Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENTRE O IMAGINÁRIO E A SELVA

 

14/08/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Rebeca Ramos Campos Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Nomear os animais selvagens;
  • Identificar suas características físicas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita e a sequência lógica através da organização da história;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construir os conceitos morais através das regras do jogo.
Duração das atividades
Cada atividade será dividida em momentos aproximados de 10 a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os nomes dos animais selvagens e seu habitat.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Assistir ao Filme Madagascar

1º Momento: O(a) professor(a) conversa com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção do que devem observar. Quando estiverem assistindo ao filme, devem ser orientadas pelas seguintes questões:

  • Quais os animais que vão aparecer?
  • Como eles são e onde eles vivem?
  • Qual o animal que está aparecendo agora?
  • Como ele é?
  • O que ele está fazendo?

Obs: o filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles. Outras sugestões de filmes podem ser observadas nos recursos educacionais: "Nada de brigas" e "Onça pintada come até jacaré".

atividade 2 - Relembrar o filme em uma conversa com o(a) Professor(a) para construir um texto.

2º Momento: Numa conversa na roda o(a) professor(a) deve retomar com as crianças  a parte do  filme que assistiram para relembrar o que viram. Nesse momento deve:

  • Incentivar e coordenar a fala das crianças;
  • Escrever o que as crianças falam;
  • Expor o registro das palavras na sequência das  falas;
  • Ler as palavras escritas e criar elementos de conexão. Exemplo: as crianças podem falar leão,  o(a) professor(a) Lê  e pergunta: onde estava o leão? O que estava fazendo? Com as respostas vai construindo o texto e lendo para elas.

Uma sugestão para a construção do texto é a seguinte:

  • A partir de cenas vistas incentivar que as crianças  falem o que estão vendo e registrar em cartelas;
  • Recontar o enredo do filme registrado nas cartelas; 
  • Organizar as cartelas para que as crianças representem as cenas por intermédio da imitação e depois do desenho;
  • Recontar o filme mostrando as cartelas com imagens e texto.

Atividade 3 - Construção de jogos

 1º Momento: O(A) professor(a) pode elaborar recursos simples. Sugestão: Quebra-cabeça e Jogo da Memória. Foi destacado um exemplo de quebra-cabeça: O jogo é composto de pares de cartas e deve ser confeccionado com as crianças.  Para isso, o(a) docente deve levar para a sala de aula:

  • As gravuras já cortadas;
  • As cartelas que formarão os pares. As crianças identificam o animal das  gravuras  e o(a) professor(a) escreve o nome da identificação em cada cartela par. Quando o jogo estiver pronto explica-se as regras  e ensina-se a jogar.
  • Sugestão: A primeira jogada é feita no grande grupo (turma), com o procedimento de demonstração.  Depois o(a) professor(a) separa a turma em pequenos grupos e  vai mediando o desenvolvimento da atividade em cada grupo.

    FIGURA 1 - Exemplo de três pares de cartelas pares.

    Obs.: As cartelas também podem ser confeccionadas somente com figuras, mas junto com as crianças.

Recursos Complementares

Nada de brigas                                    http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=267                                            Filme

Onça pintada come até jacaré             http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=620                                             filme

Avaliação

Avalia-se a nova aquisição acerca dos animais selvagens, observando se as crianças conseguem falar o nome dos animais  do filme; apontam algumas características do habitat dos animais que observaram.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.