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UCA - A pontuação nas orações subordinadas substantivas

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e empregar as regras de pontuação em períodos compostos por orações subordinadas substantivas.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, a pontuação das orações subordinadas substantivas, considerando as funções sintáticas por elas exercidas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura do período simples: termos essenciais, integrantes e acessórios.
  • Orações subordinadas substantivas: conceituação e classificação.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, tirinhas, imagens e vídeos veiculados na internet.

 Aula 01 (50 minutos)

Imagem disponível em:

http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-periodo-composto-por-subordinacao-uso-virgula.html

O tema desta aula trata-se da pontuação nas orações subordinadas substantivas. A pontuação dos períodos compostos em que surgem essas orações segue os mesmos princípios que se adotam no período simples para as funções sintáticas a que essas orações equivalem.

Observação:

Esta aula poderá ser  ministrada antes ou  após outra aula de minha autoria - Pontuação nas orações subordinadas substantivas –  já publicada no portal.

 

Aula 01 (50 minutos)

Atividade

I – Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre pontuação, o professor deverá solicitar a eles que,  em dupla, diante de seus laptops, acessem a página abaixo para ouvirem a canção “A Carta”,  na voz do grupo Sorriso Maroto.

A Carta

Sorriso Maroto

Não existem mais palavras
Que eu possa escrever
Pra falar de tanto amor
Entenda por favor
Que uma carta é muito pouco
Para revelar o retrato da tristeza
E a cicatriz da saudade
Que você deixou no meu peito
Tatuagem de amor, não tem jeito
Nunca vai sair de mim esta dor
Entenda o que eu vou te dizer
(Dois pontos)
Vem de volta pro meu coração
(Exclamação)
Não posso viver sem você
Não tenho razão nem porquê
Me acostumar com a saudade
Nem vírgula vai separar
Nessa oração
Teu nome da minha paixão
Não leve a mal
Eu sei que não sou escritor
É só uma carta de amor
De alguém que te quer de verdade

Letra e vídeo disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/sorriso-maroto/1521909/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2nQYjx7y_VY

 

II – Após a audição da música, os alunos deverão responder às questões que se seguem .

  • Professor, essas questões poderão ser passadas no quadro ou xerocadas para que os alunos as respondam no Kword.

     

  •  1.  Escrevemos uma carta pessoal quando desejamos comunicar com alguém próximo a nós, como amigos e familiares. O  tipo de linguagem deve ser adequado ao grau de intimidade entre o remetente e o destinatário.

ROTEIRO - Responda:

a.  Nessa canção, é possível supor  o tipo de relacionamento  entre destinatário e remetente? Justifique sua resposta.

b. Considerando o  grau de intimidade entre os interlocutores, a  linguagem utilizada está adequada? Justifique.

2.  Quanto à estrutura, a carta pessoal deve apresentar a sequência: local e data escritos à esquerda; vocativo; corpo do texto; despedida e assinatura.

a. Quais desses elementos  estão presentes na letra da canção?

b. O que justifica a ausência dos outros elementos que compõem a estrutura do gênero carta pessoal?

3. Quais são os sinais de pontuação mencionados no texto?

4. Explique a opção do  autor por citar as palavras – dois pontos exclamação, vírgula – ao invés de empregar  os sinais de pontuação.

5. No texto, o sinal de pontuação – dois pontos – foi mencionado para:

(   ) marcar o  início da  fala de uma personagem;

(   ) separar  um aposto ou  orações apositivas;

(   ) iniciar uma enumerações ou sequência de palavras que explicam, resumem  ideias anteriores.


6.  O ponto de exclamação é usado geralmente  no final de frases exclamativas e depois de interjeições.

Observe o verso da canção:

Vem de volta pro meu coração

(Exclamação)

Que sentimentos são expressos nessa frase exclamativa?

 

7.  A vírgula é empregada essencialmente para separar, por exemplo: nomes de localidades, vocativos, aposto, expressões explicativas, orações coordenadas sindéticas, etc.

Na canção, o que não pode ser separado pela vírgula? Explique.

 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

 

I -  Para retomar o tema - as orações subordinadas substantivas - com os alunos, o professor deverá  solicitar a eles  que, em seus laptops UCA, acessem a página seguinte para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto.

SITES:

http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/oracao-subordinada-substantiva.htm

http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-subordinadas-substantivas/

II – Para a realização da pesquisa, os alunos deverão se orientar pelo roteiro seguinte que poderá ser xerocado e entregue aos estudantes.

 

1. Defina oração subordinada substantiva.

2. Classifique as orações subordinadas substantivas.  Dê exemplos para cada caso.

3. Princípios adotados na pontuação das orações subordinadas substantivas.

III - Os alunos deverão montar uma apresentação no K-Presenter com os dados obtidos por meio da pesquisa.  Eles deverão utilizar frases das tirinhas apresentadas na sequência para exemplificar as orações subordinadas substantivas.

 

Disponível em:

http://www.propagar3.com.br/index.php/2010/10/29/tirinhas-de-hagar-o-horrivel-2/

[hagar_25-03-07_pt.gif]

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=49660&i=true&r=false&a=35839#passo4

hagar_09-06-06_pt

Disponível em:

http://www.merendafria.com/2009/08/hagar-o-horrivel-26/

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_5LsOZGLsnuk/TOXvwojL41I/AAAAAAAAAhU/aZPsQK4oODU/s1600/calvinharodotira485.gif

 

Aula 03 ( 50 minutos)

Atividade

I - Os alunos deverão assistir ao vídeo seguinte em seus laptops, atentando para os casos em que não se devem empregar vírgulas.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=kX_FNCrHSWE

II – Após a exibição do vídeo e depois dos comentários do professor, os alunos deverão assinalar  (V) ou (F) nas alternativas  abaixo. (Entregar o exercício xerocado para os alunos).

1. Vírgulas incoerentes. Não se aceita o emprego da vírgula:

(   ) entre o termos essenciais: sujeito e verbo;

(   ) entre complemento e a palavra complementada;

(   ) entre termos da oração na ordem direta;

(   )  entre termo determinante e termo determinado;

(   ) entre termos integrantes: complemento / complementado

(  ) Mesmo na ordem indireta não se separam os termos integrantes da oração, por exemplo, o objeto indireto do verbo, como na oração:

Aos inspetores os alunos mostraram  os trabalhos.

 

2. Explique a afirmação abaixo:

 A pontuação dos períodos compostos em que surgem orações subordinadas substantivas segue os mesmos princípios que se adotam no período simples para as funções sintáticas a que essas orações equivalem.

 

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

I - Os alunos deverão acessar a página seguinte para fazer a leitura do artigo:

Disponível em:

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/13/haddad-quer-que-estudantes-fiquem-mais-tempo-na-escola-925346377.asp

Maior carga horária

Haddad quer que estudantes fiquem mais tempo na escola

Plantão| Publicada em 13/09/2011às 13h04m

hadad

Disponível em:

http://www.ialagoinhas.com.br/news/wp-content/uploads/2011/03/haddad.jpg

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu  nesta terça-feira, que os alunos brasileiros permaneçam mais tempo na escola como forma de melhorar a aprendizagem. A ideia do ministro é aumentar a duração do ano letivo ou a carga horária diária. O assunto já começou a ser discutido pelo Ministério da Educação com secretários estaduais e municipais de educação e sindicatos de professores. O aumento seria gradual em um período de quatro anos.

"Há um consenso no Brasil de que as crianças têm pouca exposição ao conhecimento "

- Há um consenso no Brasil de que as crianças têm pouca exposição ao conhecimento. Seja porque a carga horária diária é baixa, seja porque o número de dias letivos é inferior aos dos demais países - disse Haddad, após participar da abertura do Congresso Internacional "Educação: Uma agenda Urgente" promovido desta terça-feira até sexta-feira pelo movimento Todos pela Educação.

O ano letivo no Brasil é de 200 dias, com pelo menos quatro horas diárias de aulas, o equivalente a 800 horas por ano. Haddad contou que uma pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) indica que o tempo efetivo de aula acaba sendo muito menor. Ele afirmou que a ampliação do tempo de permanência dos alunos em sala de aula exigirá mais investimento, mas que o país tem condições de fazer isso.

"A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola "

Segundo Haddad, o governo só enviará projeto de lei ao Congresso para aumentar o ano letivo se houver consenso entre estados, municípios e profissionais da educação. Haddad destacou que as duas possibilidades não são excludentes.

- A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola.

O ministro disse ainda que o governo deverá ampliar o programa "Mais Educação, que oferece ensino em cerca de 15 mil escolas. A meta para 2020 é que 50% das escolas brasileiras adotem tempo integral.

II –  Os alunos deverão acompanhar – na tela  de seus  laptops-  a leitura oral do texto,- feita pelo professor . A seguir,  eles deverão realizar, em grupo, a atividade proposta abaixo.

Identifique as orações subordinadas substantivas presentes no texto lido. Para essa identificação, orientem-se pela pontuação, lembrando-se de que:

(i) a  vírgula não deve separar da oração principal as orações subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais e predicativas - afinal, sujeitos, complementos verbais e nominais não são separados por vírgula dos termos a que se ligam. O mesmo critério se aplica para o predicativo nos predicados nominais.;

(ii) a oração subordinada substantiva apositiva deve ser separada da oração principal por vírgula ou dois-pontos, assim como ocorre com o aposto.

(iii) As orações subordinadas substantivas exercem função sintática própria do substantivo. São geralmente introduzidas por conjunções integrantes: que  e se.

Recursos Complementares

Para ampliar os conhecimentos sobre o emprego da vírgula, os alunos poderão assistir aos vídeos:

1. Letras e Etc - O Emprego Da Vírgula

http://www.youtube.com/watch?v=jOycC3vNZQE&feature=related

2. Pontuação Parte 1/6

http://www.youtube.com/watch?v=Xr58LV7hR1c&feature=related

Avaliação

  A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – a pontuação nas orações subordinadas substantivas. Para isso, o professor deverá observar a       participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar as orações subordinadas substantivas nos textos apresentados,   orientando –se  pelos princípios  da regra  de  pontuação nas orações subordinadas substantivas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • dione ribeiro, Colégio jesus Maria josé , Rio Grande do Sul - disse:
    dione.l@hotamil.com

    07/11/2012

    Cinco estrelas

    São excelentes as atividades sobre a pontuação entre a oração principal e as orações subordinadas substantivas., uma vez que são contextualizadas.


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