19/09/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Definir as principais particularidades dos alimentos transgênicos.
Identificar as principais vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos.
Dimensionar a importância de se discutir a questão dos alimentos transgênicos no país.
Conhecimentos básicos sobre alimentos transgênicos.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: O quesão os transgênicos?
Fonte:http://www.esplar.org.br/publicacoes/trasngenicos.htm acesso feito dia 16/09/2011
TEXTO 2: Vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos
Fonte: http://www.websitesaude.kit.net/transgenicos.htm acesso feito dia 16/09/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1- O que são alimentos transgênicos?Explique.
2- O que a sigla OGM tem a ver com os alimentos transgênicos?
3- O que é biotecnologia?
4- Quais são as vantagens de se consumir alimentos transgênicos?
5- Quais são as desvantagens de consumir alimentos transgênicos?
6- Quais países são os maiores produtores de alimentos transgênicos?
7- O que são sementes transgênicas?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.
Vídeo 1 – Alimentos Transgênicos
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_yLDbDnmLt8&feature=fvst acesso feito dia 16/09/2011
Vídeo 2 – Alimentos Transgênicos
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=W4sXVw7DTgg&feature=related acesso feito dia 16/09/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluindo a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1- Como os transgênicos entraram no Brasil?
2- Por que o governo brasileiro cedeu aos agricultores?
3- Quando foi aprovada a lei de biossegurança?
4- Qual é a função e a organização da CNTBio?
5- Quantas variedades de milho, soja e algodão geneticamente modificados existem no Brasil?
6- O que ocorre com os organismos geneticamente modificados após a fase laboratorial?
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a História em Quadrinhos 1 e as Charges 1 e 2, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura da História em Quadrinhos 1 e outro/a das Charges 1 e 2.
História em Quadrinhos 1
http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/muito-prazer-meu-nome-e-dna
Charge 1
http://www.ivoviuauva.com.br/joao-e-o-pe-de-feijao/
Charge 2
http://pensareco.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da História em Quadrinhos 1 e das Charges 1 e 2. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
1. Qual a sua opinião em relação aos alimentos transgênicos?
2. O que mais chamou sua atenção durante as leituras?
Nessa quarta atividade da aula, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a se dividirem em grupos de 4 integrantes e a acessarem a internetutilizando o softwareMozilla Firefox para realizar um levantamento de informações sobre transgênicos. Para tanto, os sitesabaixo podem ser indicados.
http://www.clickescolar.com.br/o-espaco-agrario-dos-paises-ricos.htm
http://www.provafinal.net/saude/alimentos-transgenicos/
http://www.comciencia.br/reportagens/genetico/gen05.shtml
http://pensareco.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/transgenicos.html
http://www.faccar.com.br/eventos/enince/2002/html/013.htm
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/
Mais especificamente, os grupos deverão buscar informações capazes de responder às seguintes perguntas:
a) Existem estudos sobre os efeitos negativos dos alimentos transgênicos?
b) Como é a aceitação dos OGMs por parte dos consumidores?
c) O que diz a legislação a respeito dos transgênicos?
d) O que diz a comunidade cientifica a respeito dos alimentos transgênicos?
e) A utilização da engenharia genética na agricultura é justificável em relação ao aumento da população mundial?
Com o término da pesquisa, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Desvendando os Organismos Transgênicos
Autor: Ferreira, Heline Sivini
Editora: FORENSE UNIVERSITÁRIA
Transgênicos, Recursos Genéticos e Segurança Alimentar - O que Está em Jogo nos Debates ?
Autor: Pessanha, Lavínia; Wilkinson, John
Editora: Autores Associados
Alimentos Transgênicos - Coleção Nosso Ambiente
Autor: DCL
Editora: DCL DIFUSAO CULTURAL
Lei de Biossegurança - Lei Nº 11.105, de 24.3.2005 - Clonagem e Transgênicos
Autor: Vieira, Jair Lot
Editora: Edipro
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!