20/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
É preciso que os alunos tenham estudado sobre o período da escravidão no Brasil e abolição dos escravos.
Os alunos utilizarão os laptops UCA conectados a internet como principal recurso da aula. Os demais recursos do laptop a serem utilizados, estão descritos nas aulas.
Aula 1 :
Os Escravos
(Disponível em: http://www.paraty.tur.br/culturasetradicoes/img/Escravos_capoeira.jpg , acesso em: 08 08/09/2011)
(Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/emfoco/emfoco.asp?id=7746, acesso em: 08/09/2011)
(Disponível em: http://tudosobrequintadoscristais.blogspot.com/2008/10/quinta-dos-cristais-e-o-perodo-da.html, acesso em: 08/09/2011)
Aula 2 e 3:
Os Quilombos e as comunidades remanescentes quilombolas
Retome rapidamente com os alunos o que foi estudado na última aula, depois apresente a eles os quilombos e as comunidades formadas por escravos fugitivos. Para isso, projete em data show as informações abaixo:
Os Quilombos
(Disponível em: http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2009/03/quilombos.html, acesso em: 13/09/2011)
(Disponível em: http://danvizi.files.wordpress.com/2010/12/zumbi-dos-palmares-08-11-06.jpg, acesso em: 13/09/2011)
Os Remanescentes quilombolas
Os remanescentes quilombolas são os descendestes de escravos que permaneceram nos quilombos, se tornando uma comunidade organizada que cultiva desde sua formação a cultura e o modo de vida de seus antepassados.
Solicite à turma que acesse o site abaixo e navegue por ele para obter informações sobre as comunidades quilombolas no Brasil.
http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil.html (acesso em 13/09/ 2011)
(Disponível em: http://terradedireitos.org.br/biblioteca/incra-garante-conquista-historica-para-quilombolas-de-sergipe/, acesso em: 13/09/2011)
Aula 4:
Atividade
Dividas os alunos em grupos de 5 e proponha um trabalho em grupo sobre o tema da aula, conforme as instruções abaixo:
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
1: Como surgiu essa fundação e qual é o seu objetivo?
2: A instituição possui alguma forma de registro para casos de preconceito para com os negros?
3: Hoje no Brasil, o preconceito contra os negros é crime. Essa lei tem sido cumprida?
4: Vocês possuem algum projeto de ajuda às comunidades de remanescentes quilombolas?
Aula 5:
Apresentação dos trabalhos
Nessa aula todos os grupos devem apresentar os slides produzidos, um grupo por vez. Ao fim de cada apresentação, o professor pode promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados. Os trabalhos devem ser apresentados no data show.
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.historiadobrasil.net/escravidao/(acesso em 13/09/2011)
http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/41escrav.htm(acesso em 13/09/2011)
http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/comunidades-quilombolas.htm(acesso em 13/09/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação, a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e dos conteúdos dos trabalhos apresentados, se compreenderam o que são comunidades de remanescentes quilombolas, onde e como eles vivem, além de entenderem que ainda existe hoje no Brasil registros de preconceitos para com os afrodescendentes.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!