Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resistência durante o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX - UCA

 

06/10/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber os africanos como sujeitos históricos no tráfico de escravos.
  • Entender as formas de resistência a bordo do navio negreiro.
  • Refletir sobre a necessidade de combate às heranças do tráfico.
     
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Processo de colonização do Brasil
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "O navio negreiro"

Na primeira atividade desta aula, assistiremos ao vídeo intitulado "Navio Negreiro", montagem de Diogo Berghahn, disponível no YouTube. As imagens que compõem o vídeo são do filme AMISTAD (Steven Spielberg, 1997), sobre as quais se adicionou a narração de versos do poema "O navio negreiro" (Castro Alves, 1869), na voz do ator Paulo Autran.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem-no YouTube, por meio do link abaixo informado.
  • Assistir ao vídeo buscando associá-lo à resistência africana durante o tráfico de escravos.
  • Discutir e responder as questões propostas.

-

 http://www.youtube.com/watch?v=TDzNSWT3258&feature=related. Acesso em 14 de setembro de 2011

navio negreiro

 

QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:

  1. Descreva as cenas de captura e embarque dos africanos tomados como escravos.
  2. A narração, associada às imagens, transmite quais sentimentos? Explique.
  3. Caracterize os maus tratos sofridos pelos africanos dentro da embarcação que os levaria para a América. De que maneira foram acomodados?
  4. Qual a atitude da mãe, de filho nos braços, dentro do navio negreiro? Quais as suas razões para tomar aquela atitude?
  5. Em sua opinião, qual a relação disso com a resistência africana durante o tráfico de escravos? Para ajudar na resposta, leia o texto "O suicídio de escravos em São Paulo nas últimas duas décadas da escravidão", publicado no blog INOVA BRASIL - http://inovabrasil.blogspot.com/2008/08/o-suicdio-de-escravos-em-so-paulo-nas.html. Acesso em 1 de setembro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Atenção!

Esta atividade poderá ser desenvolvida numa colaboração com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá analisar o poema de Castro Alves com os alunos.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a desumanidade do tráfico de escravos, ao mesmo tempo que percebam o suicídio como alternativa de resistência de alguns africanos, diante daquela situação.

-

Atividade 2- "A rede social do tráfico negreiro"

Nesta atividade, propõe-se a leitura da matéria intitulada "A rede social do tráfico negreiro", que traz a entrevista com JAIME RODRIGUES, autor do livro "De costa a costa" (Companhia das Letras, 2005). Por meio da entrevista o historiador aborda, entre outras questões, a resistência durante o tráfico de escravos, trazendo um importante olhar sobre os africanos e sua participação nesse processo histórico.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a matéria por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2645,1.shl. Acesso em 14 de setembro de 2011

livro

 

QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:

  1. O que permitiu ao historiador tratar a questão do tráfico a partir do ponto de vista africano? De que forma ele o faz?
  2. Segundo Rodrigues, quais as principais formas de resistência num navio negreiro?
  3. Quais outros eventos durante a viagem são narrados pelo historiador?
  4. Quais as possibilidades geradas por uma rebelião de escravos?
  5. Como eram tratadas as doenças no âmbito do navio negreiro?
  6. Por que a chegada ao Rio de Janeiro era comemorada pelos africanos, mesmo sob as penalidades da escravidão?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as tensões e a resistência negra durante o tráfico, destacando a necessidade de abordar a situação do ponto de vista africano.

-

Atividade 3- Resistência às consequências do tráfico negreiro

Nesta atividade, propomos a leitura de texto assinado pelo sociólogo Cândido Grzybowski, publicado no site da revista Carta Capital, intitulado: "Um balanço do Fórum Social Mundial 2011".

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://www.cartacapital.com.br/internacional/um-balanco-do-forum-social-mundial-2011. Acesso em 14 de setembro de 2011

carta capital

 

QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Em qual cidade e país se deu a realização do Fórum Social Mundial, em 2011?
  2. Qual o tema discutido nesta edição do fórum? Sabe localizar esse país? Para mais informações, vá ao Google (www.google.com.br) e insira o nome do país como palavra-chave; em seguida, clique em "Pesquisa" e selecione o link mais informativo.
  3. De acordo com o texto, quais os propósitos do Fórum Social Mundial?
  4. Como essas ideias contribuem para a causa africana, que herdou séculos de tráfico negreiro e escravidão na América?
  5. Segundo o autor, por que o tráfico negreiro marcou a história moderna? Para ajudar na resposta, leia o texto "Tráfico de Escravos" assinado por Carlos Gomes, disponível no sítio mantido pelo grupo de pesquisa EUMED.NET, da Universidade de Málaga (Espanha) -  http://www.eumed.net/libros/2008a/372/TRAFICO%20DE%20ESCRAVOS.htm. Acesso em 14 de setembro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos assimilem a necessidade de combate aos problemas gerados a partir do tráfico negreiro, para as atuais nações africanas e para os afrodescendentes na América.

-

 

Atividade 4- Produzindo um vídeo sobre a resistência ao tráfico de escravos

 

3 atividades de casa 

 

Nesta atividade propõe-se a produção de um vídeo que enfoque a resistência durante o tráfico de escravos ocorrido entre os séculos XVI e XIX.

DINÂMICA sugerida:

  • A turma poderá ser divida em grupos com 5 alunos cada.

-

-

  • Em seguida, construir o roteiro do vídeo, levantando a documentação que será utilizada (textos, imagens, desenhos, documentos de época).

-

-

  • A socialização do trabalho poderá ocorrer num dos meios abaixo:
  1. Reprodução dos vídeos produzidos pelos grupos para a turma e professor.
  2. Postagem do vídeo no YouTube. Para saber como fazê-lo, acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/. Acesso em 15 de agosto de 2011

-

Recursos Complementares

Recursos do Portal relacionados ao tema desta aula:

-

-

-

-

-

Sugestões de leituras para o professor:

-

-

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar o vídeo e a entrevista, e de suas inquietações diante desses documentos; da leitura e interpretação de textos sugeridos; da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.