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As comunidades ribeirinhas da Amazônia – UCA.

 

28/09/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá a respeito da cultura, o modo de subsistência, a localização e os problemas sociais das comunidades que vivem em torno do rio Amazonas.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham estudado sobre as regiões do Brasil, em especial sobre a região norte.

Estratégias e recursos da aula

Os laptop UCA serão utilizados em todas as aulas como principal recurso didático e devem estar conectados à internet.

Aula 1:

O rio Amazonas:

  • Inicie a aula mostrando aos alunos a localização geográfica do rio Amazonas e os estados brasileiros que são banhados por esse rio. Fale da importância do rio Amazonas e explique porque é importante estudar sobre esta temática.  Para isso, projete em data show o mapa abaixo (bacia do rio Amazonas), seguido de imagens do rio Amazonas:

Mapa Rio Amazonas     

 

(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_Amazonas, acesso em 13/09/2011)

 

 

(Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/rio-amazonas.htm, acesso em: 13/09/2011)

 

  • Em seguida, leve-os a conhecer as comunidades que vivem em torno do rio Amazonas, curiosidades e os problemas sociais enfrentados por eles:

 

As comunidades que vivem em torno do rio Amazonas

 

Peça para os alunos acessarem o link: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp (acesso em 13/09/2011), que traz várias informações sobre as comunidades que vivem em torno do rio Amazonas conhecidas como “ribeirinhos”, geralmente em situações precárias. O texto contém elementos sobre a cultura desse povo, a subsistência, o modo de vida, dentre outras informações. O professor deve selecionar as partes mais importantes do texto (deve lê-lo antes da aula), ler junto com os alunos e comentá-lo, promovendo um diálogo com a turma.

 

 

(Disponível em: http://rededecidades.ning.com/photo/comunidade-ribeirinha-rio?context=latest, acesso em: 13/09/2011)

 

Curiosidade:

 

A Lenda do Boto cor de rosa (Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_do_boto, acesso em: 12/09/2011):

 

 

(Disponível em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/boto-cor-de-rosa.jpg, acesso em: 13 de setembro de 2011)

 

Os problemas sociais enfrentados por essa comunidade

 

São muitos os problemas enfrentados pelos ribeirinhos: falta saneamento básico, escolas, hospital, transporte, emprego, saúde, comunicação, segurança, dentre outros problemas. Mas existem muitas instituições que promovem ajuda a essas comunidades, como o NAPRA (Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia), conforme  mostra a reportagem no vídeo abaixo (pedir a turma para acessar o vídeo). Duração do vídeo: 6 minutos e 29 segundos;

 

Video Napra

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vOMfCorpAZA, acesso em: 13/09/2011)

 

Observação: após assistirem ao vídeo, converse com  os alunos sobre as questões apresentadas no vídeo.

 

Aula 2 e 3:

 

Retome rapidamente com os alunos o que foi estudado na última aula, dê destaque ao vídeo assistido sobre os problemas enfrentados pela comunidade. Em seguida, proponha a seguinte atividade:

Divida os alunos em grupos de 5 e proponha a eles uma atividade, cujo tema é: “Os problemas sociais das comunidades ribeirinhas” conforme as instruções e etapas abaixo:

1: Pesquisar na internet sobre os problemas sociais enfrentados pelas comunidades ribeirinhas. Sugestão de links para pesquisa: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/forca-das-aguas-do-rio-amazonas-atrapalha-vida-de-ribeirinhos-no-pa.html, http://amazonas.bobnews.com.br/noticias/ribeirinhos-se-viram-como-podem-para-fugir-da-cheia-209.html (acesso em: 19/09/2011), esses links contém reportagens sobre problemas enfrentados por essa população.

2: Com o auxilio de seus laptops, os grupos devem pesquisar na internet instituições ou projetos sociais que promovem ajuda a essas comunidades. Sugestão de sites:   http://redemocoronga.org.br/2009/03/13/blogando-de-comunidades-ribeirinhas-na-amazonia/ e http://www.napra.org.br/ (acesso em: 13/09/2011).

3: Escolher um desses projetos sociais e fazerem uma entrevista com eles via e-mail ( buscar no site do projeto escolhido o e-mail de contato). Sugestões de perguntas para a entrevista:

  1. Primeiramente perguntar sobre as informações gerais a respeito do projeto: nome do projeto, sua finalidade, endereço, responsáveis e área de atuação?
  2. Que projetos vocês desenvolvem com essas comunidades?
  3. Vocês recebem ajuda governamental?
  4. Quais são os principais problemas encontrados por essas comunidades?
  5. Quais as dificuldades enfrentadas pelos agentes voluntários que participam desse projeto?

 

Observação: Foram sugeridas 2 aulas, para haver tempo hábil dos grupos receberem respostas dos e-mails que enviaram. Os grupos devem salvar em pen drive os dados coletados na pesquisa e as respostas dos e-mails, pois os mesmos serão utilizados para a montagem de um blog na próxima aula.

4: De posse das informações obtidas na etapa  2 e 3 da aula anterior, cada grupo irá criar um blog. No blog eles irão postar as informações que obtiveram na pesquisa e nas entrevistas feitas nas últimas aulas. O objetivo desse blog é que o mesmo se torne um espaço para divulgar informações sobre as comunidades ribeirinhas e ainda disponibilizar dados das instituições que prestam ajuda a essas comunidades, para que as pessoas que desejarem, possam contribuir com essas ONGs.

 

Observação: Para saber como criar blogs, os grupos devem, com o auxílio do laptop UCA, acessar o site: http://www.criarumblog.com/(acesso em: 13/09/2011) e seguir as instruções dadas.

 

Aula 5 e 6:

 

  • Nessa aula o professor irá promover um momento de apresentação dos blogs com o auxilio do data show. É importante abrir espaço entre cada apresentação para que a turma e o professor possam fazer perguntas, dar sugestões ao grupo que estiver apresentando, inclusive, fazer correções ortográficas do texto.
  • A seguir, pedir aos grupos para enviarem e-mail com o  endereço dos blogs para outras escolas da rede UCA, para as ONGs entrevistadas na etapa 2 e para o site da Secretaria da Educação do estado do Amazonas, com o intuito de divulgarem seus blogs.  Para saber os e-mails das escolas da rede UCA acessar o site: http://www.uca.gov.br/institucional/ (acesso em: 19/09/2011) e da secretaria de educação do estado do Amazonas, acessar o site: http://www.seduc.am.gov.br/ ( acesso em: 19/09/2011).
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.suapesquisa.com/geografia/rioamazonas.htm, (acesso em: 13 de setembro de 2011)

http://bibliotecadafloresta.ac.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=32, (acesso em: 13 de setembro de 2011)

Avaliação

O professor pode adotar  como estratégia de avaliação a observação do envolvimento  dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles absorveram as informações estudadas sobre a cultura, o modo de subsistência, a localização, os problemas sociais, dentre outras questões interessantes sobre as comunidades que vivem em torno do rio Amazonas.

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