19/09/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Classificar os animais da história segundo a sua espécie (peixes, mamíferos, vertebrados) de acordo com suas hipóteses;
Compreender as diferentes características dos animais da história;
Confrontar as hipóteses levantadas com o conhecimento científico;
Representar por meio de desenhos os animais da história;
Sistematizar por meio de um texto coletivo ou relatório o que aprenderam sobre os animais da história.
Professor, o tema “animais”, desperta muito interesse nas crianças do Ensino Fundamental Inicial, devido à faixa etária. Aproveite esta motivação e resgate os conhecimentos prévios que eles possuem sobre o tema, isto vai gerar muita participação. Além disso, é importante que os alunos conheçam recursos do Classmate como: o Mozilla Firefox, o KWord, o WxCam e o KRecord.
Professor, a contação de histórias é uma forma de trabalhar os mais diversos temas de forma lúdica e prazerosa. A partir dela e do grande interesse que ela traz você poderá incentivar a curiosidade sobre o tema que gostaria de trabalhar, além de contextualizar as atividades de leitura e escrita que irá propor.
-Aula interativa: resgatando conhecimentos.
-Que animal você conhece?
.
Inicie este momento conversando com os alunos, dizendo que trouxe uma história bem legal, de um lugar que muitos conhecem, mas talvez não do jeito da história.
Para isso, a sugestão é o livro “Que Quintal”, de Laís Corrêa de Araújo.
Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/quequintalrhj,product,LV249287,3430.asp
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: A GALINHA FAZ CO-CÓ-CÓ, O CACHORRO FAZ AU-AU.
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: A VAQUINHA FAZ MUUU, O GATINHO FAZ MIAU.
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: O PATINHO FAZ QUÁ-QUÁ, O PAPAGAIO FAZ IGUAL.
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: CAIU UM MAMÃO NO CHÃO, CAIU E FEZ UM TCHIMBAU...
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: O NENÉM FAZ NHÉ-NHÉ-NHÉ, O NENÉM PEDE MINGAU.
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: A MARIA BATE, BATE E BOTA ROUPA NO VARAL. OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: O JOÃO QUE CORTA LENHA, É O JOÃO QUE QUEBRA PAU...
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: CHAP, CHAP, BATE O VENTO, NAS FOLHAS DO MILHARAL.
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: TUDO SE MEXE E REMEXE, PARECE ATÉ CARNAVAL!
OLHA SÓ QUANTO BARULHO LÁ NO FUNDO DO QUINTAL: VIU? COISA BOA É UMA CASA QUE TEM PLANTA E ANIMAL...
|
Fonte: Acervo da autora
Após a contação, questione os alunos:
- Onde se passa esta história?
- Que bichos moravam neste quintal?
- Existiam pessoas neste quintal?
-Este quintal é como o seu?
Liste os animais falados pelos alunos na lousa.
Ao final, imprima a história para os alunos e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa e ilustrem.
Para ampliar as questões sobre os animais que vivem nos quintais, trabalhar com a literatura e incentivar as crianças a realizarem tentativas de escrita, a sugestão é utilizar um livro apenas de imagens, para que os alunos criem uma história a partir delas e possam registrar por meio da produção textual, escrita. Estes momentos são fundamentais para estimular o avanço nas hipóteses da escrita para aquelas crianças que ainda estão no processo de construção e para aquelas que já produzem textos, possibilita a organização de ideias e o aprimoramento da escrita com coesão e coerência.
O livro “Quer conhecer meu quintal”, de Marco Miranda, que possui apenas gravuras, é a sugestão para este momento:
Esta história, está disponível para impressão em: https://picasaweb.google.com/marcoeclaudia/IlustracoesDoLivroQuerConhecerMeuQuintalDeMarcoMirandaFrancoEditora#5361074959700659986
Para isso, utilize o seu laptop, por meio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].
Imprima uma página do livro para cada aluno. Entretanto, como são apenas dez (10) páginas, estas poderão se repetir. Dessa forma, poderão realizar suas tentativas de escrita.
Para valorizar a produção de texto dos alunos e partilhar o que foi produzido até o momento, a sugestão é colocá-los em roda e solicitar que mostrem e/ou leiam as histórias que produziram. Depois, coletivamente, monte a história final, aproveitando o que eles mais gostaram em cada parte da história.
Depois, solicite que os alunos troquem suas páginas entre si, para que um amigo possa fazer a apreciação. Para isso, organize-os, oportunizando que um aluno que possui mais facilidade esteja com aquele que possua menos facilidade.
Após este trabalho inicial com o tema animais, solicite que investiguem e fotografem: “os animais do meu quintal”.
Os alunos da zona rural poderão relatar os animais da fazenda e os que vivem em apartamentos, poderão relatar o que encontraram na área comum do prédio ou do quintal de algum familiar.
Para isso, solicite que utilizem seus netbooks.
Solicite que criem um pequeno relatório utilizando o KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]
E fotografem utilizando o WxCam:[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
Inicie este momento utilizando a produção de texto dos alunos e socializando-as com os alunos. Solicite que cada aluno leia o seu relatório e possibilite que os demais visualizem as fotos. Para isso, é interessante que estejam em rodinha, para facilitar a escuta e visualização.
Posteriormente, faça novamente uma lista com os animais citados nas tarefas de casa.
Por fim, retome a lista anterior, criando assim um quadro comparativo entre os animais presentes no livro e os animais presentes no nosso quintal.
EXEMPLO
LIVRO: QUE QUINTAL! |
NOSSOS QUINTAIS |
CACHORRO |
JOANINHA |
VACA |
LAGARTO |
PAPAGAIO |
FORMIGA |
GALINHA |
BORBOLETA |
Depois, questione:
- Por que será que não são os mesmos animais?
- O que mais estes quintais têm de diferentes?
- Onde vocês acreditam que fica a casa que possui este quintal?
- Em qual lugar vocês acreditam que é melhor de morar?
-Dentre outros.
Finalize este momento conversando com os alunos que antigamente, nos tempos do vovô e da vovó, as casas possuíam quintais maiores, com mais animais, plantas e lugar para brincar. Agora, quem mora em cidades maiores, com o aumento da população, estes espaços têm diminuído ou quase deixaram de existir.
Depois de explorar esta relação temporal, solicite que entrevistem um familiar para saber como eram os quintais no tempo de sua infância.
Para isso, é necessário que tenham um roteiro de entrevista previamente elaborado. Veja uma sugestão a seguir:
ROTEIRO DE ENTREVISTA:
|
NOME: IDADE: PARENTESCO: QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA, SUA CASA TINHA UM QUINTAL? DE QUE TAMANHO ERA ESTE QUINTAL? LÁ HAVIA BICHOS E PLANTAS? VOCÊ BRINCAVA NO QUINTAL? DE QUE BRINCADEIRAS? VOCÊ POSSUI ALGUMA FOTO DESTE ESPAÇO? COMO VOCÊ ACREDITA QUE AS CASAS DE HOJE DEVERIAM SER, COM OU SEM QUINTAL? |
Para isso, utilize o KRecord: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som] |
Professor, instigue seus alunos a pensarem nos animais já trabalhados de forma que percebam algumas semelhanças e/ou diferenças entre eles, como tamanho, por exemplo. Isto poderá acontecer a partir de questionamentos como:
-Que animais trabalhados vocês conhecem?
-Como são (características) e onde vivem estes animais?
-Como eles se reproduzem?
- Qual o tamanho deles?
- Por que estes animais são importantes para nós?
Após esta sondagem inicial, solicite que, utilizando seus netbooks, com auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet]. Pesquisem na internet, as características e curiosidades sobre os animais citados nas aulas. Para isso, primeiramente, divida os alunos conforme a quantidade de animais e organize qual animal cada aluno ou grupo pesquisará.
Por se tratar de pesquisa, não há possibilidade de prever os sítios a serem utilizados, mas segue algumas sugestões:
http://www.animalguiaweb.com.br/artigos/art_criancas.asp
http://www.brasilescola.com/animais/
http://www.slideshare.net/guest95dd02/animais-e-suas-caractersticas
http://www.slideshare.net/tejinha/trabalho-animais-1
http://escolakids.uol.com.br/utilidades-dos-animais.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o
http://www.slideshare.net/apgoretti/animais-diferenas-e-semelhanas
Professor, para enriquecer seu trabalho, solicite que organizem suas pesquisas e conhecimentos construídos em um quadro síntese, que evidenciará as principais características do animal que o aluno pesquisou.
VEJA UM EXEMPLO:
Animal: Cachorro
QUANTIDADE DE PATAS
4 QUADRÚPEDE |
CLASSE
MAMÍFERO |
CURIOSIDADE ASSIM COMO O SER HUMANO, TAMBÉM É VÍTIMA DE DOENÇAS COMO O RESFRIADO, A DEPRESSÃO E O MAL DE ALZHEIMER, BEM COMO DAS CARACTERÍSTICAS DO ENVELHECIMENTO, COMO PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO, ARTRITE E MUDANÇAS DE HUMOR. |
ALIMENTAÇÃO
ONÍVOROS |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o
Por fim, imprima todas as pesquisas e monte um painel na sala onde possam ser visualizadas.
Professor, é com o auxílio da avaliação que devemos verificar se alcançamos o que nos propusemos. Observe assim, se as atividades instigaram os alunos na busca de novos conhecimentos, possibilitando a construção de conhecimentos relativos ao tema animais. Além disso, se as atividades desenvolvidas foram entendidas em seus múltiplos aspectos e disciplinas e se contribuíram no processo de alfabetização dos alunos.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/01/2014
Cinco estrelasMuito interessante as atividades.Dessa forma as crianças terão uma aprendizagem significativa.
02/05/2013
Cinco estrelasPARABÉNS!
05/10/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa aula, achei bem criativa, pretendo aplicar parte dela em minha turma de 1º ano ens. fundamental, já que minha realidade é um pouco diferente. Abraços!!!
04/10/2011
Quatro estrelasAmei o seu trabalho! parabéns
01/10/2011
Três estrelasACHEI MUITO INTERESANTE E PRODUTIVO ABRAÇOS PROFESSORA CLÓRIS
21/09/2011
Cinco estrelasCantalogo Estou no curso do eproinfo , na pesquisa encontrei sua aula, muito dinamica e interativo Parabéns