinte sítio na internet por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u22.jhtm (acesso em 04/09/2011) é uma nova palavra, para enriquecer o vocabulário dos alunos. Eles não têm obrigação de utilizá-la, mas é interessante que conheçam.

1ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA: QUEM SOU EU?

Professor, organize uma roda de conversa com os alunos. Ela é um momento importante, pois possibilita o diálogo, a interação e a exploração do tema.

Antes de iniciar o trabalho com as certidões de nascimento, explique o que é adjetivo pátrio e fale a sua naturalidade e o adjetivo correspondente como exemplo.

Distribua as fichas com os adjetivos pátrios dos alunos no meio da roda e peça que se apresentem pegando a ficha que contém o seu adjetivo pátrio. Ex. Meu nome é Kellen Cristina nasci em Uberlândia e sou uberlandense; eu sou Ana, nasci em Itumbiara, sou itumbiarense.

Faça as intervenções para ajudar os alunos, pois são nomes que não fazem parte do cotidiano deles.

Peça que depois de se apresentarem devolvam a ficha para o centro da roda, se achar interessante, poderá registrar em uma tabela na lousa, o nome do adjetivo e quantas pessoas se apresentaram com ele. Ainda na roda, proponha a brincadeira: “O mensageiro”.

Orientações

Lembre que adjetivos são características (boas ou não), podem ser físicas ou de personalidade, naturalidade (pátrios) e na brincadeira vale incluir cor de roupa, tipo de calçado, penteado, corte de cabelo, mas não vale adjetivos negativos, pois o objetivo da brincadeira é fixar o conteúdo e não expor as pessoas, deixando-as  constrangidas ou tristes.

Regras

  1. O professor convida um aluno para ser seu mensageiro.
  2. Fala uma mensagem no ouvido dele para que transmita para alguém do grupo.
  3. Não fala o nome da pessoa que deverá receber a mensagem, mas sim algumas características, inclusive o seu adjetivo pátrio. (Fala alto, para todos ouvirem as características de quem deverá receber sua mensagem).
  4. O “mensageiro” irá se dirigir a pessoa que ele acha que possui os adjetivos falados pelo professor. (O professor vai brincando e explicando para os alunos como funciona).
  5. O mensageiro chega até o destinatário e fala a mensagem ao seu ouvido.
  6. O professor fala se o mensageiro acertou ou não. Se ele se dirigiu a pessoa certa conforme sua orientação, o recebedor fala alto para o grupo ouvir qual a mensagem que recebeu.
       Ex. A mensagem foi:  Você é um bom aluno, ou gosto de você...
  7. Na sequência o mensageiro assume a posição de comando e convida alguém para ser o mensageiro.
  8. Se o mensageiro errar ele vai assentar e o comandante, chama outro mensageiro e continua a brincadeira.
  9. A atividade termina quando o professor observar que o grupo perdeu o interesse ou o tempo já se estendeu muito.

 

Ao final, peça que os alunos avaliem a atividade. Se quiser poderá solicitar uma avaliação por escrito, no caderno, ou digitada utilizando os laptops por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos). Se optar por este recurso, solicite que enviem para você por e-mail para que  tenha estes dados, além de estar avaliando também  a produção de texto: argumentação, coesão e coerência.
 

 

 

 Atividades

AVALIANDO A ATIVIDADE.

  1. O que aprenderam?
  2. Qual adjetivo pátrio mais comum no grupo?
  3. Como o grupo se comportou?
  4. As regras foram respeitadas?
  5. Quais regras gostariam de mudar e por quê?
  6. O que você mais gostou?

 

 

Professor, é importante que você  e os alunos registrem esta atividade por meio de fotos e/ou filmagem utilizando a câmera na área de trabalho do netbook  WxCam ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam. Outra forma de registro é uma produção textual.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM MAPAS

Professor, independente do ano de estudo do aluno, é importante que ele visualize e manipule os mapas para identificar este tipo de representação gráfica, basta que você saiba dosar o nível de informação e a linguagem, para que seja compatível com o desenvolvimento cognitivo dos alunos  e a capacidade de compreensão.

Leve para sala: O globo terrestre, o Mapa Mundi, o mapa do Brasil, do estado que você mora e por último, do  município no qual residem.

Utilize também o atlas da biblioteca para que os alunos conheçam este portador de texto. Outra  alternativa é agendar com a bibliotecária um horário para que você leve sua turma e faça o trabalho neste rico espaço escolar.

Apresente aos alunos cada recurso  e deixe que  levantem hipóteses quanto ao nome dos mapas, o que representam e para que servem, depois, nomeie e identifique o que cada um representa. Deixe que toquem, mostre o planeta representado pelo globo terrestre e depois localize no mapa do mundo, o Brasil, seu estado e seu município.       
        É um importante momento para os alunos se localizarem, ou seja, localizarem o município no estado e no Brasil. Também é indispensável que eles possam localizar o município onde nasceram.

Organize os alunos em pequenos grupos para que explorem os mapas e possam visualizar o local.

Para desenvolver a atividade de forma organizada combine com alguns monitores (alunos), para ajudarem os colegas, evitando tumulto.

Professor, o manuseio do globo terrestre, Mapa Mundi e outros é de extrema importância, mas podemos fazer um trabalho integrado com o mundo virtual. Acessando a internet (caminho já citado) http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html (acesso em 07/09/2011) a turma poderá navegar nos seus municípios, estados de nascimento e o de residência.

 

EXPLORANDO MAPAS: QUEBRA-CABEÇA

Prepare com antecedência alguns “quebra- cabeças” com os mapas do Brasil e de seu estado.

Divida o mapa do Brasil e o do seu estado em regiões, utilize o critério que atender melhor o nível de sua turma e seu objetivo.

O interessante é que os alunos visualizem os mapas em tamanho grande e em grupos montem o quebra- cabeça.

Como fazer

  • Busque os mapas em sítio da internet, atlas geográfico ou livros didáticos. Cole-os em papelão, cartolina, EVA ou papelão de caixa de sapato, camisa, etc. Recorte por regiões ou estados os mapas do Brasil e do seu estado.
  • Faça envelopes e nomeie-os, coloque o número de peças.
  • Distribua para os grupos e oriente para que observem o mapa grande que está exposto e montem o quebra- cabeça que receberam dentro do envelope.
  • Depois faça o mesmo com os mapas de seu estado.
  • Se achar interessante, marque um tempo, como forma de centrar o foco na atividade.

 

Professor, quando forem trabalhar com o mapa do estado solicite que relatem o que descobriram com a atividade.

  • Veja a seguir um modelo de mapa:

Mapa do Brasil

Fonte: http://viagenslacoste.blogspot.com/2010/01/mapa-do-brasil-brazil-map-outros-mapas.html  (acesso em 07/09/2011)

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.


Nesta atividade a sugestão é que você trabalhe de forma interdisciplinar a Literatura e a Geografia. Segue a poesia que contextualiza a atividade “Esse pequeno mundo” de Pedro Bandeira:

Esse pequeno mundo

Sei que o mundo é mais que a casa,
mais que a rua,
que a escola,
mais que a mãe e
mais que o pai.
Vai além do horizonte,
que eu desenho no caderno,
como linha reta e preta,
se separa azul de verde. Sei que é muito,
sei que é grande,
sei que é cheio,
sei que é vasto.
Disseram-me que é uma bola,
que flutua pelo espaço
atirada pelo chute
de um gigante poderoso:
Vai direto para o gol,
Que ninguém sabe onde é.
Mas para mim o que mais conta
É este mundo que eu conheço
E cabe direitinho
Bem no meu pé.
Esse pequeno mundo

 

BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco íris. São Paulo: Moderna, 1984 Coletânea de textos
– Língua portuguesa Ciclo básico de alfabetização Secretaria de estado de educação
– Departamento de ensino fundamental
– 2005
Governo do estado do Paraná


Fonte: http://www.scribd.com/doc/3289690/portugues-cba-aluno

- Professor, lembre-se que a poesia deve ser lida com entonação e emoção.
Faça a leitura para os alunos e depois solicite que leiam.

Você poderá fazer a leitura em dois grupos: meninas e meninos ou utilizar outra estratégia, mas aproveite este momento para trabalhar habilidades de leitura.

Distribua uma cópia da poesia ou registre-a na lousa para que eles copiem e ilustrem. Também poderão copiar por meio de digitação em seus netbooks utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos).


       Analise a poesia com os alunos e deixe que levantem hipóteses com relação aos seguintes questionamentos:

  • Quais características mostram que este texto é uma poesia?
  • O que o autor quis dizer com “sei que é uma bola”?
  • Quem é o gigante poderoso citado na poesia?
  • Para não repetir a palavra “grande” qual a outra palavra que o autor usou?
  • Qual parte da poesia o autor explica porque ele fala “pequeno mundo”.

Professor, dê o feedback  para os alunos com relação as informações exploradas a partir das hipóteses sobre a poesia, é um ótimo momento para se trabalhar a análise  deste gênero e desenvolver habilidades como:

  • Capacidade de inferir informações implícitas e explícitas em um texto.
  • Reconhecer diferentes gêneros textuais e suas funções.
  • Desenvolver a oralidade.

Professor, para finalizar esta atividade peça para que os alunos utilizem a ferramenta KolourPaint  ou TuxPaint para ilustrarem a poesia. TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Professor,  sugerimos que  os alunos utilizem os netbooks para acesso a internet.  Para esta atividade este recurso é fundamental. Prepare uma aula usando o  sítio sugerido abaixo do portal do professor. Nele os alunos poderão localizar o estado em que se encontram.
       Combine que deverão levar uma folha de papel branco, lápis e borracha para registrarem o que fizeram e o que descobriram. Deixe que explorem o quebra cabeça.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf  (acesso em 07/09/2011)

Outro trabalho interessante é utilizar o “Google Maps” http://maps.google.com.br/ (acesso em 19/09/2011) , ele  permite acessar os mapas que quiser e os alunos poderão localizar o município em que se encontram. Os alunos poderão visualizar o Mapa Mundi e focar o país, o estado, o município e até o quarteirão da escola .


Orientações - Clicar no Brasil, depois no seu estado, localizar a capital do estado, clicar  no seu município e por último, no bairro onde está localizada a sua escola. Sempre que você clica, o mapa direciona o foco onde você clicou, ampliando o zoom, possibilitando localizar o quarteirão e as ruas no entorno da escola.

- Localizar os estados  vizinhos ao seu.

- Neste sitio é possível traçar o trajeto da casa do aluno até a escola. Nas turmas em que os alunos já dominarem este recurso, você poderá solicitar que façam isto.

- Antes de iniciar o trabalho, apresente aos alunos o roteiro do texto informativo que irão elaborar.

  • Nome do país, estado e município que pesquisaram.
  • Nomes dos estados que fazem limites com seu estado (vizinhos).
  • Se seu município está próximo ou distante da capital do estado e como ela se chama.
  • Nomes da rua da escola e das ruas do entorno dela.
  • Nome do recurso utilizado para buscar as informações (fonte).

É importante lembrar que texto informativo não tem opinião do autor, portanto não é necessário dizer se gostou ou se não gostou, mas repassar as informações obtidas.

Veja a seguir o mapa do bairro onde se localiza a Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que foi trabalhado com os alunos.

Mapa ESEBA  

Fonte:   http://maps.google.com.br/maps?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-      BR:official&hl=pt-BR&tab=wl  (acesso em 07/09/11)

5ª Atividade –  aproximadamente 60 minutos.

Professor, esta atividade tem como objetivo  trabalhar a interpretação textual. A tirinha a seguir traz a complexidade da compreensão pela criança em se localizar no espaço a partir da observação do globo terrestre. Após a execução de trabalho instigue os alunos a compararem as atividades experenciadas nas atividades anteriores com a fala da personagem Mafalda.


Observe a tirinha da Mafalda e responda:

 Tirinha Mafalda

Fonte: http://omundodoladodeca.blogspot.com/2009/02/mafalda-tiras-humor-e-engajamento.html

(acesso em 07/09/2011)

1) Qual  o objetivo do autor ao usar o ponto de exclamação na frase: “ Mas então a gente está de cabeça pra baixo!”

(   )    Demonstrar que ela estava com medo de cair.
(   )    Mostrar surpresa na fala da personagem.
(   )    Mostrar que ela estava gritando.
(   )    Mostrar que é uma pergunta.

2) Na tirinha, Mafalda demonstra:

(   )    Que achou interessante o globo terrestre.
(   )    Que é uma boa aluna.
(   )    Que não conhecia o globo terrestre.
(   )    Que é uma aluna escandalosa.

3) Quando Mafalda diz que vai ficar mais apegada ao chão, ela quis dizer que:

(   ) Vai dar mais valor ao chão.
(   ) Vai proteger o planeta Terra.
(   ) Vai se pregar ao chão.
(   ) Vai se sentir muito melhor em saber que está no chão.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação proposta tem como principal critério a observação, tendo em vista que utilizamos a manipulação de materiais, atividades lúdicas e atividade no netbooks, propiciando a interação com o mundo virtual.  A compreensão do espaço que ocupamos, onde moramos e o que fazemos deste espaço, integra o currículo escolar da atualidade. Utilize os registros escritos, as produções, as leituras e as hipóteses dos alunos, como recursos para coleta de dados e analise o aprendizado deles com relação aos objetivos propostos. Faça um relatório ou anote em seu caderno de plano o que percebeu no decorrer das atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

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