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UCA - Concordância verbal e variação linguística

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a regra geral da concordância verbal de acordo com a norma padrão da língua;
  • Verificar, por meio de análise de textos, a função estético-semântica da concordância verbal na construção do texto.
  • Reconhecer o desvio da norma padrão no que diz respeito à concordância verbal como um recurso expressivo para caracterizar determinado grupo social.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura do período simples; termos essenciais, integrantes e acessórios.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens canções e vídeos veiculados na internet.

 

Aula 01 (50 minutos)

 Concordância verbal se define pela adaptação em gênero e número estabelecida entre o verbo e o sujeito

Imagem disponível em:

http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm

 A concordância verbal – tema desta aula – liga-se a princípios lógicos que regem a língua e o pensamento humano. Concordar adequadamente o verbo   com o sujeito, por exemplo, pode tornar o texto mais preciso, sem ambigüidades. O desvio da norma- padrão no que diz respeito à concordância verbal  pode ser uma fonte de recursos expressivos para caracterizar um determinado grupo social.

 

Atividades

I – O professor deverá solicitar que os alunos, em dupla, acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre concordância verbal.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=4fRA8SHUou0 

II- Os deverão assistir ao vídeo com atenção para  responder às questões do roteiro abaixo.

  Roteiro:

a.  Apresente exemplos  para a regra geral de concordância verbal:

 O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

b. A posição do sujeito composto é importante para definir  a concordância verbal. Dependendo da posição antes ou depois do verbo mudam-se os procedimentos.

Explique por meio dos exemplos abaixo os procedimentos utilizados quando o sujeito composto  vier antes  e/ou depois do verbo

O pai e filho amavam esportes.

Amava esportes o pai e o filho.

Amavam esportes o pai e o filho.

 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I – O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo da canção “Fora de si” de Arnaldo Antunes.

Fora De Si

Arnaldo Antunes

 arnaldoantunes

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/-x4vOzF7JklY/TfV2wefjQnI/AAAAAAAAALA/fNIEKzkFbV8/s1600/1187242040_arnaldoantunes2.jpg

Eu fico louco
eu fico fora de si
eu fica assim
eu fica fora de mim

eu fico um pouco
depois eu saio daqui
eu vai embora
eu fico fora de si

eu fico oco
eu fica bem assim
eu fico sem ninguém em mim

Letra e video disponíveis respectivamente em:

http://www.youtube.com/watch?v=-CtmNxGvgoQ

http://www.youtube.com/watch?v=-CtmNxGvgoQ

 

II – Após ouvirem a canção, os alunos deverão responder, em dupla, às questões propostas:

1.  Observe o título da canção: “Fora de si”

De acordo com a regra geral de concordância verbal, quem fica fora de si? Qual o pronome adequado para a função de sujeito, “eu” ou “ele”?

2.  Identifique, na primeira estrofe  da canção:

a. um exemplo de concordância verbal de acordo com a regra geral.

b. um exemplo de desvio de concordância verbal, de acordo com a norma padrão.

3. No segundo verso da primeira estrofe, retoma-se o título:

Eu fico fico fora de si

 

Quais as hipóteses possíveis para esse desvio da norma culta?

(   ) O eu-lírico está perdendo  a sanidade, começando a enlouquecer.

(   ) O autor do texto desconhece as regras de concordância verbal.

 

4. “ No terceiro verso:

Eu fica fora de mim

O pronome oblíquo remete ao sujeito –eu. No entanto, a concordância do verbo ficar não é considerada – eu fica.

Pode-se dizer que há, nesse caso, um movimento de afirmação  e  de transgressão  da própria integridade do eu-lírico, manifestada  na organização sintática. Comente.

5.   A  oração“eu fico fora de si” – na canção, pode ser considerada como um desvio gramatical ou um recurso expressivo de grande potencialidade? Justifique.

6. Identifique no segundo e terceiro versos da canção, outros casos que,  desconsiderada a questão expressiva,  podem ser tomados como desvios da norma padrão.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I- Em grupo, os alunos deverão acessar a pagina seguinte para assistirem ao vídeo com a música “Nóis trupica mais num cai”  na voz da dupla Rick e Renner.CD Nóis Tropica Mas Não Cai

Disponível em:

http://www.submarino.com.br/produto/2/727318/nois+tropica+mas+nao+cai

Nois Tropica Mais Não Cai

Rick e Renner

Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)

Tem gente que não
Pode beber da boa
No primeiro gole
Tá caindo à tôa...

Tem gente que não
Pode beber nada
No segundo gole
Tá beijando a escada...

Tem gente que não
Pode beber vinho
Na primeira taça
Já está tontinho
Tem gente que não pode
Com rabo de galo
Que acaba mamado
Mijando ralo...

Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)

Tem gente que não
Pode beber tequila
Logo bate o sono
E o cabra cochila
Não pode beber
Nenhum aguardente
Se vai conversar
Tá cuspindo na gente...

Tem gente que não
Bebe uísque com gelo
Que bebe cowboy que
Até incha o joelho
Gente que não pode
Beber uma cerveja
Começa chorar
Debruçado na mesa...

Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)

Tem gente que não
Bebe cachaça pura
Açúcar e limão
Bota gelo e mistura
Aí chama isso
De caipirinha
E arrota azedo
A noite inteirinha...

Tem gente que quando
Não acha cachaça
Bebe qualquer coisa
E a vontade não passa
A bebida tá
Te deixando com sono
Cuidado que "U" de bebum
Não tem dono...

Nóis Trupica Mais Não Cai
Pode botar fé
Que desse jeito vai...(4x)

Letra e v ídeo disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/rick-e-renner/134019/

http://www.youtube.com/watch?v=CyRJPZvVPwE

 

II – Após a audição da música, o professor deverá propor aos alunos  as questões seguintes.

1. O  tipo de linguagem deve ser adequado ao  público alvo.  Qual é o público alvo  da música “Nóis trupica mais não cai” .

Considerando  o público interlocutor dessa canção,  a  linguagem utilizada está adequada?

2. A que se refere o pronome "nós" da expressão  “Nóis trupica mais não cai” ?

3. Um dos recursos para caracterizar personagens que usam variedades da língua pouco prestigiadas é o desvio  de concordância verbal. Identifique na canção ocorrências  desse tipo de desvio.

4. Discuta com seus colegas e responda:

Os desvios de concordância verbal na canção “Nóis trupica mais não cai” podem  ser considerados recursos expressivos para marcar as diferenças sociais? Justifique sua resposta.

 

III- Os alunos deverão montar uma síntese do que foi estudado sobre concordância verbal e variedade linguística para ser apresentada no K-presenter.

 

 

 

 

Recursos Complementares

1. O professor poderá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre  os  casos específicos  de concordância verbal, acessando as páginas:

http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm

2. Para ampliar os conhecimentos sobre variação linguística, os alunos poderão assistir ao vídeo seguinte:

Variação Linguística

http://www.youtube.com/watch?v=_Y1-ibJcXW0

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – Concordância verbal e variação linguística. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber o emprego dos desvios de concordância verbal como um recurso expressivo para caracterizar personagens que usam variedades da língua pouco prestigiadas socialmente.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • leila maria gonçalves, Escola Municipal Margarida Trindade de Deus , Rio de Janeiro - disse:
    leiladobrasil@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Amada colega vc foi bem objetiva no tema sobre concordãncia verbal e variações linguística. Obrigada vc me ajudou muito, continuarei a minha pesquisa bj.


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