28/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Aprenderá a respeito da cultura, o modo de subsistência, a localização e os problemas sociais das comunidades que vivem em torno do rio Amazonas.
É preciso que os alunos tenham estudado sobre as regiões do Brasil, em especial sobre a região norte.
Os laptop UCA serão utilizados em todas as aulas como principal recurso didático e devem estar conectados à internet.
Aula 1:
O rio Amazonas:
(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_Amazonas, acesso em 13/09/2011)
(Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/rio-amazonas.htm, acesso em: 13/09/2011)
As comunidades que vivem em torno do rio Amazonas
Peça para os alunos acessarem o link: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp (acesso em 13/09/2011), que traz várias informações sobre as comunidades que vivem em torno do rio Amazonas conhecidas como “ribeirinhos”, geralmente em situações precárias. O texto contém elementos sobre a cultura desse povo, a subsistência, o modo de vida, dentre outras informações. O professor deve selecionar as partes mais importantes do texto (deve lê-lo antes da aula), ler junto com os alunos e comentá-lo, promovendo um diálogo com a turma.
(Disponível em: http://rededecidades.ning.com/photo/comunidade-ribeirinha-rio?context=latest, acesso em: 13/09/2011)
Curiosidade:
A Lenda do Boto cor de rosa (Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_do_boto, acesso em: 12/09/2011):
(Disponível em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/boto-cor-de-rosa.jpg, acesso em: 13 de setembro de 2011)
Os problemas sociais enfrentados por essa comunidade
São muitos os problemas enfrentados pelos ribeirinhos: falta saneamento básico, escolas, hospital, transporte, emprego, saúde, comunicação, segurança, dentre outros problemas. Mas existem muitas instituições que promovem ajuda a essas comunidades, como o NAPRA (Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia), conforme mostra a reportagem no vídeo abaixo (pedir a turma para acessar o vídeo). Duração do vídeo: 6 minutos e 29 segundos;
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vOMfCorpAZA, acesso em: 13/09/2011)
Observação: após assistirem ao vídeo, converse com os alunos sobre as questões apresentadas no vídeo.
Aula 2 e 3:
Retome rapidamente com os alunos o que foi estudado na última aula, dê destaque ao vídeo assistido sobre os problemas enfrentados pela comunidade. Em seguida, proponha a seguinte atividade:
Divida os alunos em grupos de 5 e proponha a eles uma atividade, cujo tema é: “Os problemas sociais das comunidades ribeirinhas” conforme as instruções e etapas abaixo:
1: Pesquisar na internet sobre os problemas sociais enfrentados pelas comunidades ribeirinhas. Sugestão de links para pesquisa: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/forca-das-aguas-do-rio-amazonas-atrapalha-vida-de-ribeirinhos-no-pa.html, http://amazonas.bobnews.com.br/noticias/ribeirinhos-se-viram-como-podem-para-fugir-da-cheia-209.html (acesso em: 19/09/2011), esses links contém reportagens sobre problemas enfrentados por essa população.
2: Com o auxilio de seus laptops, os grupos devem pesquisar na internet instituições ou projetos sociais que promovem ajuda a essas comunidades. Sugestão de sites: http://redemocoronga.org.br/2009/03/13/blogando-de-comunidades-ribeirinhas-na-amazonia/ e http://www.napra.org.br/ (acesso em: 13/09/2011).
3: Escolher um desses projetos sociais e fazerem uma entrevista com eles via e-mail ( buscar no site do projeto escolhido o e-mail de contato). Sugestões de perguntas para a entrevista:
Observação: Foram sugeridas 2 aulas, para haver tempo hábil dos grupos receberem respostas dos e-mails que enviaram. Os grupos devem salvar em pen drive os dados coletados na pesquisa e as respostas dos e-mails, pois os mesmos serão utilizados para a montagem de um blog na próxima aula.
4: De posse das informações obtidas na etapa 2 e 3 da aula anterior, cada grupo irá criar um blog. No blog eles irão postar as informações que obtiveram na pesquisa e nas entrevistas feitas nas últimas aulas. O objetivo desse blog é que o mesmo se torne um espaço para divulgar informações sobre as comunidades ribeirinhas e ainda disponibilizar dados das instituições que prestam ajuda a essas comunidades, para que as pessoas que desejarem, possam contribuir com essas ONGs.
Observação: Para saber como criar blogs, os grupos devem, com o auxílio do laptop UCA, acessar o site: http://www.criarumblog.com/(acesso em: 13/09/2011) e seguir as instruções dadas.
Aula 5 e 6:
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.suapesquisa.com/geografia/rioamazonas.htm, (acesso em: 13 de setembro de 2011)
http://bibliotecadafloresta.ac.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=32, (acesso em: 13 de setembro de 2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles absorveram as informações estudadas sobre a cultura, o modo de subsistência, a localização, os problemas sociais, dentre outras questões interessantes sobre as comunidades que vivem em torno do rio Amazonas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!