Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR PARA INSTIGAR A APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS? (UCA)

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar os animais presentes na história;
  • Classificar os animais da história segundo a sua espécie (peixes, mamíferos, vertebrados) de acordo com suas hipóteses;

  • Compreender as diferentes características dos animais da história;

  • Confrontar as hipóteses levantadas com o conhecimento científico;

  • Representar por meio de desenhos os animais da história;

  • Sistematizar por meio de um texto coletivo ou relatório o que aprenderam sobre os animais da história.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, o tema “animais”, desperta muito interesse nas crianças do Ensino Fundamental Inicial, devido à faixa etária. Aproveite esta motivação e resgate os conhecimentos prévios que eles possuem sobre o tema, isto vai gerar muita participação. Além disso, é importante que os alunos conheçam recursos do Classmate como: o Mozilla Firefox, o KWord, o WxCam e o  KRecord.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Professor,  a contação de histórias é uma forma de trabalhar os mais diversos temas de forma lúdica e prazerosa. A partir dela e do grande interesse que ela traz você poderá incentivar a curiosidade sobre o tema que gostaria de trabalhar, além de contextualizar as atividades de leitura e escrita que irá propor.

-Aula interativa: resgatando conhecimentos.

-Que animal você conhece?

.

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

CONTANDO A HISTÓRIA E INTRODUZINDO O TEMA

Inicie este momento conversando com os alunos, dizendo que trouxe uma história bem legal, de um lugar que muitos conhecem, mas talvez não do jeito da história.

Para isso, a sugestão é o livro “Que Quintal”, de Laís Corrêa de Araújo.

 

Que quinta

Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/quequintalrhj,product,LV249287,3430.asp

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

A GALINHA FAZ CO-CÓ-CÓ,

O CACHORRO FAZ AU-AU.

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

A VAQUINHA FAZ MUUU,

O GATINHO FAZ MIAU.

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

O PATINHO FAZ QUÁ-QUÁ,

O PAPAGAIO FAZ IGUAL.

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

CAIU UM MAMÃO NO CHÃO,

CAIU E FEZ UM TCHIMBAU...

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

O NENÉM FAZ NHÉ-NHÉ-NHÉ,

O NENÉM PEDE MINGAU.

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

A MARIA BATE, BATE

E BOTA ROUPA NO VARAL.

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

O JOÃO QUE CORTA LENHA,

É O JOÃO QUE QUEBRA PAU...

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

CHAP, CHAP, BATE O VENTO,

NAS FOLHAS DO MILHARAL.

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

TUDO SE MEXE E REMEXE,

PARECE ATÉ CARNAVAL!

 

OLHA SÓ QUANTO BARULHO

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL:

VIU? COISA BOA É UMA CASA

QUE TEM PLANTA E ANIMAL...

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

Após a contação, questione os alunos:

- Onde se passa esta história?

- Que bichos moravam neste quintal?

- Existiam pessoas neste quintal?

-Este quintal é como o seu?

Liste os animais falados pelos alunos na lousa.

Ao final, imprima a história para os alunos e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa e ilustrem.

 

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Para ampliar as questões sobre os animais que vivem nos quintais, trabalhar com a literatura e incentivar as crianças a realizarem tentativas de escrita, a sugestão é utilizar um livro apenas de imagens, para que os alunos criem uma história a partir delas e possam registrar por meio da produção textual, escrita. Estes momentos são fundamentais para estimular o avanço nas hipóteses da escrita para aquelas crianças que ainda estão no processo de construção e para aquelas que já produzem textos, possibilita a organização de ideias e o aprimoramento da escrita com coesão e coerência.

O livro “Quer conhecer meu quintal”, de Marco Miranda, que possui apenas gravuras, é  a sugestão para este momento:

Quer conhecer meu quintal

Esta história, está disponível para impressão em: https://picasaweb.google.com/marcoeclaudia/IlustracoesDoLivroQuerConhecerMeuQuintalDeMarcoMirandaFrancoEditora#5361074959700659986

Para isso, utilize o seu laptop, por meio do  Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].

 

Imprima uma página do livro para cada aluno. Entretanto, como são apenas dez (10) páginas, estas poderão se repetir. Dessa forma, poderão realizar suas tentativas de escrita.

 

3º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

SOCIALIZANDO AS PRODUÇÕES

Para valorizar a produção de texto dos alunos e partilhar o que foi produzido até o momento, a sugestão é colocá-los em roda e solicitar que mostrem e/ou leiam as histórias que produziram. Depois, coletivamente, monte a história final, aproveitando o que eles mais gostaram em cada parte da história.

Depois, solicite que os alunos troquem suas páginas entre si, para que um amigo possa fazer a apreciação. Para isso, organize-os, oportunizando que um aluno que possui mais facilidade esteja com aquele que possua menos facilidade.

Atividades de casa

Após este trabalho inicial com o tema animais, solicite que investiguem e fotografem: “os animais do meu quintal”.

Os alunos da zona rural poderão relatar os animais da fazenda e os que vivem em apartamentos, poderão relatar o que encontraram na área comum do prédio ou do quintal de algum familiar.

Para isso, solicite que utilizem seus netbooks.

Solicite que criem um pequeno relatório utilizando o KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]

E fotografem utilizando o WxCam:[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

 

4º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

COMPARANDO OS QUINTAIS

Inicie este momento utilizando a produção de texto dos alunos e socializando-as com os alunos. Solicite que cada aluno leia o seu relatório e possibilite que os demais visualizem as fotos. Para isso, é interessante que estejam em rodinha, para facilitar a escuta e visualização.

Posteriormente, faça novamente uma lista com os animais citados nas tarefas de casa.

Por fim, retome a lista anterior, criando assim um quadro comparativo entre os animais presentes no livro e os animais presentes no nosso quintal.

EXEMPLO

LIVRO: QUE QUINTAL!

NOSSOS QUINTAIS

CACHORRO

JOANINHA

VACA

LAGARTO

PAPAGAIO

FORMIGA

GALINHA

BORBOLETA

Depois, questione:

- Por que será que não são os mesmos animais?

- O que mais estes quintais têm de diferentes?

- Onde vocês acreditam que fica a casa que possui este quintal?

- Em qual lugar vocês acreditam que é melhor de morar?

-Dentre outros.

Finalize este momento conversando com os alunos que antigamente, nos tempos do vovô e da vovó, as casas possuíam quintais maiores, com mais animais, plantas e lugar para brincar. Agora, quem mora em cidades maiores, com o aumento da população, estes espaços têm diminuído ou quase deixaram de existir.

Depois de explorar esta relação temporal, solicite que entrevistem um familiar para saber como eram os quintais no tempo de sua infância.

Para isso, é necessário que tenham um roteiro de entrevista previamente elaborado. Veja uma sugestão a seguir:

Atividades de casa

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

uca- atividades

NOME:

IDADE:

PARENTESCO:

QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA, SUA CASA TINHA UM QUINTAL?

DE QUE TAMANHO ERA ESTE QUINTAL?

LÁ HAVIA BICHOS E PLANTAS?

VOCÊ BRINCAVA NO QUINTAL? DE QUE BRINCADEIRAS?

VOCÊ POSSUI ALGUMA FOTO DESTE ESPAÇO?

COMO VOCÊ ACREDITA QUE AS CASAS DE HOJE DEVERIAM SER, COM OU SEM QUINTAL?

Para isso, utilize o KRecord:  [Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som]

 

5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

CLASSIFICANDO OS ANIMAIS

Professor, instigue seus alunos a pensarem nos animais já trabalhados de forma que percebam algumas semelhanças e/ou diferenças entre eles, como tamanho, por exemplo. Isto poderá acontecer a partir de questionamentos como:

-Que animais trabalhados vocês conhecem?

-Como são (características) e onde vivem estes animais?

-Como eles se reproduzem?

- Qual o tamanho deles?

- Por que estes animais são importantes para nós?

Após esta sondagem inicial, solicite que, utilizando seus netbooks, com auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet]. Pesquisem na internet, as características e curiosidades sobre os animais citados nas aulas. Para isso, primeiramente, divida os alunos conforme a quantidade de animais e organize qual animal cada aluno ou grupo pesquisará.

Por se tratar de pesquisa, não há possibilidade de prever os sítios a serem utilizados, mas segue algumas sugestões:

http://www.animalguiaweb.com.br/artigos/art_criancas.asp

http://www.brasilescola.com/animais/

http://www.slideshare.net/guest95dd02/animais-e-suas-caractersticas

http://www.slideshare.net/tejinha/trabalho-animais-1

http://escolakids.uol.com.br/utilidades-dos-animais.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o

http://www.slideshare.net/apgoretti/animais-diferenas-e-semelhanas

 

6º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

CLASSIFICANDO OS ANIMAIS

Professor, para enriquecer seu trabalho, solicite que organizem suas pesquisas e conhecimentos construídos em um quadro síntese, que evidenciará as principais características do animal que o aluno pesquisou.

VEJA UM EXEMPLO:

Animal: Cachorro

 

QUANTIDADE DE PATAS

 

4

QUADRÚPEDE

CLASSE

 

MAMÍFERO

CURIOSIDADE

ASSIM COMO O SER HUMANO, TAMBÉM É VÍTIMA DE DOENÇAS COMO O RESFRIADO, A DEPRESSÃO E O MAL DE ALZHEIMER, BEM COMO DAS CARACTERÍSTICAS DO ENVELHECIMENTO, COMO PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO, ARTRITE E MUDANÇAS DE HUMOR.

ALIMENTAÇÃO

 

ONÍVOROS

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o

Por fim, imprima todas as pesquisas e monte um painel na sala onde possam ser visualizadas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é com o auxílio da avaliação que devemos verificar se alcançamos o que nos propusemos. Observe assim, se as atividades instigaram os alunos na busca de novos conhecimentos, possibilitando a construção de conhecimentos relativos ao tema animais. Além disso, se as atividades desenvolvidas foram entendidas em seus múltiplos aspectos e disciplinas e se contribuíram no processo de alfabetização dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.