19/09/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Professor, é importante que os alunos já produzam pequenos textos e conheçam as operações de adição e de subtração. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam e Mozilla Firefox.
CRIANDO UM FATO: A CHEGADA DO BEBÊ
-Professor, vamos utilizar o tema da “adoção” como eixo para trabalharmos diferentes gêneros textuais e também instigar os alunos a refletirem sobre alguns valores humanos que são importantes na formação da criança e na construção de sua identidade.
-Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa, crie expectativa falando que você ganhou um bebê e que trará para sala, para que todos te ajudem a cuidar dele. -Diga-lhes, que o bebê irá chegar hoje e que deverão estar calmos para não assustá-lo.
-Explique-lhes também, que toda criança precisa de carinho, proteção, mas também precisa de limites.
-Providencie um carrinho de bebê ou improvise. Cubra o boneco ou boneca, com um cobertor (ou pano), mas se não tiver utilize um ursinho, cachorrinho de pelúcia ou outro e entre na sala devagarzinho, como se o bebê estivesse dormindo.
-Pegue-o com cuidado e o apresente à sala. Quando perceberem que não é criança de verdade ficarão decepcionados, mas conte a eles que não podemos adotar uma criança de verdade, porém, antes de explicar porque não podemos adotar, deixe que levantem hipóteses, só depois faça a leitura do ECA e discuta.
-Deixe que eles peguem o “bebê”, assim já se sentirão responsáveis por ele.
-Leia a subseção IV- Da adoção. Art.42 – ECA. “Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil.” (Explique o que é lei, onde a encontramos). Como são menores de 21 anos a lei não permite que adotemos uma criança de verdade, mas deverão cuidar do boneco/a como se fosse.
-Justifique a presença do “bebê” e informe que ele os ajudará a aprender a cuidar do outro, desenvolver o senso de responsabilidade, os bons hábitos, a leitura e a escrita, pois enquanto estiverem cuidando dele muito aprendizado irá acontecer.
ESCOLHENDO O NOME DO BEBÊ: EXERCENDO O DIREITO DE ESCOLHA
-Professor, quando já estiverem mais a vontade, sem questionar o fato de não ser um bebê de verdade, faça o levantamento dos nomes e sobrenomes que eles gostariam de dar ao “bebê”.
-Registre no quadro, faça uma triagem caso sejam muitas sugestões e proceda a eleição.
-Lembrando que o mais votado prevalece e deve ser respeitado por todos (democracia).
-Professor, aproveite os dados coletados por meio da eleição do nome do bebê e elabore um gráfico de barra. Deixe os alunos participarem da construção coletiva ou trabalhe com a folha quadriculada. Cada aluno deverá fazer a sua atividade.
-Antes de iniciar o trabalho verifique se eles já conhecem gráfico, caso não conheçam, mostre-lhes alguns exemplos e discuta com eles sobre a importância do gráfico.
Peça para acessarem a internet por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks e conheçam vários tipos de gráficos no seguinte sítio:
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=modelos+de+gr%C3%A1ficos&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=93lxTPPqKMP7lwfHvoC8Dg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCwQsAQwAw&biw=1259&bih=627 (acesso em 10/09/2011)
Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir das sugestões dos alunos do 2º ano B.
Gráfico1- nomes sugeridos para o bebê adotado.
Professor, nos sítios a seguir você poderá imprimir algumas malhas quadriculadas para seus alunos elaborarem gráfico, ou se verificar que eles conseguem traçar os quadrinhos faça junto com eles.
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=malha+quadriculada+para+imprimir&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=0HVyTNGJMYWClAeh88jLDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5&ved=0CDQQsAQwBA&biw=1259&bih=627 (acesso em 10/09/2011)
-Professor, utilize a malha quadriculada para levantar o gráfico. Os alunos deverão colorir o resultado da votação. Na parte inferior escreverão os nomes e na lateral esquerda, irão numerar de 1 a 30, sendo que, são os números que correspondem ao total de votos, conforme modelo mostrado acima.
-Este é um ótimo recurso para ensinar a construção de gráficos.
-Elabore a legenda, pois é um dos recursos utilizados no preenchimento de gráficos, que facilita sua leitura.
Professor, a ferramenta KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica) também pode te auxiliar na construção de gráficos com as crianças.
EXPLORANDO O GRÁFICO
Aproveite que você trabalhou o gráfico e explore diferentes possibilidades:
Veja alguns exemplos:
Depois de realizada a atividade, exponha no varal da sala para que os colegas vejam como cada um resolveu.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TRABALHO DE CAMPO: VISITA AO CARTÓRIO
Se for possível programe antecipadamente uma visita ao cartório de Registro Civil mais próximo da escola, para os alunos conhecerem como se faz um registro de nascimento.
-Lembre-se! Um trabalho de campo exige planejamento, o que pressupõe algumas ações que antecedem ao trabalho tais como:
Veja a sugestão a seguir.
TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Professor, no dia anterior a realização da atividade solicite que os alunos tragam para sala uma cópia da certidão de nascimento. Mas, se algum aluno esquecer, solicite a cópia que está na pasta do aluno na secretaria da escola, para que você faça a cópia. Fale da importância deste documento e explore as informações contidas nele. A partir da certidão deles, deverão elaborar a certidão do bebê. Analise os dados necessários e preencha com os alunos a partir do nome escolhido por eles. Considere o nascimento do bebê como sendo o dia que ele chegou à escola.
Fonte: http://www.arpensp.org.br/arquivos/nascimento.gif (acesso em 10/09/2011)
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO OS DIFERENTES GÊNEROS:
Solicite que os alunos tragam folder de propaganda de farmácias e supermercados. Peça que leiam o material que trouxeram e depois cada aluno deve escolher um produto e ler para turma. Em seguida solicite que:
1)Dentre os folhetos de propaganda selecionem os que têm produtos de higiene infantil e façam uma análise coletiva, para perceberem as características deste gênero.
Registre na lousa:
Veja um modelo de folhetos que pode ser utilizado:
http://vermelha.org/blog/media/folhetos/1.jpg (acesso em 10/09/2011).
Você poderá solicitar que utilizem seus laptops e pesquisem na internet algumas propagandas de farmácias e observem como elas são elaboradas.
Professor, depois de analisado o folheto de propaganda, apresente também o art. 42 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) para que visualizem. A partir dos mesmos, proponha as seguintes atividades:
1) Sobre o folder de propaganda não é correto afirmar que : ( ) Tem imagens para chamar a atenção; ( ) Tem a função de divulgar produto; ( ) É importante porque sabemos onde encontrar os produtos e seu valor; ( ) Nos orienta para não comprarmos produtos de má qualidade. 2) A Lei do ECA, tem a função de : ( ) Nos orientar quanto aos hábitos de higiene; ( ) Divulgar que existem crianças e adolescentes mal cuidados; ( ) Divulgar os direitos e deveres das crianças e adolescentes; ( ) Divulgar o que o governo está fazendo pelas crianças. 3) Considerando que você tem a responsabilidade de criar um bebê, responda: Qual é a importância de conhecer estes dois textos? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
QUANTO CUSTA CUIDAR DA HIGIENE DE UM BEBÊ?
Professor, discuta com os alunos como é a rotina de um bebê. Como deve ser feita sua higiene, pois é perigoso ele contrair doenças e ter assaduras. Combine com eles para escreverem para uma das mães convidando-a para vir falar e demonstrar como se faz a higiene infantil e se a criança (bebê) pode fazer o que quiser (não tomar banho e não escovar os dentes). O convite poderá ser elaborado coletivamente e depois manuscrito ou digitado na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos. Veja o exemplo:
CONVITEUberlândia, 09 de setembro de 2011Mamãe,Convidamos você para vir a nossa sala, na Escola de Educação Básica da UFU, no dia 12 de setembro de 2011, às 15h, para nos orientar, falando e demonstrando como devemos cuidar da higiene infantil.Aguardamos sua presença,Alunos do 2º ano B. |
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Utilize seu laptop e acesse a internet por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). |
Você poderá sugerir que eles tragam folhetos de farmácias e drogarias.
Escreva na lousa e peça para os alunos copiarem ou digitarem (KWord, caminho citado) seguindo o roteiro abaixo:
1) Liste os produtos que encontramos nos folhetos, respeitando a ordem alfabética. 2) Relacione na frente de cada produto o menor preço encontrado. (Esta atividade tem que ser coletiva, pois os folhetos podem variar de preços). 3) A partir da consulta na lista com nomes e preços elaborada coletivamente, calcule:
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5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
O BEBÊ VAI PARA CASA
Professor, depois de todo o trabalho conduzido é hora da/o boneca/o - bebê ir para casa dos alunos, para as crianças vivenciarem o aprendido. O objetivo desta atividade é a vivência pelas crianças de todo conhecimento aprendido: sobre higiene, o valor dos gastos de um bebê, da convivência, a importância do nome. Você com a turma devem construir os combinados, ou seja, quantos dias cada criança ficará com o bebê, se usarão a ordem alfabética entre elas, etc. Além do mais, você deverá pedir um relatório diário da criança com os cuidados com o boneco-bebê (se a criança não for alfabetizada a família deverá ser a escriba). Elabore um caderno “Diário do bebê”, incluindo o nome eleito. Ao final do relatório a criança deverá ilustrar. No dia seguinte a criança (ou o professor se não alfabetizada) lerá o relatório na roda de conversa para a turma.
Fonte: acervo da autora
http://www.side.com.br/wrdb/edinfantil/jardim2/orientacoes_1/orientacoes_vol1_56.pdf
www.certidao.com.br/noticias.php?params=cXVhbF9ub3RpY2lhPTU5MQ==
Professor, leia os textos dos alunos e analise a compreensão deles quanto a importância da higiene.
Observe se as produções de texto atendem a proposta de texto informativo. Como a aula parte também do vínculo afetivo com um “filho”, é importante estar atento à aceitação e interação da criança, pois é um dos elementos motivadores para o sucesso da aprendizagem.
Observe como os alunos se relacionam e cuidam do “bebê”. Verifique o desempenho deles nas atividades de raciocínio lógico matemático e recrie atividades visando sanar as dificuldades a partir do que foi verificado.
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