28/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
É preciso que os alunos possuam conhecimentos básicos sobre a história da descoberta do Brasil.
Utilizaremos o laptop UCA como principal recurso didático, que devem estar conectados à internet. Além da internet, utilizaremos outros recursos do laptop, que estão descritos em cada atividade.
Aula 1
O “descobrimento” do Brasil e os povos indígenas.
(Disponível em: http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/indios-do-brasil.html, acesso em 06 de setembro de 2011).
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uNgbcMQPBAI&feature=related, acesso em: 06 de setembro de 2011)
Aula 2 e 3
Apresente aos alunos algumas das principais tribos do Brasil, como: Caeté, Caiapós, Aimoré, Canela, Carijó, Cinta Larga, Goitacá, Guarani, Ianomâni, Karajá, Tupinambá, Tupiniquim, dentre outras. Eles devem acompanhar a exposição pelo site: http://www.desvendar.com/especiais/indio/tribos.asp (acesso em: 06/09/2011). Nesse site contém informações sobre as principais tribos indígenas brasileiras citadas acima, como a língua, a população, onde está localizada, dentre outras informações importantes.
Existem muitas lendas que fazem parte do nosso cotidiano que são de origem indígena, como a lenda "Mandioca o pão indígena". Peça aos alunos para acessarem o link:http://inspsonline.blogspot.com/2010/04/lenda-da-mandioca.html (acesso em: 20/09/2011) e leia, juntamente com os alunos, o texto que conta a história dessa lenda.
(Disponível em: http://inspsonline.blogspot.com/2010/04/lenda-da-mandioca.html, acesso em: 20/09/2011)
Observação: Caso o professor deseje, ele pode expor mais lendas indígenas, que estão disponíveis no site: http://www.desvendar.com/especiais/indio/lendas.asp, acesso em: 06/09/2011).
Apresente aos alunos a FUNAI e sua função. É importante ressaltar que ela é uma fundação governamental vinculada ao Ministério da Justiça. “É o órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira (...). Tem como objetivo principal promover políticas de desenvolvimento sustentável da população indígena (...). Fiscalização e prevenção de conflitos em terras indígenas”. (Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.html, acesso em 06/09/11).
Atividade:
Produzindo documentários sobre as tribos indígenas
Instruções:
.
Aula 4 e 5 :
Apresentação dos trabalhos
Nessa aula todos devem apresentar os vídeos produzidos, um grupo por vez. Ao fim de cada vídeo, o professor pode promover um debate com a turma sobre os trabalhos apresentados. Os vídeos devem ser apresentados no data show.
Observação: os alunos devem postar os vídeos produzidos no youtube.
(Para saber como postar vídeo, acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/, acesso em: 08/09/11)
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm (acesso em 08/ 11/2011)
http://www.webciencia.com/09_indios.htm (acesso em 08/11/ 2011)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=%C3%ADndios&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0&x=0&y=0#resultado (acesso em 27/09/2011)
http://indioportalprofessor.wordpress.com/(acesso em 27/09/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificar através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a história e linguagem cultural das tribos indígenas brasileiras, trabalhadas nessa aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2011
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE A AULA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL . SUGIRO QUE FICARIA MELHOR COM UMAS ATIVIDADES DE ALTERNATIVAS DE A Á E PARAMLHOR COMPREENSÃO DOS ALUNAS.