14/10/2011
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos, Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Saber o que é uma textura;
Conhecer alguns usos da textura para a produção artística;
Desenvolver a criatividade.
Ter maior conhecimento sobre a própria escola;
Identificar detalhes com maior acuidade.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Recursos do laptop usados nesta aula:
KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
Professor, converse com as crianças para identificar se elas sabem o que é uma textura. Caso saibam, pedir que indiquem objetos, elementos da própria sala de aula que tenham diferentes texturas. Solicitar que os alunos toquem esses elementos e indiquem como percebem as diferentes texturas e que características elas tem. "A textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a pele de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objecto ou superfície "sentimos" se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A Textura é por isso uma sensação visual ou táctil." Fonte: http://ensinarevt.com/conteudos/textura/index.html Abaixo temos algumas imagens de algumas texturas encontradas em paredes e outros elementos, como por exemplo: Fonte: http://www.criarfazergratis.com/textura-em-parede-como-fazer/
Fonte: http://ensinarevt.com/conteudos/textura/index.html
Peça que as crianças peguem uma folha de papel e um lápis (pode ser lápis grafite ou giz de cera colorido) e o laptop. Sair com a turma caminhando pela escola (levando os lápis, papéis e o laptop), identificando diferentes texturas. Cada criança deverá escolher uma das texturas, colocar o papel sobre ela e riscar com o lápis sobre a folha, revelando a textura. Também deverão fazer fotografias com a WxCam do laptop das diferentes texturas. Ao voltar para a sala de aula, os alunos terão uma grande variedade de amostras representando texturas. A técnica de esfregar o lápis sobre o papel para obter uma imagem de um elemento que está embaixo do papel é chamada de frottagge: "FROTTAGE (Frotagem – fricção) – técnica de desenho na qual um papel é colocado sobre qualquer material áspero, como pedaços de madeira ou pedra, e tratado com lápis e crayon até adquirir a qualidade superficial da substância abaixo." (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 200, p. 202).
Organize a turma em grupos de 3 alunos e proponha que realizem uma colagem sobre papel com as amostras coletadas referentes às diferentes texturas. As amostras poderão ser recortadas para formar as colagens. O mesmo grupo deverá fazer uma montagem digital no KolourPaint do laptop com as fotografias tomadas com a WxCam do laptop, copiando e colando as diferentes imagens de textura. Ao final da atividade, os alunos terão uma colagem real (em papel) e uma digital.
Os grupos deverão mostrar para a turma as duas colagens feitas na atividade 3, para que possam ser apreciadas e sejam discutidas suas diferenças, as dificuldades de realização. Também poderá ser comentada a diferente percepção das texturas no meio real (frottagge e colagem em papel e colagem virtual). |
Pesquise informações sobre textura e leia para as crianças.
Textura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Textura
A avaliação em Arte deve ser processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Os alunos serão avaliados quanto aos seguintes pontos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2012
Cinco estrelasMuito criativa. parabens. Vou aproveitar sua ideia em minha aulas. Obrigada por compartilhar.