Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A relação direta entre as questões energéticas e as relações geopolíticas mundiais - UCA

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as principais fontes de energia mundial.

- Conhecer a localização mundal da produção e do consumo de energia.

- Compreender como o setor energético influencia na economia e na geopolítica dos países.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos acerca das principais fontes de energia renováveis e não renováveis, suas vantagens e desvantagens para o meio ambiente. 

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezada(o) Professor(a);

- Instigue a curiosidade dos alunos para compreenderem as questões geopolíticas relacionadas à produção e consumo de energia mundial. Inicie a discussão sobre a temática fazendo questionamentos aos alunos, propiciando oportunidade de reflexões que os auxiliem a construírem conhecimentos significativos sobre a temática em discussão.

 hh  

Atividade 01

As principais fontes de energia

PASSO A PASSO 

- Inicie as reflexões com os alunos questionando:

  • Quais são as principais fontes de energia utilizadas atualmente?

- Auxilie-os a recordarem que todo tipo de trabalho realizado depende de energia, seja ela física (humana ou animal) ou produzida por outras fontes. Porém, que as transformações observadas ao longo da história foram seguidas de uma exigência progressiva de energia.

- Apresente a figura, a seguir, ilustrando os principais recursos energéticos que podem ser utilizados na produção de energia.

   

Os recursos energéticos que se podem utilizar para a produção de energia. Disponível em: <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/recursosenergeticos.htm >. Acesso em 11/09/2011

- Após os alunos observarem a gravura anterior, apresente o gráfico a seguir para mostrar quais são as principais fontes de energia utilizadas no mundo em que vivemos.

 
Fonte: IEA - International Energy Agency - Key World Energy Statistics, 2004 Edition.  

Disponível em: <http://natureza-naturezam3.blogspot.com/2010/11/fontes-de-energia.html>. Acesso em: 11/09/2011.

- Pergunte aos alunos:

  • De acordo com o gráfico, quais as três principais fontes de energia mundial?
  • Quais das fontes de energia mostradas no gráfico podem ser classificadas como renováveis e não renováveis? Explique a diferença entre elas.

- Permita que os alunos expressem suas compreensões e, se necessário, esclareça suas possíveis dúvidas, reforçando a ideia de que a maior parte da energia produzida no mundo provém dos recursos não renováveis: carvão, petróleo e gás natural.

- Solicite aos alunos que façam um quadro síntese, classificando os recursos renováveis destacados, suas vantagens e desvantagens, bem como sua classificação em renovável ou não. 

Síntese de algumas energias

 

Recurso

Energia

Vantagens

Desvantagens

Classificação

Carvão

Termoelétrica

 

 

 

Petróleo

Termoelétrica

   

 

Gás Natural

Térmica

   

 

Urânio

Energia nuclear

   

 

Água

Hidroelétrica

   

 

Vento

Eólica

   

 

Sol

Solar

   

 

Marés

Marés

   

 

Biomassa

Biogás

   

 

Calor da Terra

Geotérmica

   

 

 

- Peça aos alunos que registrem suas compreensões em um arquivo no editor de textos KWord.

 

Atividade 02

Localização mundial da produção e do consumo de energia

PASSO A PASSO 

- Solicite aos alunos para se organizarem em pequenos grupos. Apresente o mapa a seguir e pergunte aos grupos:

Localização das principais fontes de energia do Mundo.

Disponível em: <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/recursosenergeticos.htm>. Acesso em: 11/09/2011.

 

  • Onde se localizam as principais fontes de energia do mundo?

- Permita que os grupos façam suas observações e, a partir de suas respostas, auxilie-os a compreender que a procura de energia cresceu acentuadamente nos últimos anos. Ressalte que o consumo de energia está intimamente relacionado com a qualidade de vida do país. Apresente  a ilustração, a seguir, e questione-os:

Distribuição mundial do consumo energético a partir do petróleo, carvão e gás natural.

 

  • Em quais países o consumo de energia é maior? Por quê?

 - Aguarde até que os grupos façam suas observações e expressem suas compreensões. Oriente os alunos para fazerem uma leitura das imagens, evidenciando a localização dos países produtores e consumidores de energia, sua condição de desenvolvimento ou de subdesenvolvimento, destacando que em países desenvolvidos o consumo é maior devido ao índice de industrialização e o nível de consumo residencial em aparelhos domésticos.

- Peça aos alunos que registrem suas compreensões em um arquivo no editor de textos KWord.

 

Atividade 03

O setor energético e sua influência na economia e na geopolítica dos países

PASSO A PASSO 

- Discuta com os alunos que o setor energético está diretamente inserido na geopolítica e economia de um país. Por que isso acontece? Questione:

  • Por que o setor energético é considerado estratégico em vários países do mundo?
  • A partir de 1930 começaram a surgir várias empresas petrolíferas estatais em diversos países do mundo. Por que isso aconteceu?
  • Qual a importância do setor energético para a economia de um país?
  •  O que significa a sigla OPEP e quais países a compõem?
  • Como as fontes renováveis de energia podem contribuir para reduzir a pobreza nos países em desenvolvimento?

hhh  

- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos e revistas de Geografia, buscando explicar  as questões anteriores.

 - Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

- Esclareça as possíveis dúvidas dos alunos em relação à temática e ressalte que a estrutura energética está presente em todo o nosso cotidiano. Qualquer colapso (aumento de custos ou problemas na produção) afeta as atividades desenvolvidas no país (a produção industrial, os sistemas de transportes, de segurança, de saúde, de educação, lazer, comércio, agricultura, dentre outros). 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo do processo de industrialização e os usos das fontes energéticas ao longo do tempo; em Química e Física realizar discussões acerca das vantagens e desvantagens da energia nuclear e outras fontes de energia alternativas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

 Ministério de Minas e Energia. Disponível em <http://www.mme.gov.br/>. Acesso em 18/09/2011.  

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em <http://www.anp.gov.br/>. Acesso em 18/09/2011. 

Agência Internacional de Energia. Disponível em <http://www.iea.org/>. Acesso em 18/09/2011. Página em inglês, pode ser traduzida pelo tradutor do google).

Petrobras. Disponível em <http://www.petrobras.com.br/pt/>. Acesso em 18/19/2011. 

UOL Educação:

<http://educacao.uol.com.br/geografia/biodisiel.jhtm>, Acesso em 18/19/2011. 

<http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u392.jhtm>, Acesso em 18/19/2011. 

<http://educacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica.jhtm>, Acesso em 18/19/2011. 

Portal Energia: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis, Acesso em 18/19/2011. 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.