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Protozoários: como combatê-los? - UCA

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as implicações causadas pelos protozoários em nosso cotidiano;
  • Conhecer tipos de doenças causadas por protozoários;
  • Identificar os possíveis contágios por protozoários.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Marcador Introdução

Professor para iniciar este assunto é importante fazer uma pequena revisão sobre as diversidades de vida no planeta Terra. A diversidade ecológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos. Os microorganismos existem em todo o lado, desde a superfície terrestre até altitudes elevadas, nos ambientes marítimos desde a superfície até as profundezas abissais. O vídeo "A vida microscópica" disponível abaixo é um importante recurso que poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor a diversidade de seres que habitam em nosso planeta, bem como fazer um paralelo sobre a importância de conhecermos esses microorganismos para podermos previní-los. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples  as características que distinguem os microorganismos dos demais grupos de seres vivos relacionados no vídeo.


 

  

 

 

É também interessante convidar um Microbiologista ou até mesmo uma médico especialista em infectologia para palestrar sobre as ações dos protozoários, suas características, suas utilidades, principalmente sua prevenção e tratamento. Assim os alunos poderão aprender um pouco mais a respeito desses seres vivos que fazem parte de nosso cotidiano.

 

Marcador atividade 1

Professor, disponibilize a historinha do Jeca Tatu para discutir a respeito de algumas formas de evitar o contágio de alguns protozoários causadores de várias doenças.  Esta atividade deverá ser trabalhada em sala, o professor deverá eleger alguns alunos para lerem em voz alta a historinha. Após a leitura o professor deverá discutir o assunto, enfocando principalmente a importância do saneamento básico (água tratada, esgoto tratado e recolhimento de lixo), pois grande parte do contágio de protozoários ocorrem por falta desses serviços. 

JECA TATUZINHO

 DE MONTEIRO LOBATO

Adaptação de Maria R. do Amaral

Tema: Higiene, Saúde e Trabalho

 

          Jeca morava no sitio. Era solteirão, por isso vivia só. Não totalmente, porque tinha um cão preto, sempre por perto. O apelido de Jeca Tatu advém da maneira como vivia. Caipira assumido e sempre muito sujo. Daí o TATU que é um animal que vive em buracos na terra.

          Morava em uma tapera cheia de buracos, onde a lua faz clarão. Também não consertava nada. No quintal só se viam um franguinho magricelo, um patinho sem mãe e uma leitoazinha que corria por todos os lados em busca de alguma comida.

          Jeca, de cócoras, no quintal tomava sol. Não calçava, pois não tinha sapatos. Um chapéu de palhas, camisa xadrez e uma calça surrada.

          Plantar? Qual o que. Tinha muita preguiça. Meia dúzia de covas para o plantio do milho, e já entregava a rapadura. Buscar lenha no mato, era outra dificuldade. Vinha sempre com uns poucos gravetos nas costas.

          O melhor era descansar. Deitava-se em baixo de una árvore e ferrava no sono. O cãozinho aderira a vida e o caráter do dono. Estirado nas pernas do Jeca dormia a sono solto.

Ah! Mais a marvada da pinga, estava sempre por perto. Era o que atrapalhava e muito.

          Um dia passou por ali um médico que ao ver o Jeca, naquele estado de penúria, e amarelo de tanta debilidade física, compadeceu-se dele e pediu para que mostrasse a língua. Logo em seguida disse; Você esta com a língua muito suja. Com certeza está com estômago e intestinos em mau estado. Venha á cidade em meu consultório, que vou providenciar uns exames e ver como está sua saúde.

          Jeca foi ao consultório do Doutor e depois e feito alguns exames, o médico concluiu que ele precisava fazer um bom tratamento, alimentar-se melhor e deixar a cachaça.

          Além do mais, você precisava andar calçado, pois pela sola dos pés, é que passam os micróbios que danificam a sua saúde. Mostrou através de uma lente de aumento a ação dos micróbios. Jeca ficou abismado com o que ficou sabendo. Até o cãozinho preto do caipira estava de testemunha do que o doutor falava.

          Na volta para casa, Jeca passou na farmácia e já mandou aviar a receita Eram algumas vitaminas e Biotônico Fontoura um fortificante porreta. Comprou também algumas frutas e legumes ovos e leite, passando a se tratar melhor.

 

          E não deu outra. O nosso Jeca começou a ficar forte e passando a mão em um machado, cortava lenha em abundância. Depois quando ia ao mato buscar lenha, trazia um belo feixe na cabeça. Começou a tomar gosto pela coisa e a sua plantação de milho, feijão e mandioca começaram a produzir.

          Saia para caçar e não tinha medo de nada. Ouvia a onça rugir e enfrentava a danada com socos e queda de braços. As feras corriam logo, embrenhavam-se pelo mato e Jeca ficava vitorioso no confronto. Sua fama alastrou-se na redondeza.

          Ficou gordo e bonitão. Arrumou até casamento.

          Fez uma casa maior e bem feita, com varanda e tudo mais. Andava de chapelão e botas. Teve filhos que ele também não deixava que andassem descalços. Pois sabia agora quanto vale a saúde.

          Tão compenetrado era, com respeito a isso, que até seus porcos e galinhas, tinham botinas.

          Criava porcos em pocilgas bem construídas e duas vezes por ano, levava-os em seu caminhão, para vendê-los no mercado da cidade. Comprou mais terras e formou uma pequena fazenda a quem deu o nome de Fazenda Feliz.

          A sua vida, ficou totalmente modificada e para muito melhor. Tinha telefone, e uma TV que via á noite, sentado em uma cadeira de balanço.

          A sua casa era bem arrumada, com um relógio que batia as horas. Em fim, o nosso antigo caipira, era hoje homem de negócios e aos domingos, ia á cidade, cavalgando um belo cavalo alazão, soltando boas baforadas de seu charuto

 História disponível em http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia66.htm

 Após a leitura e debate, o professor deverá organizar os alunos em grupo com 4 alunos em cada, logo depois propor aos alunos que escrevam uma história com ilustração a respeito de uma doenças que tem como causador o protozoário. O professor deverá eleger algumas doenças, é importante que os grupos formados não desenvolvam uma história com a mesma doença, pois assim, o professor terá um rico material para abordar o assunto em sala de aula. A utilização da criação de historinhas para seres trabalhadas em sala é uma ótima estratégia de ensino para abordar um determinado assunto, além de facilitar dois tipos de linguagem que é a escrita e a visual. A história quando bem escrita e ilustrada é uma ótima opção para inserir um conteúdo em sala, pois, os desenhos aproximam o leitor  da própria narrativa de sua vida, além de ser uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar esta história como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar de forma divertida uma questão tão séria que são as doenças causadas por protozoários. O professor deverá marcar um dia para cada grupo apresentar a sua história, também com o auxílio do laptop, os alunos poderão enviar utilizando o recurso da internet o material produzido para todos os colegas de sala, constituindo então como um material de estudo.

 

Marcador atividade 2

Para realização desta atividade, os alunos deverão permanecer em grupo para realizar a pesquisa da tabela abaixo. Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as doenças causadas por protozoários, também poderão conhecer a forma de transmissão, tratamento e prevenção e discutir com seus colegas as dúvidas que os alunos irão sinalizar. Para o preenchimento da tabela, o grupo poderá realizar uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop seguindo a seguinte sequência [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]. Cada grupo deverá preencher a tabela utilizando o recurso do seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

  Doença Protozoário Transmissão Tratamento Prevenção
1 Malária                         

                     

                                                 
2 Leishmaniose

 

 

 

     
3 Giardíase

 

 

 

     
4 Tricomoníase

 

 

 

     
5 Amebíase

 

 

 

     
6 Doença de Chagas

 

 

 

     
7 Toxoplasmose

 

 

 

     

 

 

Marcador atividade 3

Aula no laboratório

Professor, esta aula deverá acontecer no laboratório, o mesmo grupo que realizaram as atividades 1 e 2 desta aula deverão permanecer para realizar a aula de laboratório. Professor antes de começar os experimentos explique aos alunos as regras para a utilização do laboratório.

Título: Observação de protistas em um meio de cultura

Objetivos

1. Observar diferentes espécies de protistas microscópicos que habitam ambientes aquáticos, como lagoas e córregos.

2.  Identificar os protistas que são algas e os que são protozoários.

Materiais

Recipiente de vidro, lâmina, lamínula, canudinho de refrigerante e o meio de cultura (porção de água com resíduos em decomposição, coletada em lagoa e córrego).

Procedimentos

1. O meio de cultura será providenciado pelo(a) professor(a).

2.  As lâminas serão preparadas pelo(a) professor(a). Observe atentamente o procedimento para registrá-lo no relatório.

Resultados

1.  Registre na forma de desenhos os protistas observados em cada lâmina.

Discussão dos resultados

1.  Quais as diferenças entre os protistas que você observou em cada lâmina?

2.  Qual a importância das algas para os ambientes que elas habitam?

3. A água que foi examinada estava própria para o consumo?

4. Quais são as condições necessárias que uma água deve ter para consumo?

5. Se esta água fosse utilizada para abastecer uma cidade o que deveria ser feita antes de seu consumo?

6. Explique a importância do saneamento básico para a população.

7. Em locais como a zona rural não possui uma estação de tratamento de água e de esgoto, como as pessoas que moram neste local devem proceder em relação à prevenção de ingestão de água contaminada?

 

Cada grupo deverá entregar o relatório digitado, utilizando o recurso do seu Laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. O aluno também, poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório que deverá enviado via e-mail ao professor ou se preferir poderá imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

 

Sugestão de leitura

  Invertebrados - Protozoários

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
A vida microscópica Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da historinha e seus desdobramentos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Paloma Monteiro, UNICAMP , São Paulo - disse:
    paahdr@gmail.com

    22/05/2014

    Quatro estrelas

    Estou terminando minha graduação em Ciências Biológicas, e pretendo lecionar na área... achei muito, mas muito legal mesmo a estruturação da aula, da didática das historinhas... apenas reparei em um erro: amarelão é ocasionado por Ancylostoma que é um helminto, e não um protozoário! Mas parabéns pela organização e dinamização da arte de dar aula! abraços


  • Rita Líbia , Escola Adeovaldo Meira , Bahia - disse:
    libianamaria@hotmail.com

    12/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito das ideias...A construção das historinhas é lúdico e ao mesmo tempo se trabalha a escrita e a leitura de texto e imagem.


  • Marcia Maria Dosciatti de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul , Rio Grande do Sul - disse:
    mmdolive@ucs.br

    12/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e com ilustrações significativas. Marcia


  • ruth teixeira duarte, EE PROF JERCY JACOB , Mato Grosso - disse:
    mario.ruth@hotmail.com

    07/10/2011

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO.


Sem classificação.
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