14/08/2009
Rebeca Ramos Campos Nayde Solange Garcia Fonsêca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Atividade 1: Assistir ao Filme Madagascar
1º Momento: O(a) professor(a) conversa com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção do que devem observar. Quando estiverem assistindo ao filme, devem ser orientadas pelas seguintes questões:
Obs: o filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles. Outras sugestões de filmes podem ser observadas nos recursos educacionais: "Nada de brigas" e "Onça pintada come até jacaré".
atividade 2 - Relembrar o filme em uma conversa com o(a) Professor(a) para construir um texto.
2º Momento: Numa conversa na roda o(a) professor(a) deve retomar com as crianças a parte do filme que assistiram para relembrar o que viram. Nesse momento deve:
Uma sugestão para a construção do texto é a seguinte:
Atividade 3 - Construção de jogos
1º Momento: O(A) professor(a) pode elaborar recursos simples. Sugestão: Quebra-cabeça e Jogo da Memória. Foi destacado um exemplo de quebra-cabeça: O jogo é composto de pares de cartas e deve ser confeccionado com as crianças. Para isso, o(a) docente deve levar para a sala de aula:
Sugestão: A primeira jogada é feita no grande grupo (turma), com o procedimento de demonstração. Depois o(a) professor(a) separa a turma em pequenos grupos e vai mediando o desenvolvimento da atividade em cada grupo.
FIGURA 1 - Exemplo de três pares de cartelas pares.
Obs.: As cartelas também podem ser confeccionadas somente com figuras, mas junto com as crianças.
Nada de brigas http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=267 Filme
Onça pintada come até jacaré http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=620 filme
Avalia-se a nova aquisição acerca dos animais selvagens, observando se as crianças conseguem falar o nome dos animais do filme; apontam algumas características do habitat dos animais que observaram.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!