Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que são remanescentes quilombolas? – UCA.

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre as comunidades de remanescentes quilombolas, conceito, onde e como eles vivem. 
  • Pesquisará a respeito da existência de preconceito na sociedade para com os quilombolas e para com toda a comunidade afrodescendente.
  • Realizará entrevista com membros da Fundação Cultural Palmares a respeito do tema da aula.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham estudado sobre o período da escravidão no Brasil e abolição dos escravos.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos utilizarão os laptops UCA conectados a internet como principal recurso da aula. Os demais recursos do laptop a serem utilizados, estão descritos nas aulas.

Aula 1 :

Os Escravos

 

(Disponível em: http://www.paraty.tur.br/culturasetradicoes/img/Escravos_capoeira.jpg , acesso em: 08 08/09/2011)

  • Peça aos alunos para acessarem o link e lerem o texto sobre a escravidão no Brasil, http://www.achetudoeregiao.net/atr/Escravidao_no_Brasil.htm (acesso em: 08/09/2011). Após a leitura, converse com eles sobre esse período da história, evidenciando a situação precária como eles viviam, a falta de direitos, as agressões que sofriam, os navios negreiros (que os traziam da África), luta pela liberdade, a formação dos quilombos, dentre outras questões importantes sobre o tema. Todas  essas informações estão no texto sugerido.
  • Em seguida, apresenteas seguintes imagens aos alunos que mostram objetos que eram usados para torturar escravos que não cumpriam as normas estabelecidas. Peça a turma para observar com atenção as imagens e fazer comentários sobre a forma como os escravos eram tratados, sobre os maus tratos e as “correções” desumanas. As imagens devem ser projetadas em data show;

(Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/emfoco/emfoco.asp?id=7746, acesso em: 08/09/2011)

 

(Disponível em: http://tudosobrequintadoscristais.blogspot.com/2008/10/quinta-dos-cristais-e-o-perodo-da.html, acesso em: 08/09/2011)

 

Aula 2 e 3:

Os Quilombos e as comunidades remanescentes quilombolas

Retome rapidamente com os alunos o que foi estudado na última aula, depois apresente a eles os quilombos e as comunidades formadas por escravos fugitivos. Para isso, projete em data show as informações abaixo:

Os Quilombos

(Disponível em: http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2009/03/quilombos.html, acesso em: 13/09/2011)

  • Muitos escravos conseguiam se organizar e fugir para a mata onde formavam comunidades de fugitivos denominadas quilombos. Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi o de “Quilombo dos Palmares”, cujo líder foi um daqueles que se destacou na luta pela liberdade de seu  povo, Zumbi de Palmares.
  • Peça aos alunos para acessarem o link: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm (acesso em 13/09/2011) e lerem sobre a história de Zumbi dos Palmares, é importante o professor promover um diálogo após sobre a leitura do texto.

(Disponível em: http://danvizi.files.wordpress.com/2010/12/zumbi-dos-palmares-08-11-06.jpg, acesso em: 13/09/2011)

Os Remanescentes quilombolas

Os remanescentes quilombolas são os descendestes de escravos que permaneceram nos quilombos, se tornando uma comunidade organizada que cultiva desde sua formação a cultura e o modo de vida de seus antepassados.

Solicite à turma que acesse o site abaixo e navegue por ele para obter informações sobre as comunidades quilombolas no Brasil.

 http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil.html (acesso em 13/09/ 2011)

Remanescentes quilombolas

(Disponível em: http://terradedireitos.org.br/biblioteca/incra-garante-conquista-historica-para-quilombolas-de-sergipe/, acesso em: 13/09/2011)

Aula 4:

Atividade

Dividas os alunos em grupos de 5 e proponha um trabalho em grupo sobre o tema da aula, conforme as instruções abaixo:

  • Faça pesquisa na internet sobre as comunidades de remanescentes quilombolas existentes hoje no Brasil. Pesquise a localização geográfica, a população, a cultura e o modo de subsistência. Cada grupo pode pesquisar sobre uma comunidade. Sugestão de sites de pesquisa: http://negreirosurbanos.blogspot.com/2008/01/os-quilombos-no-brasil-so-realidades.html (acesso em: 13/09/2011) e http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombolas (acesso em: 13/09/2011)
  • O grupo deve fazer uma entrevista via e-mail com a organização “Fundação Cultural Palmares” (http://www.palmares.gov.br/, acesso em: 13/09/2011) sobre como vivem essas comunidades. É também importante coletar informações sobre o preconceito existente na sociedade para com os quilombolas e para toda a comunidade afrodescendente, ou seja, os negros, mulatos e pardos. (Endereço para enviarem o e-mail com as perguntas: acessar site da fundação: http://www.palmares.gov.br/, na página principal clicar em webmail).

 

Sugestão de perguntas para as entrevistas:

1: Como surgiu essa fundação e qual é o seu objetivo?

2: A instituição possui alguma forma de registro para casos de preconceito para com os negros?
 

3: Hoje no Brasil, o preconceito contra os negros é crime. Essa lei tem sido cumprida?

4: Vocês possuem algum projeto de ajuda às comunidades de remanescentes quilombolas?

  • De posse das informações adquiridas na pesquisa e na entrevista, cada grupo deve montar uma apresentação de slides, com duração de 5 minutos. Usar o sistema kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação).
  • Salvar todo o trabalho no pen drive e trazer para a próxima aula.

 

Aula 5:

Apresentação dos trabalhos

         Nessa aula todos os grupos devem apresentar os slides produzidos, um grupo por vez. Ao fim de cada apresentação, o professor pode promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados. Os trabalhos devem ser apresentados no data show.

Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.historiadobrasil.net/escravidao/(acesso em 13/09/2011)

http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/41escrav.htm(acesso em 13/09/2011)

http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/comunidades-quilombolas.htm(acesso em 13/09/2011)

Avaliação

O professor pode adotar  como estratégia de avaliação, a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e dos conteúdos dos trabalhos apresentados, se compreenderam o que são comunidades de remanescentes quilombolas, onde e como eles vivem, além de entenderem que ainda existe hoje no Brasil registros de preconceitos para com os afrodescendentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.