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Como o mundo poderia ser melhor se todos agissem de maneira ética? - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o significado de cavalheirismo;

 

  • Resgatar os bons hábitos praticados há alguns anos atrás;

 

  • Reconhecer que a gentileza é uma atitude ética que está sempre atual, sendo apreciada por todos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

 

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Ao longo desta aula, o aluno poderá resgatar os bons hábitos praticados por nossos avós e pais, reconhecendo que ser gentil é algo que está sempre atual e é um fator que contribui para uma boa convivência, pois agrada a todas as pessoas. 

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

“GENTILEZA GERA GENTILEZA”.

“Gentileza gera gentileza”, essa é a frase mais famosa de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza, uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. Biografia disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza.

Profeta Gentileza

Imagem do profeta urbano Gentileza disponível em: http://revistaplurale.blogspot.com/2008/04/univvverrsso-gentileza.html

Professor, faça uma rápida introdução de algumas qualidades que o ser humano busca possuir e deseja também encontrá-las nas outras pessoas. Depois, motive seus alunos para que eles falem sobre suas próprias qualidades (se por acaso algum aluno não se manifestar, procure enaltecer alguma qualidade dele, pois, com certeza ele tem). Utilize o exemplo do profeta Gentileza citado acima.

José Datrino enquanto viveu, foi conhecido por sua educação, gentileza e desejo de ver o mundo ao seu redor mais agradável e feliz. Se você fosse chamado por sua maior qualidade, como seria? _____________________________________________________________________.

Ouça os alunos e acrescente que cada um faz o que lhe é possível. José Datrino era um homem comum e tentou transformar o mundo, da maneira que acreditava ser melhor.

Em uma escola do Rio de Janeiro, os alunos levaram a questão da gentileza a sério e desenvolveram um valioso projeto. Vamos ver o que eles fizeram? Para acessar o vídeo, utilizem os laptops e siga os seguintes passos: Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Gentileza na escola

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ic_XPBxkX4g&feature=player_embedded#at=127

Depois de assistir ao vídeo, questione-os sobre o que mais gostaram. Solicite que registrem suas observações em um pequeno texto, no caderno ou digitando, utilizando seus laptops, por meio do KWord[ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]. Este texto deverá ser arquivado em uma pasta “DOSSIÊ DA GENTILEZA”, que ao final do trabalhado deverá ser enviada para que você avalie.

 

 Gentileza - relatorio - quadro   

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aluna UCA - Atividades

Professor ofereça atividades que oportunize sua turma demonstrar que são gentis. Solicite que eles criem uma paródia em que possam destacar a gentileza no interior da escola. Essa paródia poderá ser gravada em seus laptops UCA. Para isso, utilize Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital)

  1. Leve-os a refletir que não é difícil ser gentil basta um pequeno esforço e um pouco de boa vontade. Oriente-os a fazerem cartazes bem coloridos e alegres com cartolina e pincel atômico com frases gentis e educadas. Eles podem ficar segurando as faixas no corredor durante alguns minutos. Enquanto alguns alunos cantam a paródia criada acima, outros ficam desejando um bom dia ou uma boa tarde a todos que passarem por ali.

Gentileza - palavras

Imagem disponível em: http://projetogentilezanaescola.blogspot.com/

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

"A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente". (Jean de La Bruyère).

VOCÊ SABE O POR ONDE ANDA O CAVALHEIRISMO?

Cavalheiro abrindo porta do carro

Imagem disponível em: http://blogceliarenno.blogspot.com/2011/04/cavalheirismo-encanta.html

Professor, faça uma rápida introdução sobre o termo “cavalheirismo” (como seus alunos são bem jovens e infelizmente ser cavalheiro não está mais na moda, pode ser que algum não saiba do que se trata). Cavalheirismo é um ato gentil, nobre, delicado que geralmente um homem pratica em relação a uma mulher, seja ela sua esposa, namorada, mãe, amiga, se está interessado nela ou não, não importa, é uma ação carinhosa sem se esperar algo em troca. Vejamos o texto Cavalheirismo encanta de Célia Rennó sobre este tema.

Cavalheirismo encanta.

Coisa mais gostosa não existe que ser tratada com cavalheirismo seja pelo amigo, marido, namorado,  irmão, pai, primo ou pelo patrão. É muito confortável e até surpreendente por ser tão raro. Fico pensando que não seria 'feministicamente' correto pensar assim: que o homem deve deixar a mulher se servir primeiro à mesa, que deve deixá-la passar à frente quando os dois estão entrando por uma porta, que ele deva abrir a porta do carro pra ela entrar. Querem-se direitos iguais e por que, então, o privilégio de ser tratada assim, com prioridade?

Quando a gente vê uma cena como esta: um homem abre a porta pra mulher entrar no carro, a gente logo identifica o cavalheirismo. Se for o contrário, a coisa cheira submissão e servidão, não é mesmo? Razões na cultura e na história.

Mas, na verdade, todas as pessoas deviam agir assim, não é? Independente do gênero é bacana sempre dar o melhor lugar para o outro, deixar que o outro se sirva primeiro ou escolha primeiro seja lá o que for. Mulher com mulher, homem com homem, gay com mulher, mulher com homem, homem com gay, homem com mulher.... Não interessa. O melhor é sempre colocar o outro em primeiro lugar. 

Mas que ser tratada com cavalheirismo é bom, ah, isso é bom demais. Pena que tão raro! 

  Falta de cavalheirismo1 Falta de cavalheirismo2 Falta de cavalheirismo3

Texto e imagens disponíveis em: http://blogceliarenno.blogspot.com/2011/04/cavalheirismo-encanta.html

 Aluna UCA - Atividades Aluna UCA - Vídeos

Professor, agora seus alunos já sabem o significado do termo cavalheirismo. Vamos ver se eles conseguem através da atividade abaixo, responder a pergunta que intitula esse 3º momento desta aula?

1) Faça entrevistas orais, gravadas com alguns dos professores de sua escola. Para os registros, vocês devem utilizar seus laptops e seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

a) Em sua opinião, qual o motivo da gentileza ter quase desaparecido em nosso meio? Por que as pessoas estão deixando de serem gentis umas com as outras?

b) Quais os principais atos de gentileza que você percebia há uns vinte anos atrás que hoje em dia você não percebe mais?

c) O que você sugere para que a gentileza volte a reinar em nossa sociedade?

2) O texto de Célia Rennó é acompanhado de algumas figuras onde os homens permitem que as mulheres “peguem no pesado” enquanto eles ficam tranquilos. Mostre estas figuras a um homem com mais de 60 anos de idade que seja de seu conhecimento e pergunte o que ele acha disso? Peça  que ele revele algumas gentilezas que  praticava em sua juventude. Registre a resposta deste homem em seu caderno ou em seu laptop UCA. Para a segunda opção, utilize o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

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3) E você, o que acha da atitude dos homens das imagens acima? Eles são cavalheiros? O que eles deveriam fazer?

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4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

DESENVOLVENDO NOSSA CRIATIVIDADE.

"Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais.” (Ralph Waldo Emerson).

Gentileza - vista essa camisa

“Vista” essa camisa você também!

Imagem disponível em: http://www.flickr.com/photos/22551294@N08/4638028628/

Aluna UCA - Atividades

1) Inspirado na frase de Ralph Waldo Emerson e na figura acima (mulher com uma camiseta com a frase mais conhecida do profeta Gentileza) observe atentamente a figura abaixo, seja criativo e continue a história a partir dela. Veja a sugestão de um início a seguir:

Garoto gentil

Imagem disponível em: http://www.bibbed.org/wbes/kindness2/school1p.html

_________________________________________

(título)

Em uma escola pública de uma cidade do triângulo mineiro, chamada Uberlândia, estudava um garoto muito educado chamado Gentil Cordial. Ele era conhecido por sua educação e disponibilidade. Um dia no horário do recreio..._______________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Fim.

2) Crie um slogan (frase) sugerindo que os alunos de sua sala sejam mais gentis uns com os outros e com toda a comunidade escolar (professores, funcionários e pais dos colegas).

 

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Recursos Complementares

 

Gentileza - livro

Imagem disponível em: http://nossacultura.com.br/loja/o-poder-da-gentileza.html

  • Vídeo sobre o profeta Gentileza:

 

Gentileza - video

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EH0nCrfBLeE

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam a temática da ética no que diz respeito a algumas ações que, se tomadas, tornam o mundo melhor. Essas ações provêm de qualidades que a maioria dos seres humanos busca conseguir ou enxergar nas outras pessoas. O aluno deve compreender o significado de cavalheirismo; resgatar hábitos praticados há alguns anos atrás pelas pessoas educadas e gentis e reconhecer que a gentileza é uma atitude ética que nunca fica desatualizada e é sempre apreciada pelas pessoas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • aline, FUPAC , Minas Gerais - disse:
    aline.vilela@hotmail.com

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    É uma aula muito interessante e importante para ser passada para os alunos. Como diz os vídeos a gentileza, está cada vez mais distante da sociedade. As pessoas não são gentis uma com as outras. Através deste material podemos mostrar aos alunos a importância de ser gentil, que faz bem para ambas as partes.


  • Lenira Scatolino, EE IRMAO MARIO ESDRAS , Minas Gerais - disse:
    novolenira@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Rone Parabéns pelo seu trabalho, dinamico, se possivel envie para meu e-mail outras atividades Sou professora de Ensino Religioso habilitada em Filosofia


  • DINALVA DE SOUZA BARROS, ESC MUL ARACY NASCIMENTO , Amapá - disse:
    dinalva.sbarros@gmail.com

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    Olá Rones Sousa! Parabéns pela riqueza da aula. A temática, sem dúvida, possibilitou aos alunos uma prendizagem significativa, dinâmica e interativa, através dos laptops, os quais tornaram sua prática pedagógica mais interessante e inovadora. Abraços! Dinalva Barros Macapá-Amapá


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