Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo um conto

 

16/09/2011

Autor y Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Conhecer e/ou reconhecer um conto;

·         Compreender o uso de estratégias textuais e discursivas dos contos;

·         Identificar os usos sociais dos contos e

·         Reconhecer as sequências textuais/tipológicas que compõem um conto.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Adjetivos
  • Noções de tempos verbais (passado, presente e futuro)
Estratégias e recursos da aula

 

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show

·         Caixas de som

Aula 1:

 

 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_wlnRs6ApsFQ/TMi-uXovsFI/AAAAAAAAABo/fnswDusP_HE/s1600/contos-de-fadasjpg%5B1%5D.jpg

 

 

O conto é um gênero textual que faz parte da vivência da maior parte das crianças, em especial os contos de fadas. Os pais, quando possuem recursos financeiros e quando possuem capital cultural que valoriza a leitura,  compram livros e buscam entreter seus filhos com esses contos.

 

Para que os alunos saibam mais sobre esse gênero, o professor deve levar os alunos à sala de informática e pedir que eles pesquisem sobre o gênero seguinte o seguinte roteiro:

 

1.      Nos endereços eletrônicos http://pt.wikipedia.org/wiki/Conto e http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm, pesquise e responda:

 

a)      O que são contos? E os contos de fadas?

b)      Como os contos surgiram?

c)      Quais são as principais características dos contos?

d)     Que elementos textuais são indispensáveis nesse gênero?

 

Professor, solicite aos seus alunos que registrem as respostas no caderno e discuta com eles as respostas. Lembre-se de abordar a relação dos contos com a tradição oral. Acesso o endereço http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/389184, para ter mais informações sobre o assunto.

 

Aula 2:

 

Professor, nesta aula serão trabalhadas algumas características dos contos. Reproduza um conto ou parte de um conto já conhecido pelos alunos, em data show ou transparência.

 

Conforme no modelo a seguir, em um primeiro momento, leia o texto com seus alunos sinalizando as sequências tipológicas que caracterizam o gênero. Professor, o texto a seguir está fragmentado para sua melhor compreensão. Para os alunos, utilize o texto completo, sem cortes.

 

Chapeuzinho Vermelho

 

Era uma vez uma menina de quem todo mundo gostava, que morava com sua mãe numa casinha bem pequena, mas aconchegante e ensolarada.  Mãe e filha viviam bem felizes

Sua avó gostava tanto dela que fez uma capinha vermelha com um capuz para ela usar. Como era lindo o capuz e como ela ficava bonita com ele! (SEQUENCIA DESCRITIVA)

 

Um dia, a mãe pediu à menina que levasse uma cestinha de doces para a vovó, que estava doente. A mãe recomendou à menina que tomasse muito cuidado: (SEQUÊNCIA NARRATIVA)

 

_ Não corra de um lado para o outro, não fale com estranhos, dê bom-dia para as pessoas conhecidas e não pare no caminho!

A menina usava sempre o capuz e, por isso, era chamada de Chapeuzinho Vermelho.

– Pode deixar, mamãe, eu vou com cuidado – prometeu Chapeuzinho, beijando sua mãe.

A vovó morava um pouco longe da cidade, no meio da floresta. (SEQUÊNCIA INJUNTIVA DESCRITIVA)

 

Assim que entrou na floresta, Chapeuzinho encontrou o lobo. Como não sabia que o lobo era mau, ela não sentiu medo nenhum (...) (SEQUÊNCIA NARRATIVA)

 

 

Como se pode perceber, ao contrário do que muitas vezes é ensinado, o gênero conto não é composto apenas pela tipologia narrativa, assim sendo, elementos de outras tipologias devem ser trabalhados com os alunos na produção de um conto.

 

Momento 1: Apresente para os alunos duas imagens de garotos.

 

 

 


 

 

Proponha que cada aluno escolha uma delas e, como no primeiro parágrafo da história de Chapeuzinho Vermelho, redijam em seus cadernos a descrição desse garoto. Para isso, eles devem seguir o roteiro:

 

1.       Dê um nome para o garoto.

2.       Como ele é?

3.       Onde esse garoto vive?

4.       Com quem ele vive?

5.       Ele tem amigos? Quem são?

6.       O que ele gosta de fazer?

Momento 2: Para dar continuidade, mostre para os alunos a seguinte imagem:

http://www.midisegni.it/disegni/mondo/caverna.gif

 

 

Oriente os alunos para que escrevam a sequencia narrativa da história. Para isso, deverão imaginar que o personagem escolhido, um dia, distanciou-se de sua casa por algum motivo (devem explicar o motivo) e acabou encontrando uma caverna.

 

Lembre os alunos de que, em seus textos, devem contar:

 

1)      O que ele viu?

2)      O que ele encontrou na caverna?

3)      O que aconteceu?

4)      Como a aventura terminou?

 

Aula 3:

 

Nesta aula, o professor deve retomar o conto inicial. Reproduza o texto para os alunos e entregue uma cópia para cada.

 

Era uma vez uma menina de quem todo mundo gostava, que morava com sua mãe numa casinha bem pequena, mas aconchegante e ensolarada.  Mãe e filha viviam bem felizes

Sua avó gostava tanto dela que fez uma capinha vermelha com um capuz para ela usar. Como era lindo o capuz e como ela ficava bonita com ele!

 

Um dia, a mãe pediu à menina que levasse uma cestinha de doces para a vovó, que está doente. A mãe recomendou à menina que tomasse muito cuidado:

 

_ Não corra de um lado para o outro, não fale com estranhos, dê bom-dia para as pessoas conhecidas e não pare no caminho!

A menina usava sempre o capuz e, por isso, era chamada de Chapeuzinho Vermelho.

– Pode deixar, mamãe, eu vou com cuidado – prometeu Chapeuzinho, beijando sua mãe.

A vovó morava um pouco longe da cidade, no meio da floresta.

 

Assim que entrou na floresta, Chapeuzinho encontrou o lobo. Como não sabia que o lobo era mau, ela não sentiu medo nenhum (...)

 

 

O professor deve reler o texto com os alunos e solicitar que identifiquem no texto, marcando com a cor vermelha, os adjetivos e locuções adjetivas que o compõem. Antes de marcarem no texto, eles devem fazer uma legenda, por exemplo:

 

    (   )       Adjetivos e locuções adjetivas

 

 

O texto deverá ficar assim:

 

 

 

Chapeuzinho Vermelho

 

Era uma vez uma menina de quem todo mundo gostava, que morava com sua mãe numa casinha bem pequena, mas aconchegante e ensolarada.  Mãe e filha viviam bem felizes

Sua avó gostava tanto dela que fez uma capinha vermelha com um capuz para ela usar. Como era lindo o capuz e como ela ficava bonita com ele! 

Um dia, a mãe pediu à menina que levasse uma cestinha de doces para a vovó, que estava doente. A mãe recomendou à menina que tomasse muito cuidado:

_ Não corra de um lado para o outro, não fale com estranhos, dê bom-dia para as pessoas conhecidas e não pare no caminho!

A menina usava sempre o capuz e, por isso, era chamada de Chapeuzinho Vermelho.

– Pode deixar, mamãe, eu vou com cuidado – prometeu Chapeuzinho, beijando sua mãe.

A vovó morava um pouco longe da cidade, no meio da floresta. 

Assim que entrou na floresta, Chapeuzinho encontrou o lobo. Como não sabia que o lobo era mau, ela não sentiu medo nenhum (...) 

Em seguida, O professor deve solicitar que os alunos respondam às seguintes perguntas:

 

1)      Você achou que esse texto possui muitos ou poucos adjetivos e locuções adjetivas?

2)      A adjetivação é, então, um recurso importante nos contos? Justifique.

 

Avaliação: Professor, nesse momento, retorne à descrição e à narração já escritas pelos alunos. Peça para que, da mesma maneira que fizeram com o conto de Chapeuzinho, façam uma legenda e marquem de vermelho os adjetivos de seus textos. Em seguida, eles devem responder:

 

1)      Seu texto continha muitos adjetivos?

2)      Você julga que ele está adequado para se tornar um conto?

3)      Caso a resposta seja não, reescreva seu texto, acrescentando-lhe adjetivos e locuções adjetivas.

 

Aula 4:

 

Professor, retome mais uma vez o conto inicial. Desta vez, os alunos deverão identificar no texto os tempos verbais predominantes. Para isso, eles devem utilizar o texto em que marcaram os adjetivos e completar a legenda da seguinte forma:

 

 

(   ) Adjetivos e locuções adjetivas

(   ) Presente

(   ) Passado

(   ) Futuro

* Professor, caso seus alunos já saibam diferenciar outros modos e tempos verbais, eles podem ser acrescentados na legenda. Uma diferenciação importante seria a de pretérito perfeito e imperfeito.

 

Os alunos devem, em seguida, identificar, grifando no texto, os verbos que identificam os tempos verbais da legenda.

Professor, seus alunos vão concluir que há um predomínio do tempo passado no conto. Para sistematizar, peça que eles respondam:

 

1.      Qual o tempo verbal que mais apareceu no conto?

2.      Por que você acha que isso aconteceu?

3.      Observe as seguintes sentenças do texto:

a)      Sua avó gostava tanto dela que fez uma capinha vermelha com um capuz para ela usar.

b)      Um dia, a mãe pediu à meninaque levasse umacestinha de doces para a vovó

Ambos os verbos estão no passado, mas servem para marcar coisas diferentes. Um mostra que a ação era habitual no passado (pretérito imperfeito); o outro mostra que a ação ocorreu em um tempo que já passou (pretérito perfeito). Faça um X na frase em que o verbo marca uma ação habitual. 

 

Aula 5:

 

Finalmente, utilizando todos os conhecimentos construídos ao longo desta sequência didática, o professor deverá propor aos alunos a escrita de um conto. Para isso, eles devem retomar o que já escreveram nos momentos 1 e 2 da aula 2.

 

 

 

Dê continuidade à descrição e à narrativa que você criou, sobre o menino que encontrou uma caverna, e escreva um conto para ser “publicado” no livro de contos da turma. Lembre-se de tudo que você aprendeu sobre os contos, principalmente sobre a adjetivação e sobre os tempos verbais. Sua história deve ter um final surpreendente e contar bastantes detalhes da aventura de seu personagem.

Recursos Complementares
Avaliação

Segundo as orientações da aula 5, o professor deverá avaliar os conhecimentos adquiridos por seus alunos por meio da correção do conto. Professor, verifique se o conto escrito pelo aluno inicia-se com uma descrição, segue-se com uma narração e possui um final surpreendente.   Além disso, avalie a presença de adjetivação e dos verbos no pretérito (perfeito e imperfeito). É importante que ao avaliar o conto sejam consideradas as etapas anteriores à produção do texto e o desenvolvimento do aluno ao longo do processo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fabiola Almeida, E.M.Aristides de Memoria , Minas Gerais - dijo:
    biulinhadialmeida@yahoo.com.br

    20/09/2011

    Quatro estrelas

    Olá! Gostaria de parabeniza-la pela otima proposta de aula. E com aulas diferenciadas e criativas que conseguiremos exito com os nossos alunos. Mais uma vez parabéns e sucesso


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.