Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver um trabalho interdisciplinar utilizando diferentes gêneros textuais? (UCA)

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar gêneros textuais diversos;
  • Reconhecer a finalidade de gêneros textuais (lei, folder de propaganda, outras);
  • Conhecer os hábitos de higiene;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
  • Realizar operações de adição e subtração;
  • Compreender o que são limites e sua importância na educação de uma criança;
  • Reconhecer textos informativos;
  •  Localizar informações  em um texto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos já produzam pequenos textos e conheçam as operações de adição e de subtração. É necessário também  que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread,  Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

 

CRIANDO UM FATO: A CHEGADA DO BEBÊ

-Professor, vamos utilizar o tema da “adoção” como eixo  para trabalharmos diferentes gêneros textuais e também instigar os alunos a refletirem sobre alguns valores humanos que são importantes na  formação da criança e na construção de sua identidade.

 -Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa, crie expectativa falando que você ganhou um bebê e que trará para sala, para que todos te ajudem a cuidar dele. -Diga-lhes, que  o bebê irá chegar hoje e que deverão estar calmos para não assustá-lo.

-Explique-lhes também, que toda criança precisa de carinho, proteção, mas também precisa de limites.   

-Providencie um carrinho de bebê ou improvise. Cubra o boneco ou boneca, com um cobertor (ou pano), mas se não tiver utilize um ursinho, cachorrinho de pelúcia ou outro e entre na sala devagarzinho, como se o bebê estivesse dormindo.

-Pegue-o com cuidado e o apresente à sala. Quando perceberem que não é criança de verdade ficarão decepcionados, mas conte a eles que não podemos adotar uma criança de verdade, porém, antes de explicar porque não podemos adotar, deixe que levantem hipóteses, só depois faça a leitura do ECA e discuta.

-Deixe que eles peguem o “bebê”, assim já se sentirão responsáveis por ele.   

-Leia a subseção IV- Da adoção. Art.42 – ECA. “Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil.” (Explique o que é lei, onde a encontramos). Como são menores de 21 anos a lei não permite que adotemos uma criança de verdade, mas deverão cuidar do boneco/a como se fosse.   

-Justifique a presença do “bebê” e informe que ele os ajudará a aprender a cuidar do outro, desenvolver o senso de responsabilidade, os bons hábitos,  a leitura e a escrita, pois enquanto estiverem cuidando dele muito aprendizado  irá  acontecer.   

ESCOLHENDO O NOME DO BEBÊ: EXERCENDO O DIREITO DE ESCOLHA

-Professor, quando já estiverem mais a vontade, sem questionar o fato de não ser um bebê de verdade, faça o levantamento dos nomes e sobrenomes que eles gostariam de dar ao “bebê”.

-Registre no quadro, faça uma triagem caso sejam muitas sugestões e proceda a eleição.           

-Lembrando que o mais votado prevalece e deve ser respeitado por todos (democracia).   

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

-Professor, aproveite os dados coletados por meio da eleição do nome do bebê e elabore um gráfico de barra. Deixe os alunos participarem da construção coletiva ou trabalhe com a folha quadriculada. Cada aluno deverá fazer a sua atividade.

 -Antes de iniciar o trabalho verifique se eles já conhecem gráfico, caso não conheçam, mostre-lhes alguns exemplos e discuta com eles sobre a importância do gráfico.

Peça para acessarem a internet por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks e conheçam vários tipos de gráficos no seguinte sítio:

 http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=modelos+de+gr%C3%A1ficos&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=93lxTPPqKMP7lwfHvoC8Dg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCwQsAQwAw&biw=1259&bih=627  (acesso em 10/09/2011)     

Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir das sugestões dos alunos do 2º ano B.

Gráfico1- nomes sugeridos para o bebê adotado.

 grafico 1- bebe

 Professor, nos sítios a seguir você poderá imprimir algumas malhas quadriculadas para seus alunos elaborarem  gráfico, ou se verificar que eles conseguem traçar os quadrinhos faça junto com eles.

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=malha+quadriculada+para+imprimir&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=0HVyTNGJMYWClAeh88jLDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5&ved=0CDQQsAQwBA&biw=1259&bih=627   (acesso em 10/09/2011)

-Professor, utilize a malha quadriculada para levantar o gráfico.  Os alunos deverão colorir o resultado da votação. Na parte inferior escreverão os nomes e na lateral esquerda, irão numerar de 1 a 30, sendo que, são os números que correspondem ao total de votos, conforme modelo mostrado acima.

 -Este é um ótimo recurso para ensinar a construção de gráficos.

-Elabore a legenda, pois é um dos recursos utilizados no preenchimento de gráficos, que facilita sua leitura.

legenda-gafico bebe  

    Professor, a ferramenta KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica) também pode te auxiliar na construção de gráficos com as crianças.

 

EXPLORANDO O GRÁFICO   

Aproveite que você trabalhou o gráfico e explore diferentes possibilidades:

  • Elabore uma PROBLEMATOTECA desafiando-os a desenvolver o raciocínio lógico matemático a partir de um contexto significativo, ou seja, de dados reais. Deixe-os buscar a melhor forma para resolverem as situações-problema.

Veja alguns exemplos: 

problema -a

 

 

problema - b

 

problema c  

 

problema - d

Depois de realizada a atividade, exponha no varal da sala para que os colegas vejam como cada um resolveu.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TRABALHO DE CAMPO: VISITA AO CARTÓRIO   

Se for possível programe antecipadamente uma visita ao cartório de Registro Civil mais próximo da escola, para os alunos conhecerem como se faz um registro de nascimento.

-Lembre-se! Um trabalho de campo exige planejamento, o que pressupõe algumas ações que antecedem ao trabalho tais como:

  • Planejamento coletivo, junto com os alunos;
  • Autorização e agendamento no Cartório para a visita;
  • Autorização do pai/mãe para saírem da escola;
  • Comunicação para a direção da escola sobre o trabalho: objetivo, dia, horário e quem vai acompanhar a turma;
  • Transporte para levar o grupo. Mas, se não for possível o trabalho de Campo, você poderá fazer um excelente trabalho a partir do próprio registro de nascimento do aluno;
  • Registre o passeio com fotos e/ou filmagem. Os netbooks possuem câmera na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

 

Veja a sugestão a seguir.

TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO    

 Professor, no dia anterior a realização da atividade solicite que os alunos tragam para sala uma cópia da certidão de nascimento. Mas, se algum aluno esquecer, solicite a cópia que está na pasta do aluno na secretaria da escola, para que você faça a cópia. Fale da importância deste documento e explore as informações contidas nele. A partir da certidão deles, deverão elaborar a certidão do bebê. Analise os dados necessários e preencha com os alunos a partir do nome escolhido por eles. Considere o nascimento do bebê como sendo o dia que ele chegou à escola.

Certidão de Nascimento

Fonte: http://www.arpensp.org.br/arquivos/nascimento.gif  (acesso em 10/09/2011)

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos.   

CONHECENDO OS DIFERENTES GÊNEROS:  

Solicite que os alunos tragam folder de propaganda de farmácias e supermercados.  Peça que leiam o material que trouxeram e depois cada aluno deve escolher um produto e ler para turma. Em seguida solicite que:   

1)Dentre os folhetos de propaganda   selecionem os que têm produtos de higiene infantil e façam uma análise coletiva, para perceberem as características deste gênero.

Registre na lousa:

  • O nome da empresa que faz a propaganda;
  • Se o folder está organizado por sessões (infantil, adulto, higiene...);
  • O objetivo do folheto;
  • O que está escrito no folder além dos preços e imagens;
  • Tipo de imagem que tem;
  • O que vem em tamanho maior a imagem ou os preços;
  • A validade do folheto.   

Veja um modelo de folhetos que pode ser utilizado:  

Folhetos de Propaganda

http://vermelha.org/blog/media/folhetos/1.jpg  (acesso em 10/09/2011).

Você poderá solicitar que utilizem seus laptops e  pesquisem na internet algumas propagandas de farmácias e observem como elas são elaboradas.

 Professor, depois de analisado o folheto  de propaganda, apresente também  o art. 42 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) para que visualizem.   A partir dos mesmos, proponha as seguintes atividades:     

 

 

1) Sobre o folder de propaganda não é correto  afirmar que :  

(   ) Tem imagens para chamar  a atenção;

(   ) Tem a função de divulgar produto;

(   ) É importante porque sabemos onde encontrar os produtos e seu valor;

(   ) Nos orienta para  não  comprarmos produtos de má qualidade.   

2) A Lei do ECA, tem a função de :  

(    ) Nos orientar quanto aos hábitos de higiene;

(    ) Divulgar que existem crianças e adolescentes mal cuidados;

(    ) Divulgar os direitos e deveres das crianças e adolescentes;

(    ) Divulgar o que o governo está fazendo pelas crianças.  

 3) Considerando que você tem a responsabilidade de criar um bebê, responda: Qual é a importância de conhecer estes dois textos?   

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

QUANTO CUSTA CUIDAR DA HIGIENE DE UM BEBÊ?  

Professor, discuta com os alunos como é a rotina de um bebê. Como deve ser feita sua higiene, pois é perigoso ele contrair doenças e ter assaduras. Combine com eles para escreverem para uma das mães convidando-a para vir falar e demonstrar como se faz a higiene infantil e se a criança (bebê) pode fazer o que quiser (não tomar banho e não escovar os dentes). O convite poderá ser elaborado coletivamente e depois manuscrito ou digitado na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos. Veja o exemplo:

 

CONVITE

Uberlândia, 09 de setembro de 2011

Mamãe,

Convidamos você para vir a nossa sala, na Escola de Educação Básica da UFU, no dia 12 de setembro de 2011, às 15h, para  nos orientar,  falando e demonstrando como devemos cuidar  da higiene infantil.

Aguardamos sua presença,

 

Alunos do 2º ano B.

 

 

Pesquisa

  • Pesquise em sítios ou em folhetos de propaganda os nomes e preços dos produtos para bebê e infantil, tais como: algodão, sabonete, lençinho umedecido, creme, fralda descartável, pomada para assadura, talco, xampu, escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo...

Utilize seu laptop e acesse a internet por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 

Você poderá sugerir que eles tragam folhetos de farmácias e drogarias.

 

Escreva na lousa e peça para os alunos copiarem ou digitarem (KWord, caminho citado) seguindo o roteiro abaixo:   

 

 

 

1) Liste os produtos que encontramos nos folhetos, respeitando a ordem alfabética.  

2) Relacione na frente de cada produto o menor preço encontrado. (Esta atividade tem que ser coletiva, pois os folhetos podem variar de preços).    

3) A partir da consulta na lista com nomes e preços elaborada coletivamente, calcule:   

  • Quanto gastaremos para comprarmos 3 sabonetes.
  • No pacote de fraldas tem 20 unidades, isto representa quantas dezenas?
  • Se a pomada para assadura custasse o dobro do preço que valor ela teria?
  • Gastamos 8 fraldas em um dia. Quantas restaram, no pacote?
  • Quantas fraldas  gastaremos em 3 dias se gastamos 8 por dia.
  • Recorte os produtos necessários à higiene do bebê, cole no caderno de Ciências e elabore um pequeno texto informativo, falando seu nome e importância na higiene do bebê.
  • Professor, adeque os cálculos matemáticos ao nível de sua turma, existem várias possibilidades.

 

 

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

O BEBÊ VAI PARA CASA

 

Professor, depois de todo o trabalho conduzido é hora da/o boneca/o - bebê ir para casa dos alunos, para as crianças vivenciarem o aprendido. O objetivo desta atividade é a vivência pelas crianças de todo conhecimento aprendido: sobre higiene, o valor dos gastos de um bebê, da convivência, a importância do nome. Você com a turma devem construir os combinados, ou seja, quantos dias cada criança ficará com o bebê, se usarão a ordem alfabética entre elas, etc. Além do mais, você deverá pedir um relatório diário da criança com os cuidados com o boneco-bebê (se a criança não for alfabetizada a família deverá ser a escriba). Elabore um caderno “Diário do bebê”, incluindo o nome eleito. Ao final do relatório a criança deverá ilustrar. No dia seguinte a criança (ou o professor se não alfabetizada) lerá o relatório na roda de conversa para a turma.

 Moldura Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca Alunos com boneca  

 Alunos com boneca

Fonte: acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, leia os textos dos alunos e analise a compreensão deles quanto a importância da higiene.

Observe se as produções de texto atendem a proposta de texto informativo. Como a aula parte também do vínculo afetivo com um “filho”, é importante estar atento à aceitação e interação da criança, pois é um dos elementos motivadores para o sucesso da aprendizagem.

Observe como os alunos se relacionam e cuidam do “bebê”. Verifique o desempenho deles nas atividades de raciocínio lógico matemático e recrie atividades visando sanar as dificuldades a partir do que foi verificado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.