20/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Imagem disponível em:
http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-periodo-composto-por-subordinacao-uso-virgula.html
O tema desta aula trata-se da pontuação nas orações subordinadas substantivas. A pontuação dos períodos compostos em que surgem essas orações segue os mesmos princípios que se adotam no período simples para as funções sintáticas a que essas orações equivalem.
Observação:
Esta aula poderá ser ministrada antes ou após outra aula de minha autoria - Pontuação nas orações subordinadas substantivas – já publicada no portal.
Aula 01 (50 minutos)
Atividade
I – Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre pontuação, o professor deverá solicitar a eles que, em dupla, diante de seus laptops, acessem a página abaixo para ouvirem a canção “A Carta”, na voz do grupo Sorriso Maroto.
A Carta
Sorriso Maroto
Não existem mais palavras
Que eu possa escrever
Pra falar de tanto amor
Entenda por favor
Que uma carta é muito pouco
Para revelar o retrato da tristeza
E a cicatriz da saudade
Que você deixou no meu peito
Tatuagem de amor, não tem jeito
Nunca vai sair de mim esta dor
Entenda o que eu vou te dizer
(Dois pontos)
Vem de volta pro meu coração
(Exclamação)
Não posso viver sem você
Não tenho razão nem porquê
Me acostumar com a saudade
Nem vírgula vai separar
Nessa oração
Teu nome da minha paixão
Não leve a mal
Eu sei que não sou escritor
É só uma carta de amor
De alguém que te quer de verdade
Letra e vídeo disponíveis em:
http://letras.terra.com.br/sorriso-maroto/1521909/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2nQYjx7y_VY
II – Após a audição da música, os alunos deverão responder às questões que se seguem .
Professor, essas questões poderão ser passadas no quadro ou xerocadas para que os alunos as respondam no Kword.
ROTEIRO - Responda:
a. Nessa canção, é possível supor o tipo de relacionamento entre destinatário e remetente? Justifique sua resposta.
b. Considerando o grau de intimidade entre os interlocutores, a linguagem utilizada está adequada? Justifique.
2. Quanto à estrutura, a carta pessoal deve apresentar a sequência: local e data escritos à esquerda; vocativo; corpo do texto; despedida e assinatura.
a. Quais desses elementos estão presentes na letra da canção?
b. O que justifica a ausência dos outros elementos que compõem a estrutura do gênero carta pessoal?
3. Quais são os sinais de pontuação mencionados no texto?
4. Explique a opção do autor por citar as palavras – dois pontos exclamação, vírgula – ao invés de empregar os sinais de pontuação.
5. No texto, o sinal de pontuação – dois pontos – foi mencionado para:
( ) marcar o início da fala de uma personagem;
( ) separar um aposto ou orações apositivas;
( ) iniciar uma enumerações ou sequência de palavras que explicam, resumem ideias anteriores.
6. O ponto de exclamação é usado geralmente no final de frases exclamativas e depois de interjeições.
Observe o verso da canção:
Vem de volta pro meu coração
(Exclamação)
Que sentimentos são expressos nessa frase exclamativa?
7. A vírgula é empregada essencialmente para separar, por exemplo: nomes de localidades, vocativos, aposto, expressões explicativas, orações coordenadas sindéticas, etc.
Na canção, o que não pode ser separado pela vírgula? Explique.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - Para retomar o tema - as orações subordinadas substantivas - com os alunos, o professor deverá solicitar a eles que, em seus laptops UCA, acessem a página seguinte para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto.
SITES:
http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/oracao-subordinada-substantiva.htm
http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-subordinadas-substantivas/
II – Para a realização da pesquisa, os alunos deverão se orientar pelo roteiro seguinte que poderá ser xerocado e entregue aos estudantes.
1. Defina oração subordinada substantiva.
2. Classifique as orações subordinadas substantivas. Dê exemplos para cada caso.
3. Princípios adotados na pontuação das orações subordinadas substantivas.
III - Os alunos deverão montar uma apresentação no K-Presenter com os dados obtidos por meio da pesquisa. Eles deverão utilizar frases das tirinhas apresentadas na sequência para exemplificar as orações subordinadas substantivas.
Disponível em:
http://www.propagar3.com.br/index.php/2010/10/29/tirinhas-de-hagar-o-horrivel-2/
Disponível em:
Disponível em:
http://www.merendafria.com/2009/08/hagar-o-horrivel-26/
Disponível em:
Aula 03 ( 50 minutos)
Atividade
I - Os alunos deverão assistir ao vídeo seguinte em seus laptops, atentando para os casos em que não se devem empregar vírgulas.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=kX_FNCrHSWE
II – Após a exibição do vídeo e depois dos comentários do professor, os alunos deverão assinalar (V) ou (F) nas alternativas abaixo. (Entregar o exercício xerocado para os alunos).
1. Vírgulas incoerentes. Não se aceita o emprego da vírgula:
( ) entre o termos essenciais: sujeito e verbo;
( ) entre complemento e a palavra complementada;
( ) entre termos da oração na ordem direta;
( ) entre termo determinante e termo determinado;
( ) entre termos integrantes: complemento / complementado
( ) Mesmo na ordem indireta não se separam os termos integrantes da oração, por exemplo, o objeto indireto do verbo, como na oração:
Aos inspetores os alunos mostraram os trabalhos.
2. Explique a afirmação abaixo:
A pontuação dos períodos compostos em que surgem orações subordinadas substantivas segue os mesmos princípios que se adotam no período simples para as funções sintáticas a que essas orações equivalem.
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
I - Os alunos deverão acessar a página seguinte para fazer a leitura do artigo:
Disponível em:
Maior carga horária
Plantão| Publicada em 13/09/2011às 13h04m
Disponível em:
http://www.ialagoinhas.com.br/news/wp-content/uploads/2011/03/haddad.jpg
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira, que os alunos brasileiros permaneçam mais tempo na escola como forma de melhorar a aprendizagem. A ideia do ministro é aumentar a duração do ano letivo ou a carga horária diária. O assunto já começou a ser discutido pelo Ministério da Educação com secretários estaduais e municipais de educação e sindicatos de professores. O aumento seria gradual em um período de quatro anos.
"Há um consenso no Brasil de que as crianças têm pouca exposição ao conhecimento "
- Há um consenso no Brasil de que as crianças têm pouca exposição ao conhecimento. Seja porque a carga horária diária é baixa, seja porque o número de dias letivos é inferior aos dos demais países - disse Haddad, após participar da abertura do Congresso Internacional "Educação: Uma agenda Urgente" promovido desta terça-feira até sexta-feira pelo movimento Todos pela Educação.
O ano letivo no Brasil é de 200 dias, com pelo menos quatro horas diárias de aulas, o equivalente a 800 horas por ano. Haddad contou que uma pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) indica que o tempo efetivo de aula acaba sendo muito menor. Ele afirmou que a ampliação do tempo de permanência dos alunos em sala de aula exigirá mais investimento, mas que o país tem condições de fazer isso.
"A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola "
Segundo Haddad, o governo só enviará projeto de lei ao Congresso para aumentar o ano letivo se houver consenso entre estados, municípios e profissionais da educação. Haddad destacou que as duas possibilidades não são excludentes.
- A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola.
O ministro disse ainda que o governo deverá ampliar o programa "Mais Educação, que oferece ensino em cerca de 15 mil escolas. A meta para 2020 é que 50% das escolas brasileiras adotem tempo integral.
II – Os alunos deverão acompanhar – na tela de seus laptops- a leitura oral do texto,- feita pelo professor . A seguir, eles deverão realizar, em grupo, a atividade proposta abaixo.
Identifique as orações subordinadas substantivas presentes no texto lido. Para essa identificação, orientem-se pela pontuação, lembrando-se de que:
(i) a vírgula não deve separar da oração principal as orações subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais e predicativas - afinal, sujeitos, complementos verbais e nominais não são separados por vírgula dos termos a que se ligam. O mesmo critério se aplica para o predicativo nos predicados nominais.;
(ii) a oração subordinada substantiva apositiva deve ser separada da oração principal por vírgula ou dois-pontos, assim como ocorre com o aposto.
(iii) As orações subordinadas substantivas exercem função sintática própria do substantivo. São geralmente introduzidas por conjunções integrantes: que e se.
Para ampliar os conhecimentos sobre o emprego da vírgula, os alunos poderão assistir aos vídeos:
1. Letras e Etc - O Emprego Da Vírgula
http://www.youtube.com/watch?v=jOycC3vNZQE&feature=related
2. Pontuação Parte 1/6
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – a pontuação nas orações subordinadas substantivas. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar as orações subordinadas substantivas nos textos apresentados, orientando –se pelos princípios da regra de pontuação nas orações subordinadas substantivas.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/11/2012
Cinco estrelasSão excelentes as atividades sobre a pontuação entre a oração principal e as orações subordinadas substantivas., uma vez que são contextualizadas.