19/09/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Compreender as diferenças entre agrotóxicos e inseticidas.
Identificar os principais problemas que o uso constante de agrotóxicos e inseticidas pode provocar à saúde humana.
Dimensionar a importância do uso consciente de agrotóxicos e inseticidas.
Conhecimentos básicos sobre os agrotóxicos e inseticidas na agricultura e na alimentação humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 encontram-se disponíveis.
Vídeo 1 – Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MameRbBzRE0 acesso feito dia 16/09/2011
Vídeo 2 - Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11192 acesso feito dia 16/09/2011
OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1- Por que o Brasil é campeão no uso do agrotóxico?
2- Por que a utilização de agrotóxicos falsificados é comum?
3- O Vídeo 1 demonstra que cada brasileiro consome, direta ou indiretamente, 5 litros de agrotóxico por ano. O que você achou a respeito desse dado?
4- O que você achou sobre a forma de aplicação de agrotóxicos mostrada no Vídeo 2?
5- Na sua opinião, a proteção que o motorista do Vídeo 2 está usando é suficiente?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre agrotóxicos.
Os sites abaixo podem ser indicados pelo/a professor/a para a realização desse levantamento.
http://www.radioagencianp.com.br/9569-Os-modelos-agricolas-em-disputa
http://www.radioagencianp.com.br/9570-O-papel-das-grandes-empresas-no-mercado-dos-agrotoxicos
http://www.radioagencianp.com.br/9574-Impactos-dos-agrotoxicos-na-saude-dos-trabalhadores-do-campo
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/vene5.htm
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre agrotóxicos, buscando, mais especificamente, responder às seguintes questões:
a) O que agrotóxico?
b) Por que no Brasil o uso de agrotóxico é indiscriminado?
c) Qual a influência do uso de agrotóxico para os trabalhadores rurais?
d) Quais cuidados básicos os trabalhadores rurais precisam ter para não serem contaminados por agrotóxicos?
e) Quais culturas agrícolas mais consomem agrotóxicos no Brasil?
f) Por que os produtores rurais se tornaram reféns das empresas de produtos de agrotóxicos?
g) Por que no Estado do Ceará os fabricantes de agrotóxicos são isentos de pagar impostos? Quem acaba pagando por todos esses impostos?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir os/as alunos/as em duplas e orientá-los/as a, usando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Inseticidas
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseticida acesso feito dia 16/09/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – O que é um inseticida? Para que serve?
2 – Quando tiveram início as dedetizações domésticas? Explique.
3 – Qual o motivo do desenvolvimento de novos inseticidas?
4 – Quais são as diferentes técnica de dedetização? Explique.
5 – Quais são os perigos dos inseticidas para a natureza?
6 – Quais os perigos do uso de inseticidas para a saúde humana?
7 – Quais cuidados devem ser tomados na utilização dos inseticidas?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a História em Quadrinhos 1 e o Texto 2, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura da História em Quadrinhos 1 e outro/a aluno/a do Texto 2.
http://chaodeestrelascassilandia.blogspot.com/2011/08/tirinha-leitura-e-interpretacao.html
TEXTO 2: Intoxicação por inseticidas em animais
Fonte: http://petcare.com.br/blog/intoxicacao-por-inseticidas-em-animais/ acesso feito dia 16/09/2011
Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da História em Quadrinho 1 e do Texto 2. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – O que mais chamou sua atenção durante as leituras?
2 – Na sua opinião, somente os animais estão vulneráveis à intoxicação por inseticidas?
3 – Na sua casa, onde ficam guardados os inseticidas?
4 – Você sabia da importância de levar o recipiente do inseticida ao hospital veterinário para um animal ser atendido em caso de ingestão?
Durante o debate, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1 devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
EXPERIMENTO 1 - Água na natureza
Nome | Tipo |
---|---|
Aplicação de agrotóxicos na área urbana de Paiçandú | Vídeo |
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? | Experimento prático |
Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/BananaJuazeiro/agrotoxicos.htm acesso feito dia 16/09/2011
Fonte: http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2008/uso-de-plantas-para-producao-de-inseticidas-naturais-2 acesso feito dia 16 /09/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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