Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo mais sobre os alimentos transgênicos - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir as principais particularidades dos alimentos transgênicos.

Identificar as principais vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos.

Dimensionar a importância de se discutir a questão dos alimentos transgênicos no país.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre alimentos transgênicos.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade:aprendendo sobre os transgênicos

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: O quesão os transgênicos?
Fonte:http://www.esplar.org.br/publicacoes/trasngenicos.htm acesso feito dia 16/09/2011

TEXTO 2: Vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos
Fonte:  http://www.websitesaude.kit.net/transgenicos.htm    acesso feito dia 16/09/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1-     O que são alimentos transgênicos?Explique.

2-     O que a sigla OGM tem a ver com os alimentos transgênicos?

3-     O que é biotecnologia?

4-     Quais são as vantagens de se consumir alimentos transgênicos?

5-     Quais são as desvantagens de consumir alimentos transgênicos?

6-     Quais países são os maiores produtores de alimentos transgênicos?

7-     O que são sementes transgênicas?

2ª atividade: aprendendo mais sobre os alimentos transgênicos

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Alimentos Transgênicos

alimentos transgênicos

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_yLDbDnmLt8&feature=fvst acesso feito dia 16/09/2011

Vídeo 2 – Alimentos Transgênicos

alimentos transgênicos

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=W4sXVw7DTgg&feature=related acesso feito dia 16/09/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1-     Como os transgênicos entraram no Brasil?

2-     Por que o governo brasileiro cedeu aos agricultores?

3-     Quando foi aprovada a lei de biossegurança?

4-     Qual é a função e a organização da CNTBio?

5-     Quantas variedades de milho, soja e algodão geneticamente modificados existem no Brasil?

6-     O que ocorre com os organismos geneticamente modificados após a fase laboratorial?

3ª atividade: sensibilização

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a História em Quadrinhos 1 e as Charges 1 e 2, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura da História em Quadrinhos 1 e outro/a das Charges 1 e 2.

História em Quadrinhos 1

alimentos transgênicos

http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/muito-prazer-meu-nome-e-dna

 

Charge 1

alimentos transgênicos

http://www.ivoviuauva.com.br/joao-e-o-pe-de-feijao/

 

Charge 2

alimentos transgênicos

http://pensareco.blogspot.com/2009_08_01_archive.html

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da História em Quadrinhos 1 e das Charges 1 e 2. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1. Qual a sua opinião em relação aos alimentos transgênicos?

2. O que mais chamou sua atenção durante as leituras?

4ª atividade – navegando no conhecimento

atividades

Nessa quarta atividade da aula, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a se dividirem em grupos de 4 integrantes e a acessarem a internetutilizando o softwareMozilla Firefox para realizar um levantamento de informações sobre transgênicos. Para tanto, os sitesabaixo podem ser indicados.

http://www.clickescolar.com.br/o-espaco-agrario-dos-paises-ricos.htm

http://www.provafinal.net/saude/alimentos-transgenicos/

http://www.comciencia.br/reportagens/genetico/gen05.shtml

http://pensareco.blogspot.com/2009_08_01_archive.html

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/transgenicos.html

http://www.faccar.com.br/eventos/enince/2002/html/013.htm

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/

Mais especificamente, os grupos deverão buscar informações capazes de responder às seguintes perguntas:

a)      Existem estudos sobre os efeitos negativos dos alimentos transgênicos?

b)      Como é a aceitação dos OGMs por parte dos consumidores?

c)      O que diz a legislação a respeito dos transgênicos?

d)      O que diz a comunidade cientifica a respeito dos alimentos transgênicos?

e)      A utilização da engenharia genética na agricultura é justificável em relação ao aumento da população mundial?

Com o término da pesquisa, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Recursos Complementares

Desvendando os Organismos Transgênicos
   Autor: Ferreira, Heline Sivini
   Editora: FORENSE UNIVERSITÁRIA

Transgênicos, Recursos Genéticos e Segurança Alimentar - O que Está em Jogo nos Debates ?
   Autor: Pessanha, Lavínia; Wilkinson, John
   Editora: Autores Associados

Alimentos Transgênicos - Coleção Nosso Ambiente
   Autor: DCL
   Editora: DCL DIFUSAO CULTURAL

Lei de Biossegurança - Lei Nº 11.105, de 24.3.2005 - Clonagem e Transgênicos
   Autor: Vieira, Jair Lot
   Editora: Edipro

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.