Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol, mais que um esporte, uma democracia!!

 

24/07/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação Escolar Indígena Educação Física Histórias e significados culturais das diferentes práticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a origem e o significado de algumas palavras relacionadas ao futebol. Poderão por meio destas aulas, interdisciplinares, construírem conhecimentos históricos acerca deste esporte tão conhecido e difundido em todo o mundo!

Estas aulas também são indicadas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Indígena, pelo fato de que o tema das aulas serem também de interesse destes.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (Três)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar estas aulas mostrando a imagem a seguir (Fig. 1) e em seguida perguntar o que os alunos (todos os alunos e não somente os meninos) acham deste esporte – futebol. Pergunte a eles se gostam deste esporte, se praticam, se costumam assistir partidas na televisão. Este poderá ser um momento de descontração, em que os alunos deverão ter liberdade para conversar, para expor seus pensamentos e idéias acerca do esporte, em especial, do futebol, pois geralmente as crianças, adolescentes, os jovens e adultos gostam de falar sobre este tema.
Ressaltamos que é importante que não sejam discutidos aspectos relacionados à preferência por algum time, para que os alunos não dispersem do foco das aulas!

Figura 1 – Imagem de uma partida de futebol
Disponível em: http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/futebol.jpg  Acesso em: 29. Jan. 2009.

Em seguida, o professor poderá apresentar o Recurso aos alunos para dar continuidade às aulas.

Figura 2 – Imagem do Recurso

Recurso:

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18792

Este Recurso é um episódio do programa “Sua língua”, da TV Escola, que apresenta uma reflexão sobre o jogo de futebol e a contribuição deste esporte para a Língua Portuguesa. Observamos que o recurso tem a duração aproximada de seis (6) minutos.

Atividade 1


Após assistir o recurso, os alunos deverão ser divididos em seis (6) grupos para realizarem algumas pesquisas na internet, bem como em outras fontes, sobre aspectos relacionados à história do esporte “Futebol”.


Os temas para a realização das pesquisas poderão ser:


1- Origem do esporte Futebol – (em que país e ano foi criado);

2 - Principais campeonatos do esporte (Copa do Mundo entre outros);

3 - O papel do Brasil em relação a este esporte;

4 – Jogadores que se destacaram no esporte.

5- O futebol e as mulheres.

6- O futebol entre os índios

Sugerimos abaixo alguns sites (Fig. 3) para a realização da pesquisa, são eles:

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html  


http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm

 
http://blog.soccerlogos.com.br/

 
http ://www.suapesquisa.com/futebol/

 
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/historia-do-futebol.htm

 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol 

 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/copadomundo/020307_copassabre1.shtml

 
http://www.copacabanarunners.net/copa-do-mundo.html

 
http://www.clerioborges.com.br/ffeminino.html

 
http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1566

 
http://www.efdeportes.com/efd111/o-futebol-feminino.htm

 
http://www.socioambiental.org/inst/esp/raposa/?q=node/191

 
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/818/

 
http://portalliteral.terra.com.br/lancamentos/boleiros-do-cerrado-indios-xavantes-e-o-futebol

Figura 3 – Imagem do site “historiadomundo.com”

Atividade 2


Neste momento os seis (6) grupos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas para toda sala de aula. Para isto sugerimos que os alunos apresentem seus trabalhos na forma de um programa “televisivo” (como o do Recurso), de forma que neste momento seja trabalhada a competência da língua oral, além da escrita, uma vez que eles deverão escrever para depois apresentar oralmente os resultados. É importante que os grupos abordem em suas apresentações o cunho democrático que há neste esporte!

Sugestões:

1) Sugerimos que o professor dê a oportunidade a seus alunos de participar de uma atividade lúdica – um jogo de futebol (Fig. 4) disponível na internet. Para tanto, os alunos deverão acessar o link abaixo para iniciar o jogo. Cada aluno poderá escolher o nível que deseja jogar entre fácil, médio e difícil! Respeitando assim o ritmo de cada um...

http://iguinho.ig.com.br/jogo-gol.html

Figura 4 – Tela inicial do jogo

2) Sugerimos também que os alunos apresentem o resultados de suas pesquisas para os demais alunos da escola, por meio de cartazes ou até mesmo uma palestra.

3) Sugerimos que, neste momento, o professor discuta com os sobre a democracia, o que é, e por que o futebol é um esporte democrático, para que os alunos possam entender o próprio título desta aula.

Recursos Complementares

Internet, Livros sobre a história do Futebol e etc.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades (apresentação do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto e, em especial, se quebraram alguns preconceitos, como, por exemplo, achar que o futebol é um esporte somente para meninos! Enfim, os alunos deverão chegar à conclusão de que o futebol é e deve ser um esporte democrático.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rodrigo, Machado de Assis , São Paulo - disse:
    rodrigokenny@gmail.com

    18/06/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante o trabalho todo. Porém temos que ter tais recursos.


  • Adimir Alves da Silva, ESC EST JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    dimmirlvesilva@Hotmail.com

    01/06/2010

    Quatro estrelas

    Sempre e bom estimular a criança para pratica esportiva, a disciplina, a coletividada a importância da pratica esportiva. Esse tipo de aula e muito interessante ate para o convivio das mesmas em grupo.


  • Antonio Ailton Gomes da Silva, Secretaria Municipal de Educação de MARACANAU , Ceará - disse:
    aagomes63@gmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula excelente e fácil de ser executada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.