24/07/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação Escolar Indígena | Educação Física | Histórias e significados culturais das diferentes práticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Com estas aulas os alunos poderão aprender a origem e o significado de algumas palavras relacionadas ao futebol. Poderão por meio destas aulas, interdisciplinares, construírem conhecimentos históricos acerca deste esporte tão conhecido e difundido em todo o mundo!
Estas aulas também são indicadas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Indígena, pelo fato de que o tema das aulas serem também de interesse destes.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
O professor deverá iniciar estas aulas mostrando a imagem a seguir (Fig. 1) e em seguida perguntar o que os alunos (todos os alunos e não somente os meninos) acham deste esporte – futebol. Pergunte a eles se gostam deste esporte, se praticam, se costumam assistir partidas na televisão. Este poderá ser um momento de descontração, em que os alunos deverão ter liberdade para conversar, para expor seus pensamentos e idéias acerca do esporte, em especial, do futebol, pois geralmente as crianças, adolescentes, os jovens e adultos gostam de falar sobre este tema.
Ressaltamos que é importante que não sejam discutidos aspectos relacionados à preferência por algum time, para que os alunos não dispersem do foco das aulas!
Figura 1 – Imagem de uma partida de futebol
Disponível em: http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/futebol.jpg Acesso em: 29. Jan. 2009.
Em seguida, o professor poderá apresentar o Recurso aos alunos para dar continuidade às aulas.
Figura 2 – Imagem do Recurso
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18792
Este Recurso é um episódio do programa “Sua língua”, da TV Escola, que apresenta uma reflexão sobre o jogo de futebol e a contribuição deste esporte para a Língua Portuguesa. Observamos que o recurso tem a duração aproximada de seis (6) minutos.
Após assistir o recurso, os alunos deverão ser divididos em seis (6) grupos para realizarem algumas pesquisas na internet, bem como em outras fontes, sobre aspectos relacionados à história do esporte “Futebol”.
Os temas para a realização das pesquisas poderão ser:
1- Origem do esporte Futebol – (em que país e ano foi criado);
2 - Principais campeonatos do esporte (Copa do Mundo entre outros);
3 - O papel do Brasil em relação a este esporte;
4 – Jogadores que se destacaram no esporte.
5- O futebol e as mulheres.
6- O futebol entre os índios
Sugerimos abaixo alguns sites (Fig. 3) para a realização da pesquisa, são eles:
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm
http://blog.soccerlogos.com.br/
http ://www.suapesquisa.com/futebol/
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/historia-do-futebol.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol
http://www.bbc.co.uk/portuguese/copadomundo/020307_copassabre1.shtml
http://www.copacabanarunners.net/copa-do-mundo.html
http://www.clerioborges.com.br/ffeminino.html
http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1566
http://www.efdeportes.com/efd111/o-futebol-feminino.htm
http://www.socioambiental.org/inst/esp/raposa/?q=node/191
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/818/
http://portalliteral.terra.com.br/lancamentos/boleiros-do-cerrado-indios-xavantes-e-o-futebol
Figura 3 – Imagem do site “historiadomundo.com”
Neste momento os seis (6) grupos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas para toda sala de aula. Para isto sugerimos que os alunos apresentem seus trabalhos na forma de um programa “televisivo” (como o do Recurso), de forma que neste momento seja trabalhada a competência da língua oral, além da escrita, uma vez que eles deverão escrever para depois apresentar oralmente os resultados. É importante que os grupos abordem em suas apresentações o cunho democrático que há neste esporte!
1) Sugerimos que o professor dê a oportunidade a seus alunos de participar de uma atividade lúdica – um jogo de futebol (Fig. 4) disponível na internet. Para tanto, os alunos deverão acessar o link abaixo para iniciar o jogo. Cada aluno poderá escolher o nível que deseja jogar entre fácil, médio e difícil! Respeitando assim o ritmo de cada um...
http://iguinho.ig.com.br/jogo-gol.html
Figura 4 – Tela inicial do jogo
2) Sugerimos também que os alunos apresentem o resultados de suas pesquisas para os demais alunos da escola, por meio de cartazes ou até mesmo uma palestra.
3) Sugerimos que, neste momento, o professor discuta com os sobre a democracia, o que é, e por que o futebol é um esporte democrático, para que os alunos possam entender o próprio título desta aula.
Internet, Livros sobre a história do Futebol e etc.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades (apresentação do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto e, em especial, se quebraram alguns preconceitos, como, por exemplo, achar que o futebol é um esporte somente para meninos! Enfim, os alunos deverão chegar à conclusão de que o futebol é e deve ser um esporte democrático.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2010
Cinco estrelasmuito interessante o trabalho todo. Porém temos que ter tais recursos.
01/06/2010
Quatro estrelasSempre e bom estimular a criança para pratica esportiva, a disciplina, a coletividada a importância da pratica esportiva. Esse tipo de aula e muito interessante ate para o convivio das mesmas em grupo.
18/05/2010
Cinco estrelasAchei essa aula excelente e fácil de ser executada.